CINEMA

Mais CINEMA

RUBINATA

Panorama #CulturaSP apresenta “Rubinata”. A animação curta-metragem faz uma homenagem poética a João Rubinato, mais conhecido por todos como Adoniran Barbosa. O compositor, letrista, poeta e cantor, que nasceu em Valinhos, em 6 de agosto de 1910, e faleceu em 23 de novembro 1982, tem em seu trabalho uma das maiores expressões da cultura paulistana….

O ESTRANHO MUNDO DE ZÉ DO CAIXÃO, COM JOSÉ AGUIAR

O autor, roteirista e ilustrador José Aguiar é o convidado desta semana para o Podcast Cine Passeio. José fala sobre histórias em quadrinho, sobre o gênero terror e sua função de regulação social e, claro, sobre o cineasta José Mojica Marins, popularmente conhecido como Zé do Caixão.

FÁBULAS REAIS

Panorama #CulturaSP apresenta “Fábulas Reais”, um documentário poético. Esta obra inspira-se no universo e na estrutura dos contos de fada clássicos para revelar a magia e o encanto da vida de personagens reais, de carne e osso. Entre narrativa, filmagem e linguagem de cordel, histórias de mulheres agentes de suas próprias vidas recebem intervenção de…

A VIDA DO ROTEIRISTA É UMA COMÉDIA, COM LUSA SILVESTRE

Neste episódio do Podcast Cine Passeio, o bate-papo é com o publicitário e roteirista Lusa Silvestre. Lusa comenta sobre seus projetos e fala da rotina de trabalho de um roteirista. Conhecido por ter participado da produção do roteiro de “Estômago”, “E aí.. Comeu?” e “Mundo Cão”, o escritor é hoje considerado um dos mais aclamados…

AMOR POST MORTEM

Panorama #CulturaSP apresenta “Amor Post Mortem”. Tem o amor data de validade? Ele segue o corpo que jaz ou se perpetua na memória dos vivos? Este documentário curta-metragem sugere uma resposta de imensa delicadeza a essas perguntas ao entrevistar duas viúvas cubanas e ao registrar suas histórias. Em ambos os testemunhos, percebemos a certeza do…

LINGUAGEM AUDIOVISUAL E DECUPAGEM

O Observatório Iecine exibe o episódio “Linguagem Audiovisual e Decupagem”. Este episódio conta com a participação do cineasta Emiliano Cunha, que fala sobre as primeiras salas de cinema, os irmãos Lumière, Alice Guy-Blaché e Georges Méliès, pioneiros da sétima arte, além do processo audiovisual de decupagem, que consiste em dividir uma cena em planos. Emiliano…

PREZÊNITE

Panorama #CulturaSP apresenta “Prezênite”. O curta-metragem, uma videoarte étnica de Jeff Teles, intercala fotografias com vídeo para conduzir o espectador a uma viagem pelo tempo do agora. Ecoando a estética dos documentários experimentais “Koyaanisqatsi” “Powaqqatsi” e “Naqoyqatsi”, do diretor e produtor Godfrey Reggio, com trilha de Phillip Glass, “Prezênite” é um lapso, um rabisco, o…

CURTINDO OS CURTAS CURITIBANOS

Neste episódio do Podcast Cine Passeio, os convidados falam sobre a Mostra Curta Curitiba. O evento exibe uma incrível seleção de curtas curitibanos recentes, produzidos por jovens cineastas. Todo o conteúdo da mostra pode ser visto gratuitamente no site do Cine Passeio. A mostra objetiva apoiar e promover o cinema local e conta com curadoria…

BISTRÔ

Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem “Bistrô”. Em uma sala de jantar de paredes com tijolos à mostra, um homem vestido de preto liga a vitrola e serve dois pratos enquanto uma música inebriante preenche o ambiente e completa a atmosfera já saturada. Sentado à mesa, um outro homem encara o anfitrião. Enquanto um come e…

A FORÇA DAS MULHERES, COM FABÍULA NASCIMENTO

A atriz curitibana Fabíula Nascimento participa do décimo episódio do  Podcast Passeio. Na conversa, Fabíula relembra os trabalhos de sua carreira, entre eles o excepcional filme “Estômago”, a força das personagens que já interpretou e comenta também a importância das artes na e para as mudanças sociais.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content