CINEMA

Mais CINEMA

ITÃO KUE-GÜ — AS HIPER-MULHERES

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Itão Kue-gü — As Hiper-Mulheres”. Temendo a morte da esposa idosa, um senhor pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. Trinta anos passados desde sua última realização, as mulheres do grupo começam os…

PÏRÍNOP: MEU PRIMEIRO CONTATO

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Pïrínop: Meu Primeiro Contato”. Em 1964, os indígenas Ikpeng têm seu primeiro contato com o homem branco em uma região próxima ao rio Xingu. O filme relata esse encontro, ou o que restou dele: as lembranças, o exílio, a terra abandonada, o desejo e a luta pelo retorno.

TERRITÓRIO PEQUI

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Território Pequi”. Os pequizeiros ilustram a história dos povos indígenas do Alto Xingu. Documentado por seus detentores Kuikuro, o pequi se torna símbolo de vasto patrimônio cultural e genético, imprescindível para o pensamento sobre os sistemas agrícolas amazônicos.

FOGO NO MAR

A 2ª Mostra Internacional de Cinema Virtual apresenta “Fogo no Mar”.  O documentário, vencedor do Urso de Ouro, em Berlim, fala da Ilha de Lampedusa, que se tornou o primeiro porto de escala para migrantes em busca de uma vida nova na Europa.

KUKUHO — CANTO VIVO WAUJA

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Kukuho — Canto Vivo Wauja”. Akari é músico, contador de histórias e líder da comunidade Wauja, do Xingu. Falante da língua maipure, da família Arawak, ele busca preservar e compartilhar a música tradicional de seu povo, participando de atividades de ensino em aldeias onde o conhecimento musical está quase…

VALHALLA, A LENDA DE THOR

A 2ª Mostra Internacional de Cinema Virtual apresenta “Valhalla, a Lenda de Thor”. Os jovens vikings Røskva e Tjalfe saem, em uma aventura épica, de Midgard ao reino de Valhalla, o palácio dos mortos heroicos, com a ajuda do deus Thor e de seu irmão, Loki. A vida em Valhalla é ameaçada quando o lobo…

O CORPO E OS ESPÍRITOS

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “O Corpo e os Espíritos”. A medicina indígena e a medicina ocidental moderna se encontram em um posto indígena no baixo Xingu, onde médicos da Escola Paulista realizam, há anos, um trabalho de formação de agentes da saúde entre os membros das aldeias. Em uma aldeia do Parque do…

WOTKO E KOKOTXI, UMA HISTÓRIA TAPAYUNA

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Wotko e Kokotxi, uma História Tapayuna”, documentário de Kamikia Kisêdjê. Durante décadas, o povo Tapayuna combateu a invasão de suas terras ao norte do Mato Grosso. No final dos anos 1950, com a intensificação da exploração da borracha na região, alguns brancos deram a indígenas da aldeia carne envenenada,…

YARANG MAMIN

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Yarang Mamin”, filme do cineasta indígena Kamatxi Ikpeng. No Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso, Kamatxi documentou a história de um grupo de mulheres de seu povo, da etnia Ikpeng, que formou um movimento para coletar sementes florestais e restaurar as nascentes do Rio Xingu, que passam por…

TOPAWA

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta “Topawa”, de Kamikia Kisêdjê e Simone Giovine. O filme apresenta depoimentos de mulheres da Terra Indígena Apyterewa sobre seus primeiros contatos com os homens brancos, enquanto confeccionam redes e cestas a partir da palmeira de tucum.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content