ENTREVISTAS

Mais ENTREVISTAS

MINIDOC: FOXFINDER — A CAÇA

Um mesmo palco. Uma única peça. Duas visões. A peça “Foxfinder — A Caça”, encenada por Wallyson Mota, ganha este minidocumentário, que explora sua história e o processo criativo que culminou na montagem em cartaz no palco da sala Paschoal Carlos Magno e transmitida aqui, na Cultura em Casa, durante o mês de julho. O…

MINIDOC: ROMEU E JULIETA 80

Cultura em Casa apresenta o minidocumentário “Romeu e Julieta”, com informações extras sobre a peça homônima dirigida por Marcelo Lazzarato. O minidoc mostra entrevistas com o elenco e o diretor sobre as camadas de sentido do clássico de William Shakespeare, imagens do espetáculo, segredos de bastidores e depoimentos sobre a estreia e os anos em…

MINIDOC: COMEÇO DO FIM

Cultura em Casa apresenta o minidocumentário “Começo do Fim” como um convite para explorar os bastidores da peça homônima assinada pela diretora e dramaturga Gabriela Mellão. Toda a equipe técnica é entrevistada sobre o processo criativo, que se mostra tão onírico quanto o que resulta dele.

ZÉ CELSO E O REI DA VELA

A série “Outras Vanguardas” recebe o icônico diretor, ator e dramaturgo Zé Celso. O gigante do teatro brasileiro faz um testemunho precioso sobre sua vida e obra, a Semana de Arte Moderna de 1922 e a cultura brasileira atual. Um dos principais representantes do antropofagismo brasileiro e fundador do Teatro Oficina, Zé Celso traz ao…

MODERNIDADE NEGRA E O MODERNISMO REACIONÁRIO PARA ALÉM DE 1822

A Agenda Tarsila abre espaço para que um diálogo sobre temporalidade histórica possa acontecer. Nessa entrevista, discute-se a necessidade de questionar a narrativa das elites culturais, direcionando o olhar para cantos não percebidos da tela épica da nacionalidade e formulando hipóteses sobre autores favelados, encarcerados ou ditos “loucos”,  aprisionados em hospícios, tais como Bispo do…

FALÁCIAS E INVISIBILIDADES DA TAL MODERNIDADE

Joice Jane, da N’KINPA — Núcleo de Culturas Negras e Periféricas, propõe uma conversa disruptiva sobre o projeto de nação desse território que ensinam a chamar de Brasil. A pergunta “Quem vai reparar as dores e recolher os cacos?”, a partir de olhares e questionamentos da afroperspectividade, contrapõe o renovar e reatualizar das violências do…

ALY POR “NÓIS”: CARREIRA E NOVOS PROJETOS

Neste episódio do Podcast Cine Passeio, os mediadores conversam com o cineasta Aly Muritiba sobre o processo de produção do seu mais recente filme, “Nóis por Nóis”, desde a imersão que a equipe fez em comunidades periféricas, com projetos sociais e oficinas de atuação com moradores, até a finalização do longa, buscando um retrato fiel…

100 ANOS DA SEMANA DE ARTE DE 1922 OU FILOSOFIA EM TEMPO DE PANDEMIA

Donny Correia, crítico de arte, poeta e cineasta, fala sobre o contexto mundial em que surgiu a arte moderna e como isso afetou (ou não) os modernistas brasileiros. Donny se vale também de alguns aportes da estética e da fenomenologia para correlacionar esses eventos ao atual cenário pandêmico.

ELE

Dois “eles”, um cisgênero e um transgênero, casados na vida real, se colocam num palco para juntos realizarem algumas ações e jogos performáticos. Oliver Olivia e Lucas Miyazaki conversam sobre seus processos criativos e o que os levou a criar “Ele”. O Festival Mix Brasil é o mais importante e celebrado evento de cultura dedicado…

O QUE RESTA?

Dois ex-amantes se reencontram num apartamento, após dois anos de pandemia. Nesta entrevista, Thiago Vilanova, Edson Thiago Rossi e Julie Leite compartilham todo o processo criativo da peça e tecem paralelos entre o enredo e suas vidas pessoais. O Festival Mix Brasil é o mais importante e celebrado evento de cultura dedicado à diversidade da…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content