MUSEUS

Mais MUSEUS

ARTES DO COTIDIANO

Cultura em Casa apresenta “Artes do Cotidiano”. Rodrigo Queiroz conversa com Amanda Reis, Joana Mello e Paulo Garcez sobre as intersecções entre arquitetura, artes gráficas e Art Nouveau com o projeto moderno brasileiro. O debate trata ainda dos discursos nacionalistas que emergiram durante o modernismo e os desdobramentos políticos e ideológicos decorrentes daqueles discursos. Esta…

FUTURO E PASSADO: LEGADOS PARA O PATRIMÔNIO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Futuro e Passado: Legados para o Patrimônio”. Neste debate, o tema do patrimônio é tratado a partir das vivências de Mário de Andrade na música e das coleções de arte negra, além da “descoberta”, por um grupo de modernistas, da obra de Aleijadinho. 

POLÍTICAS DO MODERNISMO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Políticas do Modernismo”. Neste encontro, Raul Antelo, Carlos Sandroni, Leandro Pereira Gonçalves e Tadeu Chiarelli debatem sobre as interseções entre cultura e política nas primeiras décadas do século XX.

DEPOIMENTO DE TIAGO DE OLIVEIRA NHANDEWA

Cultura em Casa, em parceria com o Museu Índia Vanuíre, apresenta o depoimento de Tiago de Oliveira Nhandewa. Indígena da etnia Guarani-Nhandewa da aldeia T. I. Araribá, Tiago traz sua visão sobre o artista José Lanzellotti que, por meio do desenho, representou diversas culturas no século XX.

NÃO OLHE PRA CIMA

Cultura em Casa, em parceria com Museu da Imagem e do Som, apresenta o debate sobre o filme “Não Olhe pra Cima”. O curador do projeto Cine Ciência, José Luiz Goldfarb, conversa com a socióloga Laura Trachtenberg Hauser, a física espacial Ale Pacini e a escritora Natalia Pasternak sobre o papel dos cientistas, da imprensa…

OUTRAS CENTRALIDADES

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Outras Centralidades”. A curadora Fernanda Pitta conversa com os convidados sobre a necessidade de reparação histórica na comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Divino Sobral, Gênese Andrade, Marcelo Campos e Paula Ramos falam do Nordeste e sua vitalidade cultural,…

A EXPERIÊNCIA POÉTICA DE RAUL BOPP

A Academia Paulista de Letras apresenta a palestra “A Experiência Poética de Raul Bopp”, que integra a série “Estudos Atuais”. O poeta, professor e editor Augusto Massi fala sobre o poeta modernista Raul Bopp, autor de “Cobra Norato”, considerada a obra mais importante do Movimento Antropófago. A experiência deRaul Bopp está no centro da antropofagia…

A ORIGEM DOS MUSEUS

Cultura em Casa, em parceria com o Museu do Café, apresenta “A Origem dos Museus”. Este curta de animação stop-motion busca, na mitologia grega, a história que explica a origem dos museus. Tudo começou com Zeus e sua necessidade de manter viva, na memória de todos, sua vitória sobre os Titãs. Os pormenores da lenda…

ARTES INDÍGENAS: APROPRIAÇÃO E APAGAMENTO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Artes Indígenas: Apropriação e Apagamento”. A curadora Fernanda Pitt media o debate sobre produção artística indígena e conversa com Denilson Baniwa, Lúcia Sá, Patrícia Bueno Godoy e Magda Pucci sobre colonialismo, antropofagia, domínio e apropriação cultural. A interpretação em Libras fica a cargo…

ÍCONES DA MODERNIDADE: O RÁDIO BRASILEIRO DAS DÉCADAS DE 1920 e 1930

A Academia Paulista de Letras apresenta palestra com a historiadora Lia Calabre, que focaliza as grandes e rápidas transformações tecnológicas que marcaram o século XX, entre elas o surgimento da radiodifusão. O rádio, utilizado durante os conflitos como uma arma, iria servir a outras finalidades com o fim da Grande Guerra. No Brasil, as primeiras…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content