Literatura Contada

Dia da Língua Portuguesa - 05/11

+ episódios

PATROA, ALEMÃO E MULHER-MARAVILHA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura da história “Patroa, Alemão e Mulher-Maravilha”, do livro “Quando me Descobri Negra”, de Bianca Santana. Além de escritora, Bianca é jornalista, professora e militante feminista. “Quando me Descobri Negra”, seu primeiro livro de literatura, é dividido em três partes: “Do que Vivi”, “Do que Ouvi” e “Do que Pari”. O…

O LIVRO DE RECEITAS DE DONA BENTA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de “O Livro de Receitas de Dona Benta”, parte da obra “Sobre-Viventes!”, de Cidinha da Silva. Com perspicácia e lucidez, Cidinha coloca o dedo na ferida e aponta o racismo. 

NÃO VOU MAIS LAVAR OS PRATOS

A mediadora Tatiane Phauloz fala um pouco sobre a artista Cristiane Sobral e lê uma de suas poesias mais famosas: “Não Vou Mais Lavar os Pratos”. 

OS INVISÍVEIS E O DICIONÁRIO

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de “Os Invisíveis e o Dicionário, parte do livro “Histórias da Preta”, escrito por Heloisa Pires de Lima. As histórias da Preta contam sobre um povo que veio para o Brasil à força. Homens, mulheres e crianças foram arrancados de suas terras e tiveram que trabalhar como escravos. Perderam toda…

O KÃWÉRA

“O Kãwéra” é um dos contos de assombração que integra a obra “Murũgawa: Mitos, Contos e Fábulas do Povo Maraguá”, do escritor indígena amazonense Yaguarê Yamã. No vídeo, o mediador Thiago, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura do conto em mais um capítulo da série “Literatura Contada”, realizada pela Fundação Cultural de…

O PROTETOR DAS ÁRVORES

“O Protetor das Árvores: a Origem da Lenda do Pai do Mato” é uma das narrativas que fazem parte da obra “A Árvore de Carne e Outros Contos”, dos escritores Lia Minapoty e Yaguarê Yamã, indígenas do povo maraguá. O mediador Thiago Correa, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura da história em…

OS CALÇÕES VERDES DO BRUNO

A mediadora Tatiane Phauloz lê o conto “Os Calções Verdes do Bruno”, parte do livro “Os da Minha Rua”, do poeta e escritor angolano Ondjaki. O conto se passa em uma escola em Luanda, onde se percebe uma drástica mudança em um dos alunos, Bruno. Parece que ele está apaixonado… Será um primeiro amor correspondido? 

ANHANGABAÚ

“Anhangabaú: o Rio da Assombração” é um dos textos que fazem parte do livro “Crônicas de São Paulo: um Olhar Indígena”, do escritor Daniel Munduruku. O mediador Thiago Correa, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura da crônica em mais um capítulo da série “Literatura Contada”, realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

IAUARETÊ E O JABUTI

“Iauaretê e o Jabuti” é uma das fábulas que compõem o livro “As Fabulosas Fábulas de Iauaretê”, escrito por Kaká Werá Jecupé, índio de origem tapuia e especialista na cosmovisão tupi-guarani, além de escritor, terapeuta e fundador do Instituto Arapoty. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultura de Curitiba.

IDENTIDADE INDÍGENA

O mediador Thiago, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura do poema “Identidade Indígena”, que faz parte da obra “Metade Cara, Metade Máscara”, da escritora indígena Eliane Potiguara.

ZAÍTA ESQUECEU DE GUARDAR OS BRINQUEDOS

O mediador Thiago lê o conto “Zaíta Esqueceu de Guardar os Brinquedos”, que faz parte da obra “Olhos d’Água”, da escritora brasileira Conceição Evaristo.

QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de trechos da obra “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus.

A ORIGEM DO BEIJA-FLOR

O mediador Thiago, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura do mito “A origem do beija-flor”, um dos textos presentes na obra “Murũgawa: Mitos, Contos e Fábulas do Povo Maraguá”, do escritor indígena Yaguarê Yamã. 

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content