O Panorama CulturaSP permite à nossa querida plateia uma visão mais ampla sobre o que está sendo realizado no setor cultural paulista. Isso se deve ao fato de que o conteúdo desta nossa ação vem de diversos realizadores das artes e de produtores independentes, que foram contemplados nos editais emergenciais de cultura do estado de São Paulo. Não é fácil conseguir o apoio financeiro necessário para a realização de projetos culturais, por isso a Cultura em Casa dedica um panorama a esses heróis e heroínas da cultura, muitas vezes desconhecidos, mas isso há de mudar! Basta você dar o play e assistir a toda a programação disponível, organizada em 12 categorias diferentes. Aproveite!

+ episódios

TERRA MÃE

 Panorama #CulturaSP apresenta o show de lançamento de “Terra Mãe”, primeiro álbum da cantora Carla Casarim. Lançado em outubro de 2019, em todas as plataformas digitais, o álbum lança a cantora também como compositora.

MENINA-PÁSSARA

O Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo “Menina-Pássara — O Voo de uma Surda em Busca de seu Lugar”. Uma menina-pássaro vai em busca de seu lugar no mundo e conhece diversas espécies no meio do caminho. A peça é inspirada em “O Grito da Gaivota”, de Emmanuelle Laborit, escritora francesa surda. Participação especial de As…

CÔNCAVO E CONVEXO

O Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo de dança de rua “Côncavo e Convexo”, uma homenagem ao Maestro Carlos Gomes, com alguns trechos de suas óperas.

BADGAVERMUTE

O Panorama #CulturaSP apresenta o trabalho da banda BagdaVermute. O clipe é resultado de uma compilação de cinco faixas, todas compostas e gravadas pela banda. As imagens criam uma narrativa visual que dialoga com as paisagens sonoras criadas e traduzidas por Alex Dias (baixo/efeitos), Daniel Verano (trompete/efeitos), Pipo Pregoraro (teclados/efeitos) e Victor Leguy (bateria/spd). Os…

PALHAÇARIA SAGRADA: TRAJETÓRIAS

Panorama #CulturaSP apresenta a palestra/demonstração “Palhaçaria Sagrada: Trajetórias”, com a artista-palhaça Marisa Riso, que busca compartilhar suas reflexões sobre palhaçaria, principalmente a considerada sagrada, bem como trazer para o público experiências e ações criativas. Essa proposta é resultado do diálogo entre pesquisas práticas e teóricas acerca da palhaçaria desenvolvida por Marisa, tanto por meio da…

NA TRILHA DO BOI FALÔ

Panorama #CulturaSP apresenta o curta “Na Trilha do Boi Falô”. A lenda do Boi Falô narra a relação entre o escravizado Toninho e o Barão Geraldo de Rezende, na cidade de Campinas, interior do Brasil. O documentário busca identificar os contextos em que a lenda é transmitida e como ela se relaciona com a questão…

MULHERES COM TERRA

Panorama #CulturaSP apresenta “Mulheres com Terra”. Este documentário mostra o cotidiano e a vida ao redor da horta comunitária da Associação de Mulheres de Pintópolis, cidade do interior de Minas Gerais. O filme conta as histórias das mulheres e compartilha seus ensinamentos sobre a terra, entretecidos com a participação da mulher na agricultura brasileira. “Mulheres…

RESPVBLICA 2023

Panorama #CulturaSP apresenta a peça “Respvblica 2023”. Durante o Réveillon de 2023, o movimento Anaconda Brazil leva às ruas grandes massas patrióticas. O Brasil vive um período de grande prosperidade econômica, mas não para Tom, Billy, Suzanne, Vincent, John e Vallentina, que vivem amontoados em uma pequena república, no centro de São Paulo. No limite…

SUMA DAQUI, MENINO!

Panorama #CulturaSP apresenta “Suma Daqui, Menino”. Danilo, um menino muito curioso que adora meter o nariz onde não é chamado, vive ouvindo dos outros: “Suma daqui, menino! Desapareça!”. Ao tentar ficar invisível no laboratório do seu vizinho, o Dr. X, Danilo entra em uma máquina do tempo e faz uma viagem fantástica e divertida a…

TERRITÓRIO DA MEMÓRIA

Panorama #CulturaSP apresenta “Território da Memória”, um concerto em que memória, saberes ancestrais e melodia se unem para desaguar em ouvidos presentes. O violão de Matheus Pezzotta sustenta as vozes, os testemunhos e as vivências dos membros da Comunidade Remanescente do Quilombo do Carmo, em São Roque, São Paulo. Mestre em Música pela UNESP, Pezzotta…

BREVE COMPÊNDIO PARA PEQUENAS FELICIDADES E SATISFAÇÕES DIMINUTAS

Panorama #CulturaSP apresenta “Breve Compêndio para Pequenas Felicidades e Satisfações Diminutas”. O espetáculo do Núcleo de Pesquisas Mercearia de Ideias estreou em 2016 e está agora disponível na íntegra, aqui na Cultura em Casa. Com números variados, a coreografia explora células rítmicas, solos e diálogos complexos entre os bailarinos. A trilha sonora, ora de base…

SENTIDOS — OS CAFUMANGOS

Panorama #CulturaSP apresenta o projeto “Sentidos — Os Cafumangos”. Fruto da vontade de uma produção democrática que possibilite o acesso de comunidades pouco observadas, o registro audiovisual do projeto conta com tradução em Libras de 12 canções que integram o show “O Avesso do Ódio”, apresentado pelo grupo Os Cafumangos, em parceria com Sandra Valenzuela…

DIQUE CIDADE ABERTA

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Dique Cidade Aberta”, do Instituto Arte no Dique. Produzido durante o Intercâmbio Cultural Brasil/Itália 2018, o documentário faz alusão ao clássico neorrealista do diretor italiano Roberto Rossellini, “Roma, Cidade Aberta” (1945). Contudo, ao contrário do longa original, que retrata a cidade italiana ocupada por tropas alemãs durante a Segunda Guerra…

EXILIUS

Panorama #CulturaSP apresenta “Exilius”. Criação do Grupo Matula Teatro, a peça mostra uma mulher que, dentro de um carrinho de mão repleto de areia, conta histórias de seu povo, de seu passado e de sua trajetória. “Exilius” nasce a partir do encontro de uma atriz com uma menina saharaui e a curiosidade daquela em conhecer…

OUTRO SOM

Panorama #CulturaSP apresenta “Outro Som”, série documental em quatro partes que conta com a participação das duplas Maria Gadú e Leandro Léo, Tó Brandileone e Vinicius Calderoni, Barbara Rodrix e Paulo Novaes e Mariana Aydar e Mestrinho, que se encontram para compartilhar músicas autorais que não fazem parte do seu repertório principal. Os quatro minidocumentários,…

VIADUTOS

Panorama #CulturaSP apresenta o show “Viadutos”, com a cantora e compositora Dani Gurgel. Com vista para o centro de São Paulo, “Viadutos” traça as conexões e parcerias presentes nas composições de Dani, em um show gravado em 2010, no alto de um edifício. Com inspiração jazzística, este show marcou a carreira de Dani por ser…

A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS

Panorama #CulturaSP apresenta a peça “A Noite dos Palhaços Mudos”. Seres que se dedicam a praticar zombarias, os palhaços mudos são considerados uma ameaça pela Seita, que busca extingui-los. Numa noite de caça, um palhaço mudo é capturado e tem seu nariz arrancado. O pobre mutilado escapa, mas se desespera de vergonha. Um compassivo segundo…

HOMEM-CARRO

Panorama #CulturaSP apresenta “Homem-Carro”, um documentário road-movie sobre um dos maiores ícones do design automotivo brasileiro, o paulistano Anísio Campos, criador de vários dos veículos especiais que eram sonho de consumo de milhares de brasileiros. O longa estreou em 2014, no 8º AtlantiDoc, e foi exibido no 5º Olhar de Cinema, entre outros festivais, além…

A CENTOPEIA JUDITE

Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo “A Centopeia Judite”. Como antecipa o título, Judite é uma jovem centopeia que sonha em crescer, mudar de ares e brincar com as crianças; contudo, uma conversa com o morcego lhe abre os horizontes. Depois de aprender que os duendes da floresta buscam ajuda para preservar o próprio habitat contra…

ESQUINA DO MUNDO

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Esquina do Mundo”. Logo no início da pandemia de Covid-19, em 2020, um hospital de São Paulo especializado em cuidados paliativos decidiu tomar uma atitude extrema: fechou as portas com pacientes, familiares, médicos, enfermeiros, assistentes e voluntários, em um isolamento comunitário inédito em todo o mundo. O filme conta a…

GLAUCO DO BRASIL

Panorama #CulturaSP apresenta “Glauco do Brasil”, documentário que retrata a vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues. Nascido em Bagé, no Rio Grande do Sul, Glauco é considerado por teóricos, críticos e artistas nacionais e internacionais um dos principais pintores da pop art na América Latina. A trajetória de Glauco Rodrigues é retratada através…

PROJETO JUNHO

Panorama #CulturaSP apresenta “Projeto Junho”, duo composto por Isabel Balderramas e Gah Góes. Este projeto apresenta um repertório autoral do duo e intercala canções com poemas e intervenções cinematográficas, provocando dinamismo e oferecendo uma experiência única ao público. As onze músicas que compõem o programa são “Aval”, “Arpoador”, “Achei Você”, “Mira”, “Demais”, “Imensidão”, “Ponto e…

VOX POPULI — NOMADE ORQUESTRA

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Vox Populi — Nomade Orquestra”. A Nomade Orquestra promoveu, em seu terceiro álbum, intitulado “Vox Populi”, o encontro inédito de quatro potentes vozes que representam, cada qual em sua estética, a canção contemporânea brasileira: Juçara Marçal, Russo Passapusso, Siba Veloso e Edgar. Este documentário é um registro inédito do show…

TRIBUTO A EMÍLIO SANTIAGO

Panorama #CulturaSP apresenta um tributo ao cantor Emílio Santiago (1946–2013). O baterista Israel Felipe assume a direção e a produção executiva desta homenagem musical. No repertório, dezenove canções de Emílio, ícone do samba e uma das mais belas vozes do Brasil.

PEDRA SOBRE PEDRA

Panorama #CulturaSP apresenta “Pedra sobre Pedra”, um documentário que registra o surgimento do Memorial do Skate do Vale do Anhangabaú, um movimento histórico do skate mundial, capitaneado por Murilo Romão e Marcelo Formiga. O monumento parte do desenho original do projeto antigo de Rosa Kliass. Esse novo espaço foi conquistado com organização dos próprios skatistas,…

REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE SONORA INDÍGENA

Panorama #CulturaSP apresenta uma palestra sobre a diversidade das músicas indígenas no Brasil. Magda Pucci, antropóloga, musicista, educadora musical e criadora do projeto transmídia “Cantos da Floresta”, apresenta aspectos das culturas dos povos originários, baseando-se em pesquisas de campo e em trabalhos da etnomusicologia brasileira. Ao falar de funcionalidade, oralidade, mitologia, dos rituais e da…

Curta-metragem Rosinha-Sinhá

Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem “Rosinha-Sinhá”. A obra de Rosinha Mastrângelo, rádio-dramaturga e articuladora cultural, e Dindinha Sinhá, criadora e apresentadora do programa de radiodifusão “Teatrinho de Brinquedos”, é revista através das vozes de atores-cantores que fizeram parte desse processo criativo, entre os anos 1940 e 1950, abordando aspectos particulares dos programas infantis transmitidos pela…

FESTIVAL DE MÚSICA SINTONIAS BRASIL-CANADÁ

Panorama #CulturaSP apresenta o festival de música Sintonias Brasil-Canadá. Alvise Migotto dirige este vídeo comemorativo que reúne jam sessions realizadas nas edições de 2017 e 2018. São apresentadas, ao todo, seis composições. Os shows acontecem no Auditório do Ibirapuera, no Theatro São Pedro e na escola de música “Som Lá Em Casa”.

A MULHER COBRADORA EM SUA MISSÃO DE COBRAR

Panorama #CulturaSP apresenta “A Mulher Cobradora em sua Missão de Cobrar”, documentário que registra o processo de pesquisa e criação do espetáculo “A Cobradora”, inspirado nos relatos de vida de trabalhadoras do transporte público de São Paulo. No palco, as histórias dessas mulheres — permeadas por violência, amor, solidão e sonhos —  têm camadas que…

A MENINA DA LAGOA

Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo “A Menina da Lagoa”, que conta a saga da menina Benta, cuja história é marcada pela crença de que nasceu bruxa. Quando Benta sai de casa, mistérios e estranhas coisas começam a assustar os moradores da Lagoa da Conceição. Na companhia de seu novo amigo, Manuel, Benta enfrenta seus medos,…

REPÚBLICA MADALENA

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “República Madalena”. O filme conta a formação do bairro da Vila Madalena do ponto de vista de ex-alunos da Universidade de São Paulo. Expulsos do Conjunto Residencial da USP pelo regime militar, em 1968, esses alunos foram buscar no então bucólico bairro de operários um novo lar.

BENJAMIN

Panorama #CulturaEmCasa apresenta o espetáculo teatral “Benjamin”. A obra propõe uma reflexão sobre lealdade e traição, abandono e proteção, usando como mote a relação entre humanos e animais. Em meio a um ataque terrorista durante sua lua de mel, em Istambul, Berta foi traída por seu marido e está à beira do suicídio. A chegada…

PEDRA DA MEMÓRIA

Panorama #CulturaSP apresenta “Pedra da Memória”, documentário musical dirigido por Renata Amaral. O filme propõe uma investigação estética entre os gêneros tradicionais do Brasil e do Benin (África Ocidental), revelando seus vínculos e suas particularidades, em uma aproximação poética, conduzida pela memória do babalorixá Euclides Talabyan e pelos desenhos de Carybé. 

BON VOYAGE

Panorama #CulturaSP apresenta a coreografia “Bon Voyage”. Utilizando apenas imaginação e técnica, este espetáculo de dança contemporânea conta com a arte do clown e do teatro, criando raízes na atmosfera francesa. Por meio de sons, cores, texturas e movimentos, “Bon Voyage” trata-se de uma agradável viagem lúdica a Paris, uma Paris estilizada e cheia de…

RUBINHO ANTUNES GRUPO

Panorama #CulturaSP apresenta show de Rubinho Antunes Grupo. No repertório, composições originais do quarteto, cuja liberdade de expressão artística é ponto comum entre seus músicos. Suas composições, além de trazerem influências e particularidades de cada integrante, têm a improvisação como foco de suas interpretações.

SINFONIA PAULISTANA, UM NOVO OLHAR

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Sinfonia Paulistana, um Novo Olhar”. Inspirado e tematizado pela “Sinfonia Paulistana”, do músico e compositor Billy Blanco, o filme é um ensaio visual e musical, uma ode à principal metrópole do País. Construído por imagens contemporâneas da cidade de São Paulo, o documentário agrega diferentes pontos de vista, formando um…

CUIDADOS COM A VOZ

Panorama #CulturaSP apresenta a aula “Cuidados com a Voz”, ministrada por Naiana Dosali, cantora, preparadora vocal, musicoterapeuta e cantoterapeuta. Naiana destaca a importância da musicoterapia e da cantoterapia para o artista e dá cinco dicas para manter a voz saudável, com indicação de exercícios básicos de vocalização e preparo vocal, além de dicas de alimentação…

BERNARDO NA VIDA, BMO NA BATALHA

Panorama #CulturaSP apresenta “Bernardo na Vida, BMO na Batalha”. O documentário mostra como Bernardo Monteiro Oliveira, um menino brasiliense de 11 anos, se tornou fenômeno nas batalhas de rima e improviso na internet, com mais de 750 mil seguidores no Instagram e dois milhões de inscritos no YouTube. MC BMO, como é conhecido, é campeão…

PENSAR EM NADA

Panorama #CulturaSP apresenta “Pensar em Nada”, videoclipe da banda REX. Gravado no Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo, com produção de Tadeu Patolla, o clipe mostra as reflexões de alguém que escolhe se isolar do mundo, dos outros e de seus próprios pensamentos.

EM SÉRIE

Panorama #CulturaSP apresenta “Em Série”, um compilado de 16 vídeos de dança-teatro, entre eles quatro inéditos. Os clipes são resultado de uma pesquisa iniciada em 2016, a qual rendeu 100 produções sobre cotidiano e sua poesia, dores e humores. Os vídeos aqui podem ser entendidos como pequenas crônicas visuais, homenagens e críticas sociais.

CICATRIZ

Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo de dança “Cicatriz”. Sem o acolhimento de nossas casas e sem memórias de nossas primeiras fontes de referência, seríamos seres desenraizados; seres sem imaginação, porque sem história, e sem história, porque sem memória.

CRIATURAS INSTRUMENTOSAS EM: ANDARILHANTES

Panorama #CulturaSP apresenta “Criaturas Instrumentosas em: Andarilhantes”, uma videoperformance sobre máscaras sonoras e sua relação com os espaços da cidade. Essas máscaras, quando ativadas simultaneamente, também são animadas, constituindo assim um hibridismo entre artes plásticas, música e teatro. O pesquisador Adriano Castelo Branco, que desenvolve as máscaras-instrumentos, é artista visual, educador e construtor experimental de…

VIDEOPOESIA: O QUE É, QUEM FAZ?

Panorama #CulturaSP apresenta “Videopoesia: o que é, quem faz?”. Nesta palestra, a pesquisadora, poeta e artista visual Yasmin Bidim fala sobre videopoesia, prática artística que articula palavra poética e imagem em movimento. Bidim apresenta ainda exemplos de artistas contemporâneos que produzem essa arte e ensina os espectadores a produzir suas próprias videopoesias.

VIOLET SODA LIVE FAMILY MOB

Panorama #CulturaSP apresenta show da banda paulistana Violet Soda, no estúdio Family Mob, em São Paulo. A banda, que produz um som entre o grunge e o rock alternativo, executa nove músicas de seu repertório nessa sessão ao vivo. No programa, as canções “Candyman”, “Coffee”, “Take Me”, “Friends”, “Ashes”, “Black Lungs”, “Tangerine”, “Do It” e…

PAPO DE MESTRA

Panorama #CulturaSP apresenta “Papo de Mestra”, um programa que foi idealizado pela artista e pesquisadora Mara Rúbia, de São Luiz do Paraitinga, e que reúne entrevistas com três mestras da cultura popular brasileira. O objetivo principal do programa é colocar em foco as mulheres que estão à frente de grupos de cultura popular, grupos folclóricos…

O AVESSO DO ALTAR

Panorama #CulturaSP apresenta “O Avesso do Altar”. Este documentário, dirigido por Alexandre Manchini Jr., surge a partir da peça “A Fé que Acostumou a Falhar”, produção do Núcleo Arcênico de Criações, de São José do Rio Preto. Através de entrevistas com pensadores e membros do Núcleo, este curta tece um comentário crítico sobre o peso…

INTENSIDADES DA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA

Panorama #CulturaSP apresenta “Intensidades da Imagem Cinematográfica”. A professora universitária, crítica de cinema, curadora e pesquisadora Cyntia Calhado fala sobre a imagem em movimento, suas diferentes intensidades e por que algumas imagens se fixam, ou não, em nossa memória. Partindo de linguagens midiáticas que se mesclam a outras linguagens na imagem cinematográfica, Cyntia discute estratégias…

CAFÉ DAS CUMADI

Panorama #CulturaSP apresenta “Café das Cumadi”, um célebre encontro de cantoras e compositoras. Apresentada por Jacque Falcheti, essa nova temporada reúne Ananda Jacques, Danielle Domingos, Ana Malta, Marina Marchi, Andrea dos Guimarães e Morgana Kurmann. Neste episódio, além de clássicos dos repertórios das artistas, canções inéditas também são apresentadas.

AS PRESEPADAS DE DAMIÃO

Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo de rua “As Presepadas de Damião”, realizado no Parque da Cidade de São José dos Campos, durante a turnê “Damião faz anos” (ProAC 09/2017), em 2018. A peça conta a história de Damião, homem pobre e amigo da vadiagem, que tem seu destino transformado ao abrigar dois misteriosos e celestiais…

APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM O CELULAR

Panorama #CulturaSP apresenta “Olhar Remoto: Aprendendo a Fotografar com o Celular”. A fotógrafa Cristina Maranhão oferece esta aula virtual a quem quiser aprender conceitos básicos de fotografia e técnicas aplicadas à fotografia com câmera de celular. Dividida em três etapas, a aula trabalha conceitos de iluminação, enquadramento e, para finalizar, tratamento de imagem e o…

CARNAVAL DO INÍCIO AO FIM!

Panorama #CulturaSP apresenta “Carnaval do Início ao Fim”. Neste bate-papo, o carnavalesco Igor Carneiro apresenta a estruturação artística necessária para a construção de um desfile de escola de samba, desde a primeira ideia até a pós-produção do espetáculo. De modo descontraído e didático, Igor fala sobre enredo, desenhos, fantasias, alegorias e desfiles — tudo o…

ENTRE CHAPÉUS OU A REBELIÃO DE EVA

Panorama #CulturaSP apresenta “Entre Chapéus ou A Rebelião de Eva”. Este vídeo, que é parte palestra e parte leitura encenada, traz um aspecto menos conhecido de Machado de Assis. O escritor, conhecido por sua sagacidade, afiado senso crítico e por personagens femininas marcantes, também lança um olhar aguçado para os problemas e as estratégias das…

FIQUE EM VÍDEO

Panorama #CulturaSP apresenta “Fique em Vídeo“. Este conteúdo é composto de diversos vídeos curtos, gestados e produzidos nas condições de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19. Desde seu início, os vídeos foram concebidos para serem exibidos em plataformas digitais e têm como característica uma mescla de linguagens, com destaque para o movimento corporal, a…

COMO CRIAR MENTIRAS DE ARTISTAS?

Panorama #CulturaSP apresenta “Como Criar Mentiras de Artista?”, uma videopalestra ministrada pelo professor Fábio Fon. Inspirada no livro “Mentira de Artista: Arte (e Tecnologia) que nos Engana para Repensarmos o Mundo”, esta palestra discute as criações artísticas que ultrapassam o próprio status de obra e ganham um protagonismo na vida real, cotidiana, ajudando as pessoas…

ARTE NO MURO

Panorama #CulturaSP apresenta “Arte no Muro”. Graffiti, espaços urbanos e novos afetos: este documentário longa-metragem mostra uma São Paulo redescoberta e convida a todos a perceberem a velha cidade através dos olhos e das obras de importantes artistas paulistanos. Os artistas AKN, Gen Duarte, Ju Violeta, Onesto, Katia Suzue e Vermelho contam suas histórias com…

O POSTE

Panorama #CulturaSP apresenta o registro audiovisual do espetáculo “O Poste”, de Daniel Salvi. Além do espetáculo, o vídeo inclui um breve documentário sobre o processo de criação do espetáculo, com depoimentos dos artistas e da equipe envolvida.

4, 5, 4, 3…UM PASSO POR VEZ

Panorama #CulturaSP apresenta “4, 5, 4, 3…Um Passo por Vez”, um solo de Cynthia Margareth. De casa, no abismo de experimentar a produção artística online, Cynthia se desmonta em camadas, mostrando a origem de seus procedimentos como produtora. O solo se aproxima de uma “desmontagem cênica”, na medida em que busca revelar os caminhos percorridos…

O HOMEM ELEFANTE

Panorama #CulturaSP apresenta a peça “O Homem Elefante”. Encenada pela primeira vez em 1977, no Teatro Hampstead, em Londres, a obra é baseada em uma história real e conta a relação entre John Merrick, um homem mantido como atração de um circo de “aberrações”, e Frederick Treves, cirurgião do Hospital Real de Londres. Merrick, maltratado…

DESATANDO NÓS — DESBLOQUEANDO CRIATIVIDADES

Panorama #CulturaSP apresenta a oficina “Desatando Nós — Desbloqueando Criatividades”, que trata sobre o desbloqueio de processos criativos através de práticas artísticas e de conceitos ocidentais europeus ligados à criatividade. A oficina é ministrada por Audrey Hojda, multiartista e educadora com especialização em desenho infantil e criatividade. 

INICIAÇÃO AO DOCUMENTÁRIO AUTOBIOGRÁFICO

Panorama #CulturaSP apresenta “Iniciação ao Documentário Autobiográfico”, palestra online com a atriz Ana Cecília Costa, que é também bacharel em Cinema e Mestre em Comunicação e Semiótica. Nesta iniciação ao documentário autobiográfico, Ana fala sobre obras audiovisuais em que o artista aponta a câmera para si mesmo e, a partir de relatos íntimos, abrange temas…

COMO FALAR CONTRABAIXO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Panorama #CulturaSP apresenta “Como Falar Contrabaixo em Português Brasileiro”. O renomado contrabaixista Sidiel Vieira fala sobre a presença desse instrumento na cultura musical brasileira, partindo dos princípios históricos da chegada do contrabaixo ao Brasil, passando pela gradual independência dentro da orquestra até sua ascensão ao papel central na música popular. Sidiel Vieira executa e disseca…

O BANDIDO DA LUZ VERMELHA

Panorama #CulturaSP apresenta “O Bandido da Luz Vermelha”, filme brasileiro de 1968. Um misterioso e sedutor assaltante usa técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. Apelidado pela imprensa de “O Bandido da Luz Vermelha”, o criminoso porta sempre uma lanterna vermelha e conversa com suas vítimas, deixando as mulheres apaixonadas. Debochado e cínico,…

SE TEU CORAÇÃO PUDESSE VIAJAR, QUAL SERIA O TEU…

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Se Teu Coração Pudesse Viajar, Qual Seria o Teu…”. Trata-se de um registro-semente sobre o processo de pesquisa e criação do espetáculo “Os Minutos que se Vão com o Tempo”, que, desta vez, acontece em linhas de ônibus do transporte público, em diálogo com passageiros avisados e desavisados que estão…

CASA FLORESTA

Panorama #CulturaSP apresenta “Casa Floresta”. O documentário trata do desejo de Anderson Maurício e Tatiane Lustoza, organizadores do projeto “Casa Floresta”, de cultivar alimentos orgânicos no quintal de sua casa. Ambos falam sobre arar a terra, plantar sementes, cuidar dos alimentos e colhê-los. Falam ainda sobre os encontros que o projeto vem permitindo, as mudanças…

FIXAÇÃO

Panorama #CulturaSP apresenta “Fixação”. Dirigido e escrito por Kellen Casara, este curta de ficção mostra um dia incomum na vida de Carlos Machado. Sua rotina regrada é interrompida por algo aparentemente banal, mas que o segue durante todo o dia e o leva à beira de um ataque de nervos. Equilibrando-se na linha entre o…

ESPACIALIDADES E ESCRITURA NA CENA PERFORMATIVA CONTEMPORÂNEA

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Espacialidades e Escrituras na Cena Performativa Contemporânea”, que trata de um panorama de pesquisa sobre novas formas e campos da espacialidade cênica e visual no teatro performativo contemporâneo. O filme discute os territórios onde a arte das relações ganha novos significados, matizes e formas, além de refletir sobre como os…

TRAVESSIA

Panorama #CulturaSP apresenta “Travessia”. Produzida e narrada por Jeziel Paiva, compositor, multi-instrumentista e rabequeiro, esta palestra leva quem a assiste a uma viagem pela cultura popular brasileira. Jeziel fala desde a vinda dos colonizadores e as transformações causadas por sua presença até as diferentes manifestações por eles trazidas: poesia popular, música, dança, literatura, entre outras….

LORA

Panorama #CulturaSP apresenta “Lora”, curta-metragem documental que foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais, entre eles o É Tudo Verdade — Festival Internacional de Documentários; o Kinoforum, em São Paulo; e o Pöff Shorts, em Tallinn, na Estônia. Lora é uma mulher livre e plena de presença, que tem uma forma distinta de pensar…

CARTAS PARA CECÍLIA

Panorama #CulturaSP apresenta “Cartas para Cecília”. Cecília Lapa, mulher, idosa, nordestina e migrante, é personagem central deste documentário. Ela conta sua história por meio das cartas trocadas entre ela e seu marido, Constantino Caetanos dos Santos, durante seu namoro à distância, entre 1949 e 1951. O filme mostra um amor desnudado de idealizações, um diálogo…

RAINHA DO MARACATU

Panorama #CulturaSP apresenta entrevista com a Mestra Ana Maria de Miranda, conhecida como a “Rainha do Maracatu”. Sua história começa nas dependências da Unicamp, onde conhece Raquel Trindade, sua grande incentivadora, e passa pela Casa de Cultura Urucungos, em Campinas, da qual ainda faz parte. Aos 75 anos, Mestra Ana Maria de Miranda luta pela…

A CASA DE ALICE

Panorama #CulturaSP apresenta “Alice”. O longa-metragem, dirigido por Chico Teixeira, acompanha Alice, uma manicure de 40 anos que mora em São Paulo com sua mãe, seu marido e seus três filhos. O filme é um retrato de uma vida que já virou rotina, com personagens que compõem o imaginário coletivo de todo brasileiro: Dona Jacira,…

O PRÍNCIPE FELIZ

Panorama #CulturaSP apresenta “O Príncipe Feliz”. A peça, uma adaptação do conto homônimo de Oscar Wilde para o teatro de sombras, conta a história da mágica relação entre uma pequena andorinha e a estátua do Príncipe Feliz. Triste por testemunhar tanta feiúra do alto de seu pedestal, o Príncipe derrama suas lágrimas sobre a andorinha,…

KARIRI: TRAVESSIA DA CULTURA

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Kariri: Travessia da Cultura”. Este longa-metragem retrata, com cuidado e afeto, a condição atual dos mestres brincantes do Sertão do Cariri, mais precisamente da região metropolitana do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), no sul do Ceará. Além de documentar as apresentações dos principais folguedos populares que os mestres…

ENCONTRO BÃO

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário “Encontro Bão”. Seu Renô Martin, mestre de cultura popular de São Luiz do Paraitinga, é entrevistado pela produtora Rubia Konstantyni. A conversa transborda ancestralidade e menciona de tudo um pouco: desde Cavalhada e Folia de Reis até Dança de São Gonçalo e Calango. Neste “Encontro Bão”, a alegria de contar,…

A NOITE DOS PALHAÇOS MUDOS

Panorama #CulturaSP apresenta “A Noite dos Palhaços Mudos”. Com a missão de resgatar um companheiro que foi sequestrado por uma organização que quer exterminar a classe, dois palhaços mudos perambulam à noite. O filme, adaptado de uma história de Laerte, uma das maiores quadrinistas do Brasil, é uma fábula contemporânea, recheada de humor, contra a…

SPECTACULUM

Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem “Spectaculum”, um filme sobre a busca pela inocência e pela ingenuidade. Lupa é um homem solitário e cheio de manias que busca reviver seu passado, perdendo-se em suas memórias. O filme coloca o protagonista como metáfora obscura de todos nós, como um espelho em que o homem se reflete de…

VAMOS PASSEAR?

O Panorama #CulturaSP apresenta o show “Vamos Passear?”, com o grupo Cakarecos. Com músicas autorais como “Ai, que Tempo Bom”, “A Casa Está Cheia” e “Xô Preguiça”, além de brincadeiras que valorizam a inteligência e a corporalidade, o grupo Cakarecos dá oportunidade a crianças e adultos de vivenciar algo único, de rico teor cultural, garantindo…

UM NOVO MUNDO

Panorama #CulturaSP apresenta o concerto “Um Novo Mundo”. O projeto lança um repertório inédito, composto por seis obras de compositores brasileiros encomendadas especialmente para o Metassory Quarteto, formado por Sin Ae Lee (piano), Fernanda de Castro (flauta), Fernando Freitas (contrabaixo) e Caio Milan (bateria). O grupo é dono de um raro estilo que mistura a…

URBANIDADES

Panorama #CulturaSP apresenta “Urbanidades”, uma videoarte que propõe um outro olhar sobre a cidade a partir da elaboração de estudos de dança, vídeo e fotografia. São observados a trajetória do trem, os espaços arquitetônicos e as movimentações que há nos corpos da cidade, sejam eles de pessoas, sejam de animais ou de máquinas. As questões…

CORPO/LENTES — ATO I E ATO II

Panorama #CulturaSP apresenta “Corpo/Lentes — Ato I e Ato II”. Trata-se de um trabalho audiovisual de composição entre as formas midiáticas do vídeo e da fotografia e o corpo. Baseado em um estudo da arquitetura, da geometria, de texturas e sons, o enredo da trama ocorre a partir de experimentações abertas, que são improvisadas diante…

O TOURO

Panorama #CulturaSP apresenta o longa-metragem premiado “O Touro”. Quando o rei português Dom Sebastião perdeu a Batalha de Alcácer Quibir, seu corpo foi engolido pelas areias do Marrocos e desapareceu. Seu espírito, no entanto, organizou um exército que passou a explorar novas terras, até chegar ao Brasil. Na Ilha de Lençóis, no Nordeste do Brasil,…

ADELAIDE, AQUI NÃO HÁ SEGUNDA VEZ PARA O ERRO

Panorama #CulturaSP apresenta “Adelaide, Aqui Não Há Segunda Vez para o Erro”. O curta-metragem dirigido por Anna Zêpa se debruça sobre a ausência de rastros da escritora paulistana Adelaide Carraro, a mais lida escritora nas décadas de 1950 e 1960 no Brasil. A autora foi perseguida e censurada por escrever livros-denúncia sobre a elite e…

DO ESPETÁCULO À DESMONTAGEM: QUANDO AS FLORES CAEM

Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo “Quando as Flores Caem”. Em seguida,  Daniele Viola, atriz-sombrista e integrante da Cia. Libélulas, fala um pouco da história do teatro lambe-lambe, linguagem de produção de sentidos cênicos criada pelas nordestinas Ismine Lima e Denise Di Santos. Daniele fala também sobre o processo de criação da obra que dá nome…

ILUSTRANDO LIVROS

Panorama #CulturaSP apresenta a videoaula “Ilustrando Livros”, com Alberto de Stefano. O quadrinista ensina o processo de confecção de ilustrações para livros de literatura infantil. Detalhando cada etapa, Alberto parte de um esboço feito a lápis e utiliza as técnicas de aquarela, pastel seco e canetas na confecção da ilustração escolhida, mostrando como obter o…

MULHER DE FERRO

Panorama #CulturaSP apresenta “Mulher de Ferro”, peça teatral do Coletivo Cardinal Seis de Teatro. A vida de Patrícia Rehder Galvão, mais conhecida como Pagu, escritora, diretora, tradutora, desenhista, jornalista e militante brasileira, é contada por uma livre adaptação de sua autobiografia, “Paixão Pagu”, que perpassa desde sua adolescência até a maturidade.

TEMOS VAGAS

Panorama #CulturaSP apresenta um espetáculo de circo em que palhaços disputam uma vaga de emprego em um antigo circo. Com banda ao vivo, o espetáculo não é apresentado por meio da fala, aprofundando assim algumas características da Cia. Navega Jangada: linguagem não verbal e música como forma de narrativa.

STOP MOTION E ANIMAÇÃO

Panorama #CulturaSP apresenta uma videoaula sobre como fazer uma produção simplificada de animação stop motion, desde a concepção da história, passando pela confecção de bonecos, até a finalização editada.

EU, DRAG ISOLADA

Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem experimental “Eu, Drag Isolada”. O filme utiliza elementos de documentário para contar a história fictícia da drag queen Berê Star, que, durante a pandemia de Covid-19, atravessa o distanciamento social mergulhada em questões pessoais nada glamorosas, enfrentando solidão, medo e incertezas sobre sua vida pessoal e sua carreira. 

TEATRO IMERSIVO COMENTADO

Panorama #CulturaSP apresenta “Teatro Imersivo Comentado”. Explicando sobre teatro imersivo e os tipos de interação com o público, Adriana Câmara, diretora do Núcleo Teatro de Imersão, analisa o processo de criação e produção de “Tio Ivan” e “As Palavras da Nossa Casa”, espetáculos produzidos pelo Núcleo que exemplificam o teatro imersivo, itinerante e “site specific”….

CONFLUÊNCIAS, COM GRUPO RETRATO BRASILEIRO

Panorama #CulturaSP apresenta o show “Confluências”, com Grupo Retrato Brasileiro. Com Gabriel Peregrino no vibrafone, Guilherme Saka na guitarra e Théo Fraga no contrabaixo, o show conta com formação instrumental inovadora e contagiante. O grupo executa arranjos de caráter híbrido, fazendo que os ritmos de tradições populares, a música camerística e a espontaneidade do jazz…

CIRCO LANDO: O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA

Panorama #CulturaSP apresenta “Circo Lando: O Maior Espetáculo da Terra”. A peça da Cia. Fábrica de Sonhos conta a história de Tito e Federico Formiga Lando, mais conhecidos como irmãos Lando, e suas tentativas de manter viva a cultura circense. A história começa no momento em que Tito, responsável pela administração do circo da família,…

O QUE É E COMO FAZER UM MOODBOARD

Panorama #CulturaSP apresenta a videoaula “O que é e como fazer um moodboard”. A aula é um passo a passo, em quatro partes, da elaboração de um moodboard: contextualização, importância, utilização e exemplos práticos para uma melhor compressão. 

JORNADA DA HEROÍNA

Panorama #CulturaSP apresenta “Jornada da Heroína”. Este longa-metragem documental traça um paralelo entre a “Jornada do Herói”, conceito de jornada cíclica amplamente descrito pelo antropólogo Joseph Campbell, em seu livro “O Herói de Mil Faces”, e a história de vida de três mulheres. O filme questiona mitos, arquétipos do feminino e demonstra como as etapas,…

INICIAÇÃO

Panorama #CulturaSP apresenta “Iniciação”. Inspirada nas várias iniciações pelas quais Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, atravessa na sua vida sexual, política e artística, a videoarte apresenta criações de pequenos solos gestuais a partir de iniciações das vidas dos/das artistas do vídeo. Essas criações, que dialogam com a biografia de Pagu, impactam-nos como forma de reflexão…

EMTRIO AO VIVO NO ESTÚDIO

Panorama #CulturaSP apresenta “EMTrio ao vivo no estúdio”. O trio, que leva as iniciais de Eduardo Machado, compositor e baixista, é composto ainda por Gil Reis (teclado) e Marcio Bahia (bateria). Juntos, os músicos apresentam um repertório autoral com sonoras melodias, lindas harmonias e um ritmo empolgante, envolvendo o público em um jogo dinâmico de…

OBSERVATÓRIO, DANÇA E ARQUITETURA

Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem “Observatório, Dança e Arquitetura”. Neste filme, o Núcleo Pausa se apresenta em dois espaços públicos da cidade de São Paulo: o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e o Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP). No CCSP, os integrantes do Núcleo são corpos que contrastam com os visitantes do…

AS HISTÓRIAS QUE NÃO TERMINAM

Panorama #CulturaSP apresenta “As Histórias que não Terminam”. Este longa-metragem documental acompanha Paula, uma paulistana contadora de histórias, em sua viagem por algumas cidades mineiras. Enquanto viaja, Paula troca experiências com as populações locais e coleta histórias. O filme busca mostrar que poesia e realidade estão bem mais próximas do que se costuma imaginar.

MÚSICA SERVE PARA ISSO

Panorama #CulturaSP apresenta “Música Serve pra Isso”, um documentário sobre a banda “Os Mulheres Negras”, originada na década de 1980. Formada por André Abujamra e Maurício Pereira, a polêmica banda se intitulava “a terceira menor big band do mundo”. O grupo gravou os álbuns “Música e Ciência”, em 1988, e “Música Serve pra Isso”, em…

PADRONAGENS DE PAPEL

Panorama #CulturaSP apresenta “Padronagens de Papel”. Nesta videoaula, Reg Coimbra detalha o processo de criação de esculturas de papel em padronagens vazadas. Com exercícios teóricos e práticos, Reg instiga a produção de imagens gráficas autorais e ensina a criar um painel plano e um módulo em 3D. Uma vez concluídos, ambos podem ser utilizados de…

MEMÓRIAS DE UM LUGAR — SOLIDÃO

Panorama #CulturaSP apresenta “Memórias de um Lugar — Solidão”. Trata-se de uma peça de teatro lambe-lambe em formato audiovisual, com depoimento da idealizadora sobre seu processo criativo. A trama aborda o sentimento da solidão através da arte minimalista e do teatro de animação. Com dramaturgia autobiográfica, a peça aborda ainda a relação entre a família…

MICHI — CAMINHOS

Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem experimental “Michi — Caminhos”. O filme retrata o percurso das transmutações da vida por meio de dois momentos distintos de uma personagem agonizante. O uso da técnica “stop motion” fortalece a narrativa. Se, num primeiro momento, a personagem é submissa, carregada de cansaço e sofrimento nas ruínas de uma cidade…

JANELA DA MENTE

Panorama #CulturaSP apresenta “Janela da Mente”. O curta-metragem de suspense explora a mente humana e suas armadilhas em tom que intercala comicidade e desespero. Ao pensar que está sendo ameaçada por um motoqueiro misterioso, a personagem mergulha no pânico criado por sua própria imaginação. Sem se valer de palavras, a autora, Nina Ximenes, apostou na…

MEMENTO MORI ONLINE

Panorama #CulturaSP apresenta “Memento Mori Online”. O Memento Mori é a lembrança da morte, a terrível consciência da finitude que nos define como espécie. Dos sussurros dessa voz nas trevas, nasce a ficção de horror como a conhecemos: ensaios para a morte. A Companhia da Sombra abraça a iconografia do horror gótico do século XIX,…

RUBINATA

Panorama #CulturaSP apresenta “Rubinata”. A animação curta-metragem faz uma homenagem poética a João Rubinato, mais conhecido por todos como Adoniran Barbosa. O compositor, letrista, poeta e cantor, que nasceu em Valinhos, em 6 de agosto de 1910, e faleceu em 23 de novembro 1982, tem em seu trabalho uma das maiores expressões da cultura paulistana….

ELEIÇÕES

Panorama #CulturaSP apresenta o documentário longa-metragem “Eleições”. É época de eleições para o grêmio estudantil, e secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e as tensões entre as chapas revelam…

WORKCHOPP: 30 ANOS DE INDEPENDÊNCIA

Panorama #CulturaSP apresenta “Workchopp: 30 Anos de Independência”. A banda de rock independente “Velhas Virgens” celebra seus 35 anos de carreira com uma palestra musical. As músicas escolhidas representam todas as fases da banda e, fieis à irreverência e ao amor pelo sexo e por um chopinho, Velhas Virgens conta anedotas, algumas engraçadas outras nem…

SAMBA DE RODA NEGA DUDA

Panorama #CulturaSP apresenta “Samba de Roda Nega Duda”. Ducineia Cardoso, conhecida como Nega Duda, presenteia o público com seu timbre encorpado e doce e com uma apresentação banhada de ancestralidade, simplicidade e cuidado estético. Acompanhada das sambadeiras Roberta Viana e Marcia Izzo e por uma seção de percussão de responsa, Nega Duda faz soar o…

FÁBULAS REAIS

Panorama #CulturaSP apresenta “Fábulas Reais”, um documentário poético. Esta obra inspira-se no universo e na estrutura dos contos de fada clássicos para revelar a magia e o encanto da vida de personagens reais, de carne e osso. Entre narrativa, filmagem e linguagem de cordel, histórias de mulheres agentes de suas próprias vidas recebem intervenção de…

UMA PEQUENA ABORDAGEM DA ILUMINAÇÃO CÊNICA PARA PAIS E FILHOS

Panorama #CulturaSP apresenta “Uma Pequena Abordagem da Iluminação Cênica para Pais e FIlhos”. Essa breve aula sobre a história da iluminação cênica foi pensada de maneira lúdica, com o intuito de ser palatável tanto para o público adulto quanto para o público infantil. Explorando recursos caseiros e outros mais técnicos, Mauricio Mateus demonstra o resultado…

FESTA DO PIJAMA

Panorama #CulturaSP apresenta “Festa do Pijama”. Quem não está com saudades de participar de uma festa? Biga faz aniversário e comemora com uma festa do pijama virtual! Ela e sua amiga Mica contam a história do leão Praxedes, que se achava o sabichão e queria mandar em todo mundo, até que uma coisa muito estranha…

O CUSCUZ NO PANO DE PRATO E OUTRAS HISTÓRIAS

Panorama #CulturaSP apresenta “O Cuscuz no Pano de Prato — Quase Cordel! Quase Cuscuz!”.  Edu Brisa, seguindo a receita de Maria Madalena, sua mãe, ensina o passo a passo de como fazer cuscuz em um pano de prato. Entre versos de cordel e em meio à montagem do prato — primeiro os secos, depois os…

DIA DE FAXINA

Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo circense “Dia de Faxina”. A palhaça Sonarca quer fazer uma faxina para depois se deliciar com uma maravilhosa refeição. Mas, para a infelicidade dela, o palhaço Belinha aparece para bagunçar tudo. Ele está sempre pronto para brincar, sujar e causar a maior confusão, gerando uma batalha entre os dois. 

AMOR POST MORTEM

Panorama #CulturaSP apresenta “Amor Post Mortem”. Tem o amor data de validade? Ele segue o corpo que jaz ou se perpetua na memória dos vivos? Este documentário curta-metragem sugere uma resposta de imensa delicadeza a essas perguntas ao entrevistar duas viúvas cubanas e ao registrar suas histórias. Em ambos os testemunhos, percebemos a certeza do…

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS: ARTE EM MULTIFACES

Panorama #CulturaSP apresenta “Arte em Multifaces”, uma oficina prática acompanhada de depoimentos, realizada pelo artista plástico e fotógrafo artístico José Américo Pedroso Marques de Oliveira, o Zeka Marques. Sua casa é uma galeria de arte, onde coleciona obras adquiridas de vários artistas, além de suas incontáveis obras autorais. Sua busca por materiais alternativos, como galhos…

SHIBORI E A MAGIA DO IMPREVISÍVEL

Panorama #CulturaSP exibe “Shibori e a Magia do Imprevisível”, uma oficina de criação estética a partir da “shibori”, técnica japonesa de tingimento em tecidos, também conhecida como “tie-dye” ou “batik”. Melissa Nascimento, atriz e figurinista, ensina, com estilo e simplicidade, a variação “irashi shibori”, tingimento por amarração do pano, e “itajime shibori”, tingimento por dobramento…

PREZÊNITE

Panorama #CulturaSP apresenta “Prezênite”. O curta-metragem, uma videoarte étnica de Jeff Teles, intercala fotografias com vídeo para conduzir o espectador a uma viagem pelo tempo do agora. Ecoando a estética dos documentários experimentais “Koyaanisqatsi” “Powaqqatsi” e “Naqoyqatsi”, do diretor e produtor Godfrey Reggio, com trilha de Phillip Glass, “Prezênite” é um lapso, um rabisco, o…

PRODUÇÃO DE VIDEOCLIPES DE BAIXO ORÇAMENTO

Panorama #CulturaSP apresenta a palestra “Produção de Videoclipes de Baixo Orçamento”, oferecida pelo Coletivo Couple of Things. Formado pelo diretor Leo Longo e pela roteirista Diana Boccara, o duo fez de sua experiência com videoclipes uma metodologia. Com mais de 100 clipes realizados, tanto dentro quanto fora do Brasil, Leo Longo e Diana Boccara compartilham…

HENRIQUES

Panorama #CulturaSP apresenta o espetáculo infanto-juvenil “Henriques”, da Cia. Vagalum Tum Tum. Vencedor do prêmio APCA 2016 de Melhor Espetáculo com Texto Adaptado e eleito o Melhor Espetáculo Infantil de 2016 pelo Guia da Folha, “Henriques”, uma adaptação das obras “Henrique IV” e “Henrique V”, de William Shakespeare, conta a história do príncipe Henrique, jovem…

AULA DE DESENHO BÁSICO

Panorama #CulturaSP apresenta a videoaula de desenho básico com o professor Douglas Ferreira. Nesta aula, qualquer pessoa pode se aventurar. Você pode usar lápis 2B, lápis colorido, papel e borracha ou até mesmo algum aplicativo de desenho da sua preferência. Douglas, através do uso de formas geométricas básicas, faz uma introdução ao desenho de personagens…

OBRA FILHA: DANILO MORAES AO VIVO

Panorama #CulturaSP apresenta “Obra Fiha”, show acústico do cantor e compositor Danilo Moraes. Em formato voz e violão, Danilo canta 16 canções de sua autoria, algumas compostas em parceria com Zeca Baleiro, Chico César e Paulo César Carvalho. O show, gravado em um estúdio, em maio de 2017, conta com a participação especial de Lenna…

DESCOBERTA TEATRAL

Panorama #CulturaSP apresenta a videoaula “Descoberta Teatral”. Roseli Martinelly conta sua experiência de 29 anos como iluminadora, detalha a estrutura de uma sala de teatro e lista os profissionais ligados ao meio e suas responsabilidades. Voltando sua atenção para a iluminação, Roseli explica, em detalhes, o equipamento utilizado na produção de luz para a cena,…

A LIVRE INTERPRETAÇÃO DE CONTOS DA ATUALIDADE E SUA FUNÇÃO EMPÁTICA NA INFANCIA

Panorama #CulturaSP apresenta “A Livre Interpretação de Contos da Atualidade e sua Função Empática na Infância”. A videoaula, organizada por Sheila Rocha, arte-educadora, pedagoga, professora e curiosa, indica os pontos positivos e negativos do uso da tecnologia pelas crianças, o que se tornou mais frequente durante a pandemia. A professora fala também sobre a importância…

BISTRÔ

Panorama #CulturaSP apresenta o curta-metragem “Bistrô”. Em uma sala de jantar de paredes com tijolos à mostra, um homem vestido de preto liga a vitrola e serve dois pratos enquanto uma música inebriante preenche o ambiente e completa a atmosfera já saturada. Sentado à mesa, um outro homem encara o anfitrião. Enquanto um come e…

PUBLIQUE SEU LIVRO: DA CRIAÇÃO À VENDA

O Panorama #CulturaSP apresenta a videoaula “Publique seu Livro: da Criação à Venda”. O editor e escritor Wilson Pailo explica, passo a passo, desde a criação de um livro até seu lançamento no mercado. De modo claro e objetivo, Pailo fala sobre a documentação necessária para se registrar o manuscrito, como entrar em contato com…

ANAÏS NIN À FLOR DA PELE

“Anaïs Nin à Flor da Pele” retrata parte da vida e da obra de Anaïs Nin, escritora francesa consagrada pelos diários íntimos e pela literatura erótica feminina. A peça aborda a relação de Anaïs com a escrita, a influência da psicanálise em seu trabalho, seus duplos, suas viagens entre Paris e Nova Iorque, além de…

SUSSURROS DE CINEMA: SHERLOCK JR.

Resgatando a tradição das antigas salas de projeção, o show “Sussurros do Cinema” homenageia a chegada do cinema ao Brasil. Nessa época, as ruas da Cinelândia, no Rio de Janeiro, eram ocupadas por regionais do choro, e os filmes tinham trilha sonora tocada ao vivo por uma orquestra de câmara. Aqui, o filme “Sherlock Jr.”,…

O SONHO DE GREICE KELLY

“O Sonho de Greice Kelly” é uma adaptação audiovisual do causo caiçara “Greice Kelly”, de Neide Palumbo. Neste causo, Eulália conta sobre sua filha, Rosinha, que, desde criança, queria ser bailarina. Rosinha, aos 15 anos, abandona a vida caiçara e vai a Santos atrás de seu sonho. Contudo, na venda local, corria um boato de…

LARA E O PÁSSARO NA TELA

O longa-metragem infantil “Lara e o Pássaro na Tela” conta a história de Lara e de sua irmã mais nova, Cora. Ao testemunhar Cora adoecendo de tristeza, Lara embarca em uma aventura pelo jardim de sua casa, em busca do Pássaro Azul. Pelo caminho, a menina conhece a brisa, a árvore, o gato e a…

O SOM DOS SINOS

O documentário mineiro “O Som dos Sinos” permite uma imersão pelo universo simbólico da fé, do tempo e das cidades onde reverbera o som dos sinos de Minas Gerais. Os sineiros, do alto das torres, aprendem como comunicar mortes, partos, incêndios, horários sacros e missas. O filme é uma representação da experiência religiosa no cotidiano…

HISTÓRIAS DE MARABAIXO

“Histórias de Marabaixo” é um documentário longa-metragem sobre o Marabaixo, a principal manifestacão cultural do povo negro amapaense. O documentário traz histórias “roubadas” da realidade através dos “Ladrões de Marabaixo”, na voz de artistas e grupos locais. O Marabaixo é reconhecido como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil.  

MÃOS NA TERRA

“Mãos na Terra” é uma exposição virtual de Soraya Montanheiro. A exposição traz 20 fotos produzidas por Soraya em diferentes regiões do Brasil. A mostra estabelece uma relação de equilíbrio entre o homem e a Terra, destacando que cultivo e preservação do meio ambiente não são atividades excludentes.

O ARQUITETO E O IMPERADOR DA ASSÍRIA

Com direção de Leo Antunes, a peça “O Arquiteto e o Imperador da Assíria” conta a história de dois homens em uma ilha isolada: um, sobrevivente de um acidente aéreo; o outro, nativo da ilha e dotado de poderes sobrenaturais. A sós, distantes do mundo, ilhados em um espaço imaginário, essas duas figuras criam relações…

A[R]MAR

Duas pessoas rememoram a casualidade de um encontro no metrô de uma grande cidade. Peça a peça, elas compõem um jogo para recapitular os fatos que os levaram até ali, na tentativa de reconstruir o percurso e vislumbrar novas possibilidades juntos. A partir desses dois olhares, ELE e ELA criam um ciclo vicioso de regras…

HISTÓRIAS QUE MINHA AVÓ CONTAVA

“Histórias que Minha Avó Contava” é um espetáculo inspirado nas memórias de Dolores Rico Apparício, avó de Ademir Apparício Júnior. A peça nos convida a entrar na casa da avó e a ouvir as histórias que ela contava. Tais histórias perpassam sua infância e adolescência, a forma como conheceu seu companheiro, o avô de Ademir,…

CARTAS PARA MIM MESMO

“Cartas para mim mesmo”, esta dança-depoimento em formato de filme, é sobre as cartas endereçadas a si mesmo, ao seu amigo, à sua família, à sociedade. É principalmente sobre aquelas cartas que nos levam a uma reflexão sobre o suicídio. A respeito delas nascem constatações sobre tempo, autocuidado, amor, empatia, fé e simplicidade. “Cartas para…

A PELE GRITA

A intervenção artística “A Pele Grita” explora elementos e possibilidades da dança breaking e do graffiti para abordar questões relacionadas ao feminicídio. O compromisso das artistas é apresentar, através da arte urbana, o grito das muitas mulheres caladas pela violência e abordar o cotidiano de medo que vivenciam nos inúmeros espaços públicos e privados.

BLUES NA FLORESTA

O espetáculo “Blues na Floresta — Salvando a Natureza” conta a história dos heróis do grupo Blues na Floresta, que buscam refúgio na natureza para poder produzir, com tranquilidade, seu novo disco. Na floresta, eles entram em contato com os seres míticos do folclore nacional, como a Cuca, o Boitatá, o Curupira, o Saci, entre…

SONHOS PARA VESTIR

Aquilo que cabe na boca cabe num dia? Neste curto espaço de tempo em que estamos, quais são os sonhos para fazer? Partindo dessas perguntas, “Sonhos para Vestir”, com direção de Vera Holtz, texto e atuação de Sara Antunes, propõe uma reflexão poética e lúdica sobre as palavras. A peça transcorre no tempo do devaneio,…

FOLCLORE DIGITAL

Propondo interatividade, Folclore Digital apresenta ao público informações e curiosidades sobre o folclore por meio de uma experiência audiovisual. Por meio da obra desenvolvida em animação quadro a quadro, VJ Suave apresenta narrativas lúdicas e educativas, mesclando arte e conhecimentos sobre nosso patrimônio cultural.

A DESUMANIZAÇÃO

Cultura em Casa apresenta “Desumanização”. Adaptada da obra homônima do premiado autor luso-angolano, artista plástico e cantor Valter Hugo Mãe, “Desumanização” retrata a luta íntima de uma mulher em busca de sua identidade e integridade, de um espaço para sua existência em contraponto à perda de sua irmã gêmea.

COMO EXPLICAR

“Como Explicar” é um show com músicas de compositores do Vale do Paraíba. Carol Capucho Trio é composto pela jovem cantora Carol Capucho; seu pai, Claudio Capucho, na voz e no violão; e, como convidado, Júlio Capucho, na bateria. Os músicos e parentes apresentam um show inspirador, que fala da vida cotidiana e do amor.

ADVERSO

Cultura em Casa apresenta, pela primeira vez em formato audiovisual, “Adverso”, solo de dança criado, dirigido e interpretado por Diane Ichimaru, uma das fundadoras da Confraria de Dança. O solo de Diane tem música original do compositor, arranjador e pianista Rafael dos Santos. O espetáculo rendeu o prêmio de Melhor Criadora-Intérprete à Diane Ichimaru pela…

FRONTEIRAS, COM ČAO LARU

Cultura em Casa apresenta a banda itinerante franco-brasileira Čao Laru. Após mais de 200 shows, passando por 20 estados brasileiros e uma turnê em cinco países da Europa em 2019, Čao Laru faz o show de encerramento do seu terceiro disco, Fronteiras.

SEM PENA

Cultura em Casa apresenta o documentário “Sem Pena”, que tem como foco a realidade da população carcerária brasileira, hoje a quarta maior do mundo. “Sem Pena” revela o verdadeiro inferno da vida nas prisões ao expor as entranhas do sistema de justiça do País, demonstrando como a morosidade, o preconceito e a cultura do medo…

NÃO ESTÁVAMOS ALI PARA FAZER AMIGOS

Cultura em Casa apresenta o documentário “Não Estávamos ali para Fazer Amigos”. Escrito e dirigido por Miguel de Almeida e Luiz R. Cabral, o documentário lança um olhar sobre os anos finais da ditadura militar brasileira, mesclada à explosão da cultura urbana manifestada por um inovador jornalismo cultural. O surgimento dessa imprensa permite ao mundo…

(FÉ) MENINA

Cultura em Casa apresenta o espetáculo “(Fé) Menina”, realizado pelo coletivo de dança contemporânea À Margem. O grupo é formado por 5 mulheres que pautam sua pesquisa coletiva nos gestos cotidianos de corpos marginais e/ou invisibilizados, bem como no universo que os rodeia, interferindo diretamente neste gestual.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content