CONTAÇÕES

Mais CONTAÇÕES

POESIA: EMBRIAGAI-VOS

A Virada SP Online de Ubatuba apresenta Luiz Ramalho, em uma interpretação livre da poesia “Embriagai-vos”, de Charles Baudelaire. Ator, artista circense e produtor cultural desde 1984, Luiz desenvolve muitos projetos aliados à causa indígena, como o “Circuito dos Pajés”, “Vozes da Floresta” e variados eventos em múltiplos espaços, a fim de divulgar a cultura…

MANO, A NOITE ESTÁ VELHA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de trechos de “Mano, a Noite Está Velha”, obra do escritor paranaense Wilson Bueno. Publicado apenas após a morte do autor, o texto parece fazer um acerto de contas com todos e com tudo. De tonalidade autobiográfica, o narrador parece conversar com seu irmão morto. Memórias de…

OS CALÇÕES VERDES DO BRUNO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Os Calções Verdes do Bruno”. O conto integra o livro “Os da Minha Rua”, do poeta angolano Ondjaki. O escritor mostra, com delicadeza, como um novo amor que ainda não se sabe correspondido ou negado pode inspirar um aluno de uma escola em Luanda a muito…

“OS INVISÍVEIS” E “O DICIONÁRIO”

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Os Invisíveis” e “O Dicionário”, extraídos do livro “Histórias da Preta”, de Heloisa Pires Lima, escritora, graduada em Psicologia e Doutora em Antropologia Social. Em “Os Invisíveis”, Heloísa questiona o papel a que os negros estão confinados nas narrativas dominantes. Já em “O Dicionário”, a autora…

O CACTO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “O Cacto”, de Manuel Bandeira, poeta recifense que ajudou a pensar e concretizar o modernismo brasileiro. Nesta obra, Bandeira iguala a vegetação intrinsecamente brasileira a imponentes figuras gregas, para reimaginar o impacto de um acontecimento passível de desinteresse. O mediador de leitura Leandro Toporowicz apresenta este…

PATROA, ALEMÃO E MULHER MARAVILHA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Patroa, Alemão e Mulher Maravilha”. Parte da obra “Quando me Descobri Negra”, da escritora, professora, jornalista e militante feminista Bianca Santana, estes pequenos textos descrevem as facetas do racismo no Brasil. A mediadora de leitura Ana Vaz se apoia nas palavras de Bianca e provoca os…

O COLAR DE DIAMANTES

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura do conto “O Colar de Diamantes”, de Guy de Maupassant, com a mediação da leitura feita por Ali Freyer. Este autor é um importante nome da literatura mundial. Nascido da França do século XIX, Guy Maupassant, deixou extensa obra incluindo romances, peças de teatro e os mais…

CONTOS E LENDAS DA EUROPA MEDIEVAL

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “Contos e Lendas da Europa Medieval”. A mediadora Alana Albinati escolhe um conto de fantasia para nos fazer viajar para outros mundos e outros tempos. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

AH, SE A GENTE NÃO PRECISASSE DORMIR

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “Ah, se a Gente não Precisasse Dormir”, de Keith Haring, artista norte-americano conhecido pelos seus desenhos, que combinavam grafite com pop art. Neste vídeo, apresentamos um resumo da biografia desse ícone dos anos 1980 e algumas obras presentes no livro, que contam com a interpretação de…

JOÃO BOBO

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “João Bobo”. Uma história sem autoria definida, passada de geração em geração, ela é aqui adaptada por Ana Maria Machado, que a compila com outras nove para compor o livro “Obras à Brasileira — Volume 1”. A versão de Ana Maria Machado é lida pela mediadora…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content