Povos Originários

Mais Povos Originários

BRISA FLOW E BANDA | Aniversário Cultura em Casa

Live – 21h30 – 19/04/2021 – Amigos da Arte #CulturaEmCasa apresenta Brisa Flow, cantora, musicista, compositora, poeta, performer, produtora musical, ativista e um dos principais expoentes do futurismo indígena no Brasil. A multiartista mineira, que tem ascendência chilena e indígena, conta sobre os porquês de ser “Selvagem Como o Vento”, título de seu segundo disco,…

SIDARTA: EM BUSCA SI, NESSE MUNDO DE NÓS

28min – 19h – 19/04/2021 – Amigos da Arte Direção: Heloisa LyraElenco: Eduardo Rios, Lucas dos Prazeres, Zahy Guajajara Dirigido por Heloisa Lyra, com dramaturgia de Eduardo Rios, e livremente inspirado na obra do autor alemão Hermann Hesse, o vídeo-experimento “Sidarta: Em Busca de Si, Nesse Mundo de Nós” revela passagens do/da jovem que procura…

COMIDA TÍPICA INDÍGENA | Semana do Índio

5min – 18/04/2021 – Amigos da Arte Elizeu ensina o passo a passo de um peixe assado acompanhado de mandioca, alimento tradicional dos guarani-nhandewa.

APRESENTAÇÃO CULTURAL DA ALDEIA KOPENOTI | Semana do Índio

5min – 13/04/2021 – Amigos da Arte O som, a dança e a união dos indígenas da aldeia Kopenoti são importantes para a transmissão do saber e o fortalecimento de sua cultura. Neste vídeo, eles realizam uma apresentação de dança e canto guarani.

ORAÇÃO GUARANI | Semana do Índio

Live – 10h – 14/04/2021 – Amigos da Arte A enorme força espiritual dos guarani se manifesta de diversas maneiras. Renan e João Vitor demonstram como realizar a oração do “Pai Nosso” na língua guarani.

DESMISTIFICANDO O DIA DO ÍNDIO | Semana do Índio

3min – 12/04/2021 – Amigos da Arte Para comemorar o Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o guarani-nhandewa Tiago Oliveira faz um depoimento sobre o olhar, a vivência e a história indígena.

DANÇA E C NTICO KAINGANG | Semana do Índio

3min – 13/08/2020 – Museu Índia Vanuíre – ACAM  Susilene Melo, da Terra Indígena Vanuíre, realiza uma oficina de dança e cântico Kaingang. “Kaingang” significa “povo da floresta”. Este nome tem tudo a ver com a forma de pensar e agir dessa etnia. Para o Kaingang, a natureza é fonte de alimento, de saúde e…

ZAHY — UMA FÁBULA DO MARACANÃ

5min – 2012 – Duas Mariolas Filmes – Sharjah Int. Art Biennal Direção e roteiro: Felipe Bragança e Zahy Guajajara Elenco: Zahy Guajajara e João Nicolau Zahy, uma jovem líder indígena de 23 anos, enfrenta um “gigante de concreto” que cerca sua aldeia, no coração do Rio de Janeiro.

VIDEOPERFORMANCE AKIU’È (R-EXISTO)

14min – 09/04/2020 – Produção Independente Direção: Mariana Villas-Bôas Texto: Zahy Guajajara e Mariana Villas-Bôas Artista: Zahy Guajajara Este projeto nasce da necessidade de manifestar o massacre da cultura indígena. A narrativa emerge da terra, representando o nascimento de um ser genuíno, em simbiose com a natureza, que passará por um processo de busca de…

O TUPI QUE VOCÊ FALA

tupi, língua tupi, origens, cultura, educação, povos indígenas, índios,

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.