> CULTURA POPULAR

Mais > CULTURA POPULAR

PALANQUE: TRÊS DÉCADAS DA CONSTITUIÇÃO CIDADÃ

Encerrando o podcast, o último episódio traz a participação especial de Yussef Daibert Salomão de Campos, um dos coautores do livro “Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil”, e do apresentador do podcast, Ailton Krenak, ambientalista, escritor, pensador, jornalista e líder indígena. Na conversa, os convidados analisam o conceito de patrimônio sob uma perspectiva decolonial…

ENTRE AUSÊNCIAS NOTÁVEIS E NARRATIVAS

Neste episódio, as autoras Lucieni de Menezes Simão e Cláudia Feierabend Baeta Leal analisam as ausências notáveis na proteção do patrimônio e proteção dos direitos dos detentores do patrimônio imaterial, trazendo informações sobre os primeiros processos de registro, a atuação e as limitações de órgãos públicos como o IPHAN na preservação do patrimônio cultural imaterial.

COMO SER MAIS INCLUSIVO E MENOS CAPACITISTA

Intensivão Cultura em Casa recebe Carol Pacheco para uma importante conversa sobre os nossos hábitos, ajudando a identificar comportamentos respeitosos e desrespeitosos ao interagirmos com pessoas com deficiência. Carol fala sobre os mitos acerca dessas pessoas, explica o que é capacitismo e dá dicas de boas práticas no dia a dia (online e presencial) para…

OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS COMO CURA, LIBERDADE, REPARAÇÃO E MEMÓRIA

Neste episódio, a Doutora em Antropologia Elaine Müller e o advogado criminalista Renan Daniel Trindade dos Santos analisam conhecimentos tradicionais como cura, liberdade, reparação e memória. A conversa suscita reflexões sobre temas como colonialismo jurídico e colonialidade do saber, abordando como a criminalização das manifestações culturais tradicionais dos grupos influem sobre a construção de políticas…

PATRIMÔNIO E DIREITOS INTELECTUAIS SOB O OLHAR DA INTACTA RETINA: A QUEM SE DESTINA?

Neste episódio, o antropólogo Henrique Gonçalves Entratice e o Doutor em Direito e professor Rodrigo Vieira Costa falam sobre o processo de registro e patrimonialização nos chamados “livros de registro”. Os especialistas esclarecem sobre este mecanismo de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, que garante a participação comunitária na identificação, no reconhecimento e na valorização de…

VISIBILIDADE BISSEXUAL

Diante das narrativas em torno das construções e afirmações históricas da bissexualidade, Dani Vas, do Portal Bi-sides, e Maria Leão propõem uma reflexão sobre a ruptura das lógicas monossexuais e ressaltam as referências e a visibilidade da bissexualidade, seu orgulho e suas particularidades. 

JOGO DE MÁSCARAS

Intensivão Cultura em Casa recebe a artesã Lia Menezes, autora do projeto “Jogo de Máscaras”. Lia trabalha há 20 anos com resgate da memória masqueira pernambucana e de seus mestres na transmissão de saber, difusão e fruição artística. Oriunda da Europa, a máscara está presente também nos rituais e cerimônias da cultura africana e indígena…

PATRIMÔNIOS ALÉM DO DECRETO 3.551: O LUGAR OCUPADO PELO LEGISLATIVO

Neste episódio, o advogado Allan Carlos Moreira Magalhães e o consultor legislativo José Ricardo Oriá Fernandes falam sobre o decreto 3.551 e suas repercussões na política nacional de cultura. Os especialistas falam ainda sobre a atuação de diversos entes da federação na adoção de medidas administrativas e como elas impactam na proteção do patrimônio cultural,…

A ARTE-EDUCAÇÃO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Intensivão Cultura em Casa recebe Peterson Xavier do Nascimento, do Catavento Cultural. Peterson fala sobre como a problemática da infância e da adolescência deve ser tratada com específica importância no contexto atual pandêmico, que torna ainda mais evidente nosso histórico de exclusão, desigualdade e violência. Partindo de sua própria experiência nas periferias de São Paulo,…

PROJETOS CULTURAIS E OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Intensivão Cultura em Casa recebe Jenifer Botossi, Mestranda em Desenvolvimento Regional, Bacharel em Gestão de Políticas Públicas e especialista em Administração de Empresas. O ano de 2021 foi declarado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) como o ano internacional da economia criativa para o desenvolvimento sustentável. Nesta palestra, Jenifer fala sobre…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content