> LITERATURA > LEITURAS

Mais > LITERATURA > LEITURAS

HISTÓRIAS DO GRIÔ DA MONTANHA

A Virada SP Online de São Bento do Sapucaí apresenta Histórias do Griô da Montanha. Com participação de Vanderléia Barbosa, que encarna a figura de Griô (indivíduo que, numa comunidade, detém a memória do grupo e difunde suas tradições), histórias são repassadas com a bênção e em honra dos ancestrais.

O BOM DIABO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM TIA NASTÁCIA

A Virada SP Online de São Bento do Sapucaí apresenta Vanderléia Barbosa, gestora cultural de São Bento do Sapucaí. Vanderléia apresenta um pouco de sua trajetória como contadora de histórias e gestora. Em seguida, Tia Nastácia e Narizinho saltam das páginas de Monteiro Lobato e, acompanhados de voz e violão, contam suas histórias para os…

RAÍZES DA MINHA TERRA, COM BANDA LIRA ITAPIRENSE

A Virada SP Online apresenta “Raízes da Minha Terra”. Emília e Visconde de Sabugosa embarcam nas páginas de um livro histórico de uma cidadezinha do interior de São Paulo, Itapira, e se aventuram em uma jornada que revela as raízes dessa terra, desde as lendas mais tradicionais contadas pelos tataravós da região até as danças…

SOLIDÃO NO FUNDO DA AGULHA

O Festival Cultura em Casa apresenta “Solidão no Fundo da Agulha”, um espetáculo literomusical, em que somos convidados a uma viagem pelas memórias de um grande escritor, Ignácio de Loyola Brandão. Temas marcantes como “Valsinha”, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes, “Patricia”, de Dámaso Pérez Prado, e muitos outros ganham nova roupagem ao vivo….

PATROA, ALEMÃO E MULHER-MARAVILHA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura da história “Patroa, Alemão e Mulher-Maravilha”, do livro “Quando me Descobri Negra”, de Bianca Santana. Além de escritora, Bianca é jornalista, professora e militante feminista. “Quando me Descobri Negra”, seu primeiro livro de literatura, é dividido em três partes: “Do que Vivi”, “Do que Ouvi” e “Do que Pari”. O…

O LIVRO DE RECEITAS DE DONA BENTA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de “O Livro de Receitas de Dona Benta”, parte da obra “Sobre-Viventes!”, de Cidinha da Silva. Com perspicácia e lucidez, Cidinha coloca o dedo na ferida e aponta o racismo. 

NÃO VOU MAIS LAVAR OS PRATOS

A mediadora Tatiane Phauloz fala um pouco sobre a artista Cristiane Sobral e lê uma de suas poesias mais famosas: “Não Vou Mais Lavar os Pratos”. 

OS INVISÍVEIS E O DICIONÁRIO

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de “Os Invisíveis e o Dicionário, parte do livro “Histórias da Preta”, escrito por Heloisa Pires de Lima. As histórias da Preta contam sobre um povo que veio para o Brasil à força. Homens, mulheres e crianças foram arrancados de suas terras e tiveram que trabalhar como escravos. Perderam toda…

O KÃWÉRA

“O Kãwéra” é um dos contos de assombração que integra a obra “Murũgawa: Mitos, Contos e Fábulas do Povo Maraguá”, do escritor indígena amazonense Yaguarê Yamã. No vídeo, o mediador Thiago, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura do conto em mais um capítulo da série “Literatura Contada”, realizada pela Fundação Cultural de…

O PROTETOR DAS ÁRVORES

“O Protetor das Árvores: a Origem da Lenda do Pai do Mato” é uma das narrativas que fazem parte da obra “A Árvore de Carne e Outros Contos”, dos escritores Lia Minapoty e Yaguarê Yamã, indígenas do povo maraguá. O mediador Thiago Correa, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura da história em…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content