QUARTAS-FEIRAS | 12h

Podcasts #CulturaEmCasa

+ episódios

PATRIMÔNIO E DIREITOS INTELECTUAIS SOB O OLHAR DA INTACTA RETINA: A QUEM SE DESTINA?

Neste episódio, o antropólogo Henrique Gonçalves Entratice e o Doutor em Direito e professor Rodrigo Vieira Costa falam sobre o processo de registro e patrimonialização nos chamados “livros de registro”. Os especialistas esclarecem sobre este mecanismo de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, que garante a participação comunitária na identificação, no reconhecimento e na valorização de…

PATRIMÔNIOS ALÉM DO DECRETO 3.551: O LUGAR OCUPADO PELO LEGISLATIVO

Neste episódio, o advogado Allan Carlos Moreira Magalhães e o consultor legislativo José Ricardo Oriá Fernandes falam sobre o decreto 3.551 e suas repercussões na política nacional de cultura. Os especialistas falam ainda sobre a atuação de diversos entes da federação na adoção de medidas administrativas e como elas impactam na proteção do patrimônio cultural,…

ENTRE DOCEIRAS DE PELOTAS E BONECAS RITXOKO

Neste episódio, as especialistas convidadas são a Doutora em Museologia Manuelina Maria Duarte Cândido e a professora Maria Leticia Mazzucchi Ferreira, que debatem sobre a dimensão simbólica do patrimônio imaterial. Estabelecendo um paralelo entre as doceiras de Pelotas e as bonecas Ritxoko, as convidadas refletem sobre a dicotomia entre o material e o imaterial, sobre…

RUPTURAS: FESTAS POPULARES, RESISTÊNCIA CULTURAL E USOS SOCIAIS DO PATRIMÔNIO

Neste episódio, a pesquisadora e gestora de patrimônio Bianca Pataro Dutra e o historiador Lúcio Menezes Ferreira debatem conceitos como “patrimônio negativo” e convidam o público a uma reflexão sobre ressignificação de memórias coletivas.

LABIRINTOS COMO CAMINHO: PARTICIPAÇÃO SOCIAL E LIVROS DE REGISTRO

Neste episódio, o advogado e professor Mário Ferreira de Pragmácio Telles e o historiador Moysés Marcionilo de Siqueira Neto analisam os novos sentidos atribuídos a um bem cultural após seu tombamento.

20 ANOS DO PROGRAMA NACIONAL DO PATRIMÔNIO IMATERIAL

O podcast recebe o advogado e professor Hermano Fabrício Oliveira Guanaes e Queiroz e a escritora e antropóloga Letícia Costa Rodrigues Vianna para falar sobre o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, que celebra 20 anos na salvaguarda dos saberes das culturas populares.

PROCESSO DE PATRIMONIALIZAÇÃO: INVISIBILIDADE OU EMPODERAMENTO?

Neste episódio, a desembargadora Inês Virgínia P. Soares e o juiz federal Herley da Luz Brasil falam sobre invisibilidade e empoderamento no campo de defesa dos bens imateriais. Os especialistas refletem também sobre a potencialidade do processo de patrimonialização para o fortalecimento dos detentores das práticas.

Trajetória: 20 anos da criação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial

Neste episódio os convidados são o advogado Humberto Cunha Filho, a socióloga Maria Cecília Londres e o historiador Raul Amaro de Oliveira Lanari que trazem suas reflexões sobre a trajetória do patrimônio imaterial no Brasil, analisando o que mudou nesses 20 anos do Decreto 3.551 que instituiu o Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial…

PARA ALÉM DA LEMBRANÇA: MEMÓRIA E EXPRESSÃO ARTÍSTICA

As coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas” Carol Murta, Cecília Rabêlo e Danielle Nigromonte — diretora geral da Amigos da Arte, organização social responsável pela gestão deste podcast —, falam sobre memória e expressão artística. No encontro, elas falam ainda sobre ditadura, liberdade de expressão e mulheres artistas. Este…

PATRIMÔNIO IMATERIAL: FUTURO PROMISSOR?

Inês Virgínia Soares, Yussef Daibert Salomão de Campos e Raul Amaro de Oliveira Lanari, coautores de “Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil”, discutem sobre o processo de criação do livro, a metodologia nele empregada, a pesquisa dos demais autores que contribuíram para a obra e as lacunas ocasionadas por essa opção de abordagem. Os…

MULHERES COMO GUARDIÃS DOS DIREITOS SOCIOAMBIENTAIS

Solange Telles da Silva, Bianca Monteiro Porto da Cunha Ferreira e Sandra Lestinge, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, falam sobre meio ambiente, água, população ribeirinha e desenvolvimento sustentável. A partir de seus artigos para o livro, elas articulam o papel das mulheres em diferentes frentes da pauta socioambiental:…

CORRENTES E MULHERES: OS ESPAÇOS CLANDESTINOS, LEGAIS OU INVISÍVEIS DE DETENÇÃO

Inês Virgínia Soares, Clarita Maia e Patrícia Tuma, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, discutem diferentes formas e lugares, reais ou simbólicos, de aprisionamento feminino. Na conversa, que aborda a experiência de mulheres migrantes, advogadas e que viveram a ditadura militar, elas refletem sobre as limitações a uma vida…

EDUCAÇÃO PARA ELAS E POR ELAS

Alessandra Gotti, Élida Graziane Pinto e Michele Asatto Junqueira, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, falam sobre sobre direito a educação, ajuste fiscal e mulheres na ciência e na tecnologia. A partir de seus artigos para o livro, elas detalham o papel central da educação no combate à desigualdade…

SORORIDADE: UM VALOR DE CIVILIDADE

Luciana Carvalho Fonseca, Lívia Salomão Piccinini e Julia Barreto, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, conversam sobre mulheres imigrantes, direito a moradia, direito a saúde nos espaços urbanos e também sobre a produção deste podcast, que busca traduzir a linguagem jurídica para o formato de áudio. Na conversa, elas…

MULHERES, VOZES E AFETOS

Fernanda Martorelli, Bruna Benevides e Daniela Lima de Almeida, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, conversam sobre direitos de mulheres trans e travestis, liberdade de expressão artística e liderança feminina corporativa. As autoras discutem ainda a importância da representatividade, seus efeitos e limites em diferentes contextos, além das especificidades…

CONEXÃO, FORÇA E PROTEÇÃO

Sandra Akemi Shimada Kishi, Ana Lucia Goelzer Meira e Juliana Grasiéli Bueno Mota, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, falam sobre direito ambiental, patrimônio cultural, mulheres e crianças indígenas. Na conversa, elas tratam também sobre a violação do direito à água na vida de mulheres, sobre o trabalho de…

MULHER COMO ANIMAL POLÍTICO

Elizabeth Harkot De La Taille, Natascha Trennepohl e Sandra Cureau, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, conversam sobre mulheres que saíram de casa e passaram a também votar, trabalhar no mercado formal ou imigrar. No papo, que trata de direitos políticos, compliance e imigração no Brasil, elas articulam o…

JUSTIÇA E PROBLEMAS DE GÊNERO

Márcia Hoffman, Ana Clara Toscano e Clara Mota, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, discutem a construção do conceito de gênero e seus estereótipos sob a óptica de mulheres em diferentes contextos. Na conversa, elas refletem ainda sobre as dificuldades de ser mulher no espaço judiciário. A política e…

COMBATENDO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA LUTA INTERNACIONAL E LOCAL

Flávia Piovesan, Lucia Elena Arantes Ferreira Bastos e Annelise Monteiro Steigleder, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, falam sobre proteção às mulheres a partir do direito internacional e dos direitos fundamentais. A influência do sistema interamericano na criação de leis brasileiras e as dificuldades e contradições enfrentadas localmente por…

CIDADE, NATUREZA E VIDA: SUBSTANTIVOS FEMININOS

Patrícia Bianchi, Márcia Dieguez Leuzinger e Ana Marchesan, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, falam sobre sustentabilidade do ponto de vista do meio ambiente, bem como de patrimônios culturais. A partir dos artigos que escreveram para o livro, as especialistas se debruçam sobre tópicos como injustiça ambiental e atuação…

CORPOS COMO ARMA E PRISÃO

Sylvia Helena Steiner, Louise Filgueiras Borer e Tani Maria Wurster, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, conversam sobre o corpo da mulher em contextos extremos. A partir de seus artigos, falam sobre violência sexual em conflitos armados, criminalidade e aprisionamento femininos. O professor Oscar Vilhena envia uma pergunta às…

DIGNIDADES NEGADAS

Ezilda Melo, Liana Amin Lima da Silva e Melina Girardi Fachin, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, falam sobre dignidades negadas. A proposta é refletir por que em certos territórios, para certas mulheres e meninas, a negação de direitos é a regra e não a exceção.

VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES

Soraia da Rosa Mendes, Mayra Cotta e Renata Andrade Lotufo, coautoras do livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, conversam sobre assédio, crime de importunação sexual e sobre a luta feminina pela garantia de direitos fundamentais. O jornalista André Trigueiro envia uma pergunta às autoras.

PELOS DIREITOS DAS MULHERES

Neste podcast sobre Direito e Gênero, Manoela Miklos apresenta o livro “Mulheres e Justiça: os Direitos Fundamentais Escritos por Elas”, da editora Juspodivm, escrito e organizado por Alessandra Gotti, Inês Virgínia Soares e Sandra Cureau. As autoras falam sobre sobre violência, direitos sexuais e reprodutivos, assédio, carreira, criminalidade, entre outros temas, buscando entender como se…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content