Fica decretado: chamaremos de melhor idade aquela em que aprendermos a viver sem amarras, por amor a nós mesmas, em prol da felicidade. E como prova irrefutável deste parágrafo único, apresentamos a Transversal do Tempo. Uma série documental em 13 episódios que mostra 14 brasileiros contemporâneos que se reinventaram após seus 60 anos de idade. Conheçam os homens e mulheres, entre abastados e modestos, famosos e anônimos, em seus múltiplos ofícios e singularidades. O júri está convocado a ouvir os depoimentos para, então, decidir que a felicidade é realmente o melhor caminho.

+ episódios

TRANSVERSAL DO TEMPO: DINAH RODRIGUES

Será que ser idoso significa ser efetivamente velho? Neste episódio da série “Transversal do Tempo”, Dinah Rodrigues conta sua trajetória saudável ao longo de seus 91 anos de longevidade. Formada em Filosofia e Psicologia pela Universidade de São Paulo, tornou-se yogaterapeuta e dedica seu tempo a ajudar mulheres que sofrem com as consequências da baixa…

TRANSVERSAL DO TEMPO: MONGE SATO

Neste episódio de “Transversal do Tempo”, Ademar Kyotoshi Sato, mais conhecido como Monge Sato, encara o envelhecimento como algo orgânico, e não apenas físico. Aos 77 anos, Sato acredita que a maior necessidade dos idosos é o afeto, a consideração e o respeito dos mais jovens, um encontro mútuo entre gerações. A série mostra histórias…

TRANSVERSAL DO TEMPO: NEUZA GUERREIRO DE CARVALHO

Insegurança e medo do desconhecido. É assim que Neuza Guerreiro de Carvalho enxergava a entrada na terceira idade. Aos 88 anos de idade, afirma que o conhecimento e a cultura são os maiores segredos para uma longevidade repleta de autoestima. Neuza comenta sobre seu passado e seu presente transcritos em páginas de diários e um…

TRANSVERSAL DO TEMPO: NÉLIDA PIÑON

Nélida Piñon, filha de uma dupla cultura — brasileira e espanhola (galega) —, nasceu no Rio de Janeiro e autointitula-se uma sentimental realista. Escritora consagrada e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, aos 81 anos, mantém-se em atividade e potente. Nélida fala sobre o passado e o presente, através da própria história, e afirma: “Não…

TRANSVERSAL DO TEMPO: JEAN-CLAUDE BERNARDET

Jean-Claude Bernardet, teórico de cinema, crítico cinematográfico, cineasta e escritor, é referência no pensamento e na reflexão do cinema no Brasil desde os anos 1960. Jean-Claude conta sua trajetória de vida e as dificuldades que enfrentou ao longo de seus 82 anos, principalmente em relação à sua saúde. Segundo o cineasta, a longevidade tornou-se um…

TRANSVERSAL DO TEMPO: OLGA QUIROGA

Olga Quiroga nasceu no Chile e se mudou para o Brasil nos anos 1960, quando se tornou referência na luta pelas causas sociais em São Paulo. Integrante do Grupo de Articulação para a Moradia dos Idosos da Capital (Garmic), Olga explica que moradia é sinônimo de dignidade, principalmente para os idosos, que desejam um lugar…

TRANSVERSAL DO TEMPO: ELCA RUBINSTEIN

Elca Rubinstein é Ph.D. em Economia, formada pela USP, onde foi professora até ir para o Banco Mundial, em Washington. Para quem, segundo ela, foi planejada para ser uma princesinha, ousou querer mais e alçou voos mais altos que o esperado, levando consigo a bandeira do feminismo. Aos 73 anos, Elca retoma ideias, gostos e…

TRANSVERSAL DO TEMPO: CENTENÁRIAS (MARIA E LÍVIA)

Este episódio traz histórias de quem já viveu um século de vida. Dona Maria Amorim nos ensina, pelo próprio exemplo, que rasgar fotos e documentos ao presumir a morte não é a melhor das ideias. Já dona Lívia reflete sobre a própria vida, ao ser perguntada, pela primeira vez, sobre como tem vivido. A série…

TRANSVERSAL DO TEMPO: MAURÍLIO FERREIRA

Quem vive o céu na Terra, como o mineiro Maurílio Ferreira, não quer guerra com ninguém. Maurílio é morador de Itabira, a Capital Estadual do Tropeirismo, no interior de Minas Gerais, e várias vezes vencedor do concurso “Mister Terceira Idade”. O tropeiro tem gosto pela vida e diz, aos 82 anos, que seu medo é…

TRANSVERSAL DO TEMPO: LUMUMBA

Uma nova maneira de receber o tempo. É assim que Benedito Luiz Amauro, vulgo Mestre Lumumba, classificou o início da melhor idade. Músico, ativista e líder religioso, fez parte da primeira geração de negros que pôde frequentar a escola, proibído por lei em sua época. Com mais de 70 anos de experiência, Lumumba conta que…

TRANSVERSAL DO TEMPO: NICOLE PUZZI

Nicole Puzzi encara a velhice como algo físico, não mental. Aos 61 anos, ela conta sua trajetória, desde a infância no sítio da família, no Paraná, até o momento em que se torna atriz em São Paulo, estrela da pornochanchada e apresentadora. Nicole continua a fazer o que ama e acredita que desprezar a idade…

TRANSVERSAL DO TEMPO: JOSÉ GREGORI

José Gregori, advogado, jurista e político brasileiro, foi Secretário Nacional dos Direitos Humanos do Brasil e Ministro da Justiça. Mesmo com esse currículo, começou a sentir a idade apenas aos 80 anos, em comparação com o que vivia na mocidade. Ufa, quanta vitalidade! Aos 88 anos, Gregori nos conta sua trajetória e diz sempre ter…

TRANSVERSAL DO TEMPO: VICKY TAVARES

Para Vicky Tavares, a terceira idade traz a experiência e a capacidade de aprender com todas as idades. Ex-empresária de moda, Vicky, aos 70 anos, atua como presidente de uma instituição criada para garantir a defesa, a efetivação e a garantia dos direitos socioassistenciais das pessoas que vivem com HIV, o Instituto Positiva. As obras…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content