+ episódios

SUSSURROS DE CINEMA: SHERLOCK JR.

Resgatando a tradição das antigas salas de projeção, o show “Sussurros do Cinema” homenageia a chegada do cinema ao Brasil. Nessa época, as ruas da Cinelândia, no Rio de Janeiro, eram ocupadas por regionais do choro, e os filmes tinham trilha sonora tocada ao vivo por uma orquestra de câmara. Aqui, o filme “Sherlock Jr.”,…

O ARQUITETO E O IMPERADOR DA ASSÍRIA

Com direção de Leo Antunes, a peça “O Arquiteto e o Imperador da Assíria” conta a história de dois homens em uma ilha isolada: um, sobrevivente de um acidente aéreo; o outro, nativo da ilha e dotado de poderes sobrenaturais. A sós, distantes do mundo, ilhados em um espaço imaginário, essas duas figuras criam relações…

A[R]MAR

Duas pessoas rememoram a casualidade de um encontro no metrô de uma grande cidade. Peça a peça, elas compõem um jogo para recapitular os fatos que os levaram até ali, na tentativa de reconstruir o percurso e vislumbrar novas possibilidades juntos. A partir desses dois olhares, ELE e ELA criam um ciclo vicioso de regras…

HISTÓRIAS QUE MINHA AVÓ CONTAVA

“Histórias que Minha Avó Contava” é um espetáculo inspirado nas memórias de Dolores Rico Apparício, avó de Ademir Apparício Júnior. A peça nos convida a entrar na casa da avó e a ouvir as histórias que ela contava. Tais histórias perpassam sua infância e adolescência, a forma como conheceu seu companheiro, o avô de Ademir,…

CARTAS PARA MIM MESMO

“Cartas para mim mesmo”, esta dança-depoimento em formato de filme, é sobre as cartas endereçadas a si mesmo, ao seu amigo, à sua família, à sociedade. É principalmente sobre aquelas cartas que nos levam a uma reflexão sobre o suicídio. A respeito delas nascem constatações sobre tempo, autocuidado, amor, empatia, fé e simplicidade. “Cartas para…

A PELE GRITA

A intervenção artística “A Pele Grita” explora elementos e possibilidades da dança breaking e do graffiti para abordar questões relacionadas ao feminicídio. O compromisso das artistas é apresentar, através da arte urbana, o grito das muitas mulheres caladas pela violência e abordar o cotidiano de medo que vivenciam nos inúmeros espaços públicos e privados.

BLUES NA FLORESTA

O espetáculo “Blues na Floresta — Salvando a Natureza” conta a história dos heróis do grupo Blues na Floresta, que buscam refúgio na natureza para poder produzir, com tranquilidade, seu novo disco. Na floresta, eles entram em contato com os seres míticos do folclore nacional, como a Cuca, o Boitatá, o Curupira, o Saci, entre…

SONHOS PARA VESTIR

Aquilo que cabe na boca cabe num dia? Neste curto espaço de tempo em que estamos, quais são os sonhos para fazer? Partindo dessas perguntas, “Sonhos para Vestir”, com direção de Vera Holtz, texto e atuação de Sara Antunes, propõe uma reflexão poética e lúdica sobre as palavras. A peça transcorre no tempo do devaneio,…

FOLCLORE DIGITAL

Propondo interatividade, Folclore Digital apresenta ao público informações e curiosidades sobre o folclore por meio de uma experiência audiovisual. Por meio da obra desenvolvida em animação quadro a quadro, VJ Suave apresenta narrativas lúdicas e educativas, mesclando arte e conhecimentos sobre nosso patrimônio cultural.

A DESUMANIZAÇÃO

Cultura em Casa apresenta “Desumanização”. Adaptada da obra homônima do premiado autor luso-angolano, artista plástico e cantor Valter Hugo Mãe, “Desumanização” retrata a luta íntima de uma mulher em busca de sua identidade e integridade, de um espaço para sua existência em contraponto à perda de sua irmã gêmea.

COMO EXPLICAR

“Como Explicar” é um show com músicas de compositores do Vale do Paraíba. Carol Capucho Trio é composto pela jovem cantora Carol Capucho; seu pai, Claudio Capucho, na voz e no violão; e, como convidado, Júlio Capucho, na bateria. Os músicos e parentes apresentam um show inspirador, que fala da vida cotidiana e do amor.

ADVERSO

Cultura em Casa apresenta, pela primeira vez em formato audiovisual, “Adverso”, solo de dança criado, dirigido e interpretado por Diane Ichimaru, uma das fundadoras da Confraria de Dança. O solo de Diane tem música original do compositor, arranjador e pianista Rafael dos Santos. O espetáculo rendeu o prêmio de Melhor Criadora-Intérprete à Diane Ichimaru pela…

FRONTEIRAS, COM ČAO LARU

Cultura em Casa apresenta a banda itinerante franco-brasileira Čao Laru. Após mais de 200 shows, passando por 20 estados brasileiros e uma turnê em cinco países da Europa em 2019, Čao Laru faz o show de encerramento do seu terceiro disco, Fronteiras.

SEM PENA

Cultura em Casa apresenta o documentário “Sem Pena”, que tem como foco a realidade da população carcerária brasileira, hoje a quarta maior do mundo. “Sem Pena” revela o verdadeiro inferno da vida nas prisões ao expor as entranhas do sistema de justiça do País, demonstrando como a morosidade, o preconceito e a cultura do medo…

NÃO ESTÁVAMOS ALI PARA FAZER AMIGOS

Cultura em Casa apresenta o documentário “Não Estávamos ali para Fazer Amigos”. Escrito e dirigido por Miguel de Almeida e Luiz R. Cabral, o documentário lança um olhar sobre os anos finais da ditadura militar brasileira, mesclada à explosão da cultura urbana manifestada por um inovador jornalismo cultural. O surgimento dessa imprensa permite ao mundo…

(FÉ) MENINA

Cultura em Casa apresenta o espetáculo “(Fé) Menina”, realizado pelo coletivo de dança contemporânea À Margem. O grupo é formado por 5 mulheres que pautam sua pesquisa coletiva nos gestos cotidianos de corpos marginais e/ou invisibilizados, bem como no universo que os rodeia, interferindo diretamente neste gestual.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content