TEATRO

Mais TEATRO

A IDA AO TEATRO, COM CIA. MELISSA E PAULO TEATRO

SONHOS PARA VESTIR

Aquilo que cabe na boca cabe num dia? Neste curto espaço de tempo em que estamos, quais são os sonhos para fazer? Partindo dessas perguntas, “Sonhos para Vestir”, com direção de Vera Holtz, texto e atuação de Sara Antunes, propõe uma reflexão poética e lúdica sobre as palavras. A peça transcorre no tempo do devaneio,…

TRAGA-ME A CABEÇA DE LIMA BARRETO

Festival Cultura em Casa apresenta a peça “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”. Escrito por Luiz Marfuz, o monólogo celebra os 140 anos de nascimento do jornalista e escritor carioca que intitula a peça. A obra discute o racismo e a eugenia, uma série de crenças e práticas cujo objetivo é manipular a composição genética…

MEMÓRIA & ATIVISMO — A HISTÓRIA DO TEATRO NEGRO BRASILEIRO

Intensivão Cultura em Casa recebe o multiartista Sidney Santiago Kuanza, que revê a história do teatro negro brasileiro por meio de seus protagonistas. Kuanza parte de leituras de dramaturgias, pesquisa fotográfica, relatos históricos, depoimentos e trechos de material audiovisual, repassando a história da negritude no palco e abordando a influência de Benjamim de Oliveira, de…

MODERNIDADE NEGRA E O MODERNISMO REACIONÁRIO PARA ALÉM DE 1822

A Agenda Tarsila abre espaço para que um diálogo sobre temporalidade histórica possa acontecer. Nessa entrevista, discute-se a necessidade de questionar a narrativa das elites culturais, direcionando o olhar para cantos não percebidos da tela épica da nacionalidade e formulando hipóteses sobre autores favelados, encarcerados ou ditos “loucos”,  aprisionados em hospícios, tais como Bispo do…

PROJETO AMBIENTE (ANTI-RACISTA)

Festival Cultura em Casa apresenta mais uma edição do Projeto Ambiente. Em homenagem à cultura e ao protagonismo negro, o projeto traz Apavoramento Sound System, Bell Puã, Jam da Silva, Johayne, Josi de Paula, Kaya, Leo Lichote, Marcus Galiña, Maurício Gonçalves, Murilo Grossi, Nati da Poesia, Robert Luz, Rodrigo Penna, Sany Pitbull, Thais Ayomide, Waslaine…

A ATRIZ E O CENÓGRAFO

Intensivão Cultura em Casa recebe Luiz Henrique Sá, cenógrafo e diretor da Escola de Teatro Unirio. Braço direito e principal colaborador de Hélio Eichbauer, Luiz Henrique Sá conversa com a atriz Maria Padilha sobre as cenografias provocadoras do icônico cenógrafo brasileiro Hélio Eichbauer, sob o ponto de vista de quem ocupa o palco.

VAMOS FAZER PASTEL?

A arte-educadora Márcia Strazzacappa, a pianista da SPCD Rose Pavanelli e os bailarinos Artemis Bastos, Beatriz Paulino, Matheus Queiroz e Yoshi Suzuki se unem à Palhaça Clotilde para fazer uma deliciosa — e muito movimentada — receita imaginária de pastel. Realizada pela São Paulo Companhia de Dança, com apoio do Itaú Cultural, a websérie “Brincar…

VENGANZA: COME HOMEM?

“Vengaza: Come Homem?” é um experimento construído a partir de relatos pessoais de abusos sexuais vividos pelas próprias integrantes da Coletiva Verborrágika, que denuncia a cultura do estupro estruturada pela sociedade cis-heteropatriarcal. O compartilhamento desses abusos desloca o desejo de vingança para um processo de criação cênica com a House Of Besher. O Festival Mix…

SOBREVIDA

Ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, a personagem conduz o público por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões, mostrando como sua condição, que até então era uma sentença de morte, se transforma em uma forma de…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content