SABER

Mais SABER

O TEATRO ONLINE

Neste bate-papo, os atores Lavínia Pannunzio, Iuri Saraiva, Fábio Enriquez e Nina Dutra falam sobre as possibilidades do teatro no universo online, sua importância nos tempos atuais, seu alcance, seus desafios, entre muitos outros tópicos, em uma conversa descontraída e elucidativa. Afinal, teatro online ainda é teatro? Qual o futuro desse gênero artístico no mundo…

PRODUÇÃO CULTURAL COM FOCO NO PLANEJAMENTO

Intensivão Cultura em Casa recebe a produtora cultural Lu Gualda. Nesta palestra, Lu fala sobre planejamento de produção cultural e aborda pontos fundamentais para desenvolver um plano de ação consistente. Tema inerente ao fazer artístico, a produção cultural é, na maioria das vezes, uma atividade de produção relacionada a entraves burocráticos e inscrição de projetos….

DANIEL DAY LEWIS E ALGUNS ASPECTOS DE INTERPRETAÇÃO

Marco Antonio Reis, ator, produtor cultural, diretor e professor de teatro, fala sobre o ator Daniel Day Lewis, vencedor de três prêmios Oscar, e sobre alguns aspectos técnicos e históricos de atuação e métodos de interpretação.

CENOGRAFIA TEATRAL EM ESPETÁCULOS PARA CRIANÇAS E JOVENS

Marisa Bentivegna,  cenógrafa, iluminadora e vencedora do Prêmio Shell por obras como “O Jardim” e “Os 3 Mundos”, fala sobre criação cenográfica teatral de espetáculos infantojuvenis na atualidade. Tendo como base trabalhos realizados em parceria com a Banda Mirim, Marisa explica os processos criativos, a cadeia produtiva e a execução desses projetos, ilustrados com vídeos…

REPRESENTAÇÃO E REPRESENTATIVIDADE PARA ALÉM DA TELINHA, COM FABIANA KARLA

Conhecida do grande público pela sua atuação na televisão, a atriz e humorista Fabiana Karla também trabalha com literatura e já lançou dois livros: “Gordelícia” e “O Rapto do Galo”, este último voltado ao público infantil. Em entrevista mediada pelo jornalista Harlen Félix, a atriz reflete sobre questões pertinentes da atualidade, entre elas o aspecto…

DO TEATRO AO CINEMA — A QUEBRA DA QUARTA PAREDE

Marco Antonio Reis, ator, produtor cultural, diretor e professor de teatro, fala sobre a quebra da quarta parede no cinema e no teatro. Cada vez mais popularizada e consolidada em produções recentes, a quebra da “quarta parede” é o rompimento da barreira invisível que separa a realidade do espectador e o universo ficcional da personagem. 

ARTE JUCÁ

Em atuação há 20 anos, a Arte Jucá é a principal instituição de criação, produção e difusão cultural do Sertão dos Inhamuns. Entre suas principais ações, estão o Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas e a Escola Livre de Teatro dos Inhamuns — ELTI. Como grupo cênico, traz no currículo 13 espetáculos, além de passagens…

NELSON RODRIGUES, HOMEM E ANIMAL CORDIAL

Marco Antonio Reis, ator, produtor cultural, diretor e professor de teatro, compara obras de Nelson Rodrigues com o filme “O Animal Cordial”, suspense de Gabriela Amaral Almeida.

QUEM FOI AUGUSTO BOAL?

Marco Antonio Reis, ator, produtor cultural, diretor e professor de teatro, fala um pouco sobre Augusto Boal, diretor, dramaturgo e ensaísta carioca. Boal é um dos dramaturgos que mais contribuiu para a criação de um teatro genuinamente brasileiro e latino-americano. Desde o início de sua carreira, no Teatro de Arena, até a criação do Teatro…

O TEATRO MUSICAL E SUAS FACES

O teatro musical é um gênero teatral que emprega três modalidades de arte: teatro, música e dança. Esse formato, que surge do vaudeville, vem se tornando um dos gêneros mais apreciados tanto pelos profissionais da arte no Brasil quanto pelo público. O Ator Marcos Lanza fala sobre o crescimento da “Broadway brasileira”, sobre seus bastidores,…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content