> CULTURA POPULAR

Mais > CULTURA POPULAR

CIA. DE REIS UNIDOS DE SERRANA

A Virada SP Online de Serrana apresenta a Cia. de Reis Unidos de Serrana. A Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por…

O CUSCUZ NO PANO DE PRATO E OUTRAS HISTÓRIAS

Panorama #CulturaSP apresenta “O Cuscuz no Pano de Prato — Quase Cordel! Quase Cuscuz!”.  Edu Brisa, seguindo a receita de Maria Madalena, sua mãe, ensina o passo a passo de como fazer cuscuz em um pano de prato. Entre versos de cordel e em meio à montagem do prato — primeiro os secos, depois os…

SHIBORI E A MAGIA DO IMPREVISÍVEL

Panorama #CulturaSP exibe “Shibori e a Magia do Imprevisível”, uma oficina de criação estética a partir da “shibori”, técnica japonesa de tingimento em tecidos, também conhecida como “tie-dye” ou “batik”. Melissa Nascimento, atriz e figurinista, ensina, com estilo e simplicidade, a variação “irashi shibori”, tingimento por amarração do pano, e “itajime shibori”, tingimento por dobramento…

CONGADA SÃO BENEDITO

A Virada SP Online de São Bento do Sapucaí apresenta a Congada São Benedito. Silvana Braga da Silva conta um pouco sobre a Congada e a história de sua avó, Dona Luzia, que aprendeu o festejo com seus avós escravizados e o implementou em São Bento do Sapucaí. A Congada de São Benedito traz nas…

ARTE NO QUILOMBO — VISITA GUIADA

A Virada SP Online de São Bento do Sapucaí apresenta uma visita guiada ao espaço Arte no Quilombo. Fundado em 2004, o Arte No Quilombo começou com a doação de um terreno à prefeitura de São Bento do Sapucaí, na condição de que o espaço fosse preparado para receber e abrigar os artesãos da cidade….

BLOCO ZÉ PEREIRA

A Virada SP Online de São Bento do Sapucaí apresenta os bonecões do centenário Bloco Zé Pereira. O bloco é a maior manifestação cultural do município e, todos os anos, contagia multidões de crianças e adultos pelas da cidade ao longo dos 30 dias de cortejo que antecedem o Carnaval. Agora, os bonecos Zé Pereira,…

FOLIA DE SANTOS REIS, COM GRUPO FOLIA DE REIS LUZ DE BELÉM

A Virada SP Online de São Bento do Sapucaí apresenta Folia de Santos Reis, com o Grupo Folia de Reis Luz de Belém. Fábio Miguel, organizador do Luz de Belém, explica a origem dessa manifestação, sua história e chegada ao Brasil. Em seguida, a Folia de Santos se apresenta, com muita música, canto e dança.

DIA 3

Como parte da 26ª Festa do Imigrante, 17 números artísticos acontecem no jardim do Museu da Imigração, representando países como Rússia, Líbano, China, Paraguai, Grécia, Lituânia e Togo. Os grupos de hoje são Grupo La Bella Italia, Maobé, Grupo Sawalef, ISBÁ — Folclore da Bielorússia, Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo, Grupo Folclórico de…

PIRAPORA DO BOM JESUS E SANTANA DE PARNAÍBA

Neste episódio, conhecemos um pouco sobre os municípios de Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba pelo virados de frango de Diego Filipe de Oliveira e de Paulina Machado Barletta, pelas peças de cerâmica de Mickael da Luz Silva, pelo samba do bumbo e samba do Cururuquara de João Mário Machado e pelo “Grito…

DIA 2

Como parte da 26ª Festa do Imigrante, 15 números artísticos acontecem no jardim do Museu da Imigração, representando Escócia, Hungria, Bolívia, Coreia do Sul, entre outros países. Os grupos de hoje são Ballet Folclórico Boliviano, Arab Productions — CANJA, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Tanzfreunde, Pedilea Grupo de Danças Folclóricas Gregas, Grupo Hellas de Danças…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content