Literatura Contada

+ episódios

MANO, A NOITE ESTÁ VELHA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de trechos de “Mano, a Noite Está Velha”, obra do escritor paranaense Wilson Bueno. Publicado apenas após a morte do autor, o texto parece fazer um acerto de contas com todos e com tudo. De tonalidade autobiográfica, o narrador parece conversar com seu irmão morto. Memórias de…

OS CALÇÕES VERDES DO BRUNO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Os Calções Verdes do Bruno”. O conto integra o livro “Os da Minha Rua”, do poeta angolano Ondjaki. O escritor mostra, com delicadeza, como um novo amor que ainda não se sabe correspondido ou negado pode inspirar um aluno de uma escola em Luanda a muito…

“OS INVISÍVEIS” E “O DICIONÁRIO”

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Os Invisíveis” e “O Dicionário”, extraídos do livro “Histórias da Preta”, de Heloisa Pires Lima, escritora, graduada em Psicologia e Doutora em Antropologia Social. Em “Os Invisíveis”, Heloísa questiona o papel a que os negros estão confinados nas narrativas dominantes. Já em “O Dicionário”, a autora…

O CACTO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “O Cacto”, de Manuel Bandeira, poeta recifense que ajudou a pensar e concretizar o modernismo brasileiro. Nesta obra, Bandeira iguala a vegetação intrinsecamente brasileira a imponentes figuras gregas, para reimaginar o impacto de um acontecimento passível de desinteresse. O mediador de leitura Leandro Toporowicz apresenta este…

PATROA, ALEMÃO E MULHER MARAVILHA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Patroa, Alemão e Mulher Maravilha”. Parte da obra “Quando me Descobri Negra”, da escritora, professora, jornalista e militante feminista Bianca Santana, estes pequenos textos descrevem as facetas do racismo no Brasil. A mediadora de leitura Ana Vaz se apoia nas palavras de Bianca e provoca os…

CONTOS E LENDAS DA EUROPA MEDIEVAL

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “Contos e Lendas da Europa Medieval”. A mediadora Alana Albinati escolhe um conto de fantasia para nos fazer viajar para outros mundos e outros tempos. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

AH, SE A GENTE NÃO PRECISASSE DORMIR

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “Ah, se a Gente não Precisasse Dormir”, de Keith Haring, artista norte-americano conhecido pelos seus desenhos, que combinavam grafite com pop art. Neste vídeo, apresentamos um resumo da biografia desse ícone dos anos 1980 e algumas obras presentes no livro, que contam com a interpretação de…

JOÃO BOBO

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “João Bobo”. Uma história sem autoria definida, passada de geração em geração, ela é aqui adaptada por Ana Maria Machado, que a compila com outras nove para compor o livro “Obras à Brasileira — Volume 1”. A versão de Ana Maria Machado é lida pela mediadora…

POEMAS PARA LER NA ESCOLA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de poemas diversos de Roseana Murray, prestigiada poeta e escritora de obras infantojuvenis. A mediadora de leitura Alana Albinati navega pelas diferentes temáticas exploradas por Roseana. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

LOST IN TRANSLATION

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta o texto “Lost in Translation”. A mediadora de leitura Ana Vaz seleciona algumas palavras do livro da autora e ilustradora Ella Frances Sanders. Em “Lost in Translation”, Ella compila várias palavras de idiomas diversos para criar uma obra divertida que lembra o leitor das limitações e da beleza da…

“AS TRÊS PALAVRAS MAIS ESTRANHAS” E “VIETNÔ

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura dos poemas “As Três Palavras Mais Estranhas” e “Vietnã”, da poetisa polonesa Wisława Szymborska, ganhadora do Nobel de Literatura em 1996. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

ESTRANHA HOSPITALIDADE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta o conto “Estranha Hospitalidade”. Nem tudo o que parece é! Às vezes, uma simples visita pode ser um pesadelo. Já pensou na possibilidade de uma linguiça visitar um chouriço? Confira mais uma das histórias maravilhosas dos Irmãos Grimm! Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela…

CIDADES INVISÍVEIS II

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta “Cidades Invisíveis II”. Esta é a segunda parte da leitura feita por Leandro Toporowicz da obra “As Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino. O mercador veneziano Marco Polo narra ao grande Kublai Khan sua visita a Adelma, cidade onde a morte, em uma espécie de suspensão, embaralha-se com a vida….

A BELA CATARINA E PIF PAF POLTRIE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do conto “A Bela Catarina e Pif Paf Poltrie”, uma história sobre um pedido de casamento diferente dos que costumam aparecer nos contos de fadas. O conto é de autoria dos Irmãos Grimm, autores de clássicos como “João e Maria”, “Branca de Neve” e “A Gata Borralheira”….

A DONA RAPOSA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “A Dona Raposa”. O mediador Ali Freyer conta a história de um vaidoso raposo que, ​​suspeitando que sua mulher lhe era infiel, resolve testá-la e deixá-la cair em tentação. Este conto faz parte da obra “Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos”, dos Irmãos Grimm, e é recontado…

A PARTIDA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “A Partida”. O mediador Francisco Lobo conta a história de um jovem que busca sua liberdade e deseja conhecer a cidade grande, mas acredita que, para isso, deve apartar-se dos cuidados de sua avó, os quais julga exagerados. O conto “A Partida” faz parte do livro…

HAROUN E O MAR DE HISTÓRIAS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta o conto “Haroun e o Mar de Histórias”, que narra a trajetória de Rashid, um grande contador de histórias profissional. Depois de um infeliz acontecimento, Rashid perde o dom da palavra e, junto de seu filho Haroun, embarca em uma grande aventura em busca do Mar de Histórias, o…

AS CIDADES INVISÍVEIS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta um trecho de “As Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino, lido por Leandro Toporowicz. Neste famoso romance, Kublai Khan, imperador mongol do século XIII, só consegue acessar os próprios domínios por meio das narrativas de seus embaixadores, em especial Marco Polo, o mercador veneziano. Este vídeo faz parte da série…

NINGUÉM É INOCENTE EM SÃO PAULO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta o conto “Ninguém É Inocente em São Paulo”, escrito por Ferréz, um expoente da literatura marginal, e lido por Alana Albinati. Neste livro de contos, o autor revela o cotidiano trágico, patético e, por vezes, cômico da periferia. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela…

O SENHOR KORBES

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do conto “O Senhor Korbes”, que narra a desventurada visita de uma galinha e um frango a um senhor que não os esperava. Este senhor passa por alguns reveses na companhia de seus visitantes. A obra “Contos maravilhosos, infantis e domésticos”, dos Irmãos Grimm, reúne mais de…

A ÁRVORE DOS DESEJOS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do conto “A Árvore dos Desejos”, parte do livro “Outras Novas Histórias Antigas”, de Rosane Pamplona. A mediadora Kely Medeiros conta a história de um homem que se acha sem sorte e que, ao tentar se suicidar, é confrontado por um senhor de longas barbas brancas. A…

POESIA E MÚSICA: 100 ANOS DE ELIZETH CARDOSO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta “Poesia e Música: 100 anos de Elizeth Cardoso”. A mediadora Kely Medeiros faz um convite a conhecer um pouco da história da cantora Elizeth Cardoso, por meio de uma das canções que ela interpretou ao longo de sua carreira, “Naquele Mesa”, agora trazida de volta à tona no álbum…

TCHAU

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura do conto “Tchau”, da escritora pelotense Lygia Bojunga, publicado em 1984. Transitando entre o realismo e o fantástico, “Tchau” conta a história da pequena Rebeca, uma garotinha que precisa lidar não só com a separação dos pais, mas também com a partida de sua mãe, que sai…

O NOSSO MUNDO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta “O Nosso Mundo”, poema de Florbela Espanca, lido por Kely Medeiros. O texto fala sobre beber a vida como um fino vinho, amar acima de tudo, amar juntos. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

A VIAGEM DE PALHA, BRASA E FEIJÃO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta o conto “A Viagem de Palha, Brasa e Feijão”, dos Irmãos Grimm, lido por Ali Freyer. A história conta, de modo lúdico e inventivo, o porquê da existência do umbiguinho do feijão. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

CRISTINA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Cristina”. Este conto, que compõe o livro “Aquela Água Toda”, do escritor João Anzanello Carrascoza, fala do turbilhão que a primeira paixão causa, cujo pulso irrefreável é magistralmente imprimido através da pontuação que o autor utiliza. A leitura fica por conta da mediadora Daniele Rosa. Este…

MORTE DO LEITEIRO

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura do poema “Morte do Leiteiro”, de Carlos Drummond de Andrade, por Leandro Toporowicz. Este poema tem uma das principais características dos clássicos: a capacidade de se atualizar para as gerações seguintes. Sua leitura, ainda hoje, se faz tão pertinente quanto na época da sua publicação, em 1945, durante…

VOVÓ VIGARISTA

A Fundação Cultural Curitiba apresenta o conto “Vovó Vigarista”, de David Walliams, lido por Leandro Toporowicz. A avó de Ben até parece aquelas vovozinhas das histórias infantis, mas ela esconde uma vida cheia de perigo e aventura. Depois desta história, você nunca mais vai pensar nas vovós como antes.

A GUERRA NÃO TEM ROSTO DE MULHER

A Fundação Cultural Curitiba apresenta um trecho da obra literária “A Guerra não Tem Rosto de Mulher”, de Svetlana Aleksiévitch, lido por Sueelem Witsmiszyn. Ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura de 2015, a autora apresenta linhas impactantes, apaixonantes e fundamentais de um capítulo importante da história da humanidade, que também foi escrito por mulheres.

O SANTO E A PORCA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta um trecho da obra “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, lida por Alana Albinati e Sueelem Witsmiszyn. A peça conta a história de Eurico Arabé, mais conhecido como Euricão Engole-Cobra, um homem um tanto “mão de vaca” que tem devoção por Santo Antônio e muito apreço pela…

NINGUÉM SABE O QUE É UM POEMA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta trechos de “Ninguém Sabe o que é um Poema”, de Ricardo Azevedo, lidos por Tatiane Phauloz e Thiago Correa. No vídeo, os mediadores fazem a narração dos poemas “Joaquim e Maria”, “Gosto Muito de Rimar”, “Só com Meu Umbigo” e “Apaga a Luz”.  O escritor e ilustrador Ricardo Azevedo…

SOZINHOS

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura da crônica “Sozinhos”, de Luís Fernando Veríssimo, mediada por Leandro Toporowicz. Você já viu um escritor que pede ao leitor que não o leia? Estranho, não é? Mas é mais ou menos isso o que se passa nesta história com toques de suspense. 

NO MEIO DO CAMINHO

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura do poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Publicado pela primeira vez em 1928, na Revista de Antropofagia, o poema aborda os obstáculos que as pessoas encontram na vida, metaforizados pelas pedras. “No Meio do Caminho” é talvez o mais conhecido poema de Drummond, artista modernista que…

SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura do poema “Seiscentos e Sessenta e Seis”, de Mário Quintana. Publicado em 1980 como parte da obra “Esconderijos do Tempo”, e mais conhecido sob o título “O Tempo”, o poema apresenta um eu-lírico que confessa ter vivido preocupado com o tempo e, por essa razão, ter perdido de vista sua…

BERIMBAU

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de poemas do livro “Berimbau e Outros Poemas”, de Manuel Bandeira, com ilustrações de Graça Lima. A mediadora de leitura Alana Albinati interpreta alguns dos poemas mais conhecidos do poeta pernambucano, obras que evocam infância, brincadeiras ao livre e liberdade. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada…

O ELEFANTE

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura do poema “O Elefante”, de Carlos Drummond de Andrade, com mediação de Leandro Toporowicz. Este poema faz parte do livro “A Rosa do Povo”, publicado em 1945. Trata-se da obra politicamente mais explícita de Drummond, na qual o eu-lírico reflete sobre a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos…

MANUAL DE INSTRUÇÕES

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura de “Manual de Instruções”, parte da obra “Histórias de Cronópios e de Famas”, uma coletânea de narrativas curtas, originalmente publicada em 1962. É comum lermos manuais de instruções para montar um móvel ou para saber como utilizar um aparelho eletrônico corretamente; contudo, já se perguntou se você chora…

OS TRÊS JACAREZINHOS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Os Três Jacarezinhos”, de Helen Ketteman, por Tatiane Phauloz. Acompanhe as aventuras de três jacarezinhos que saem de casa para viver por conta própria em um pântano. Cada um deles constrói sua casa com um material diferente, porém qual será a casa forte o suficiente para…

O BARQUEIRO DA MORTE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “O Barqueiro da Morte”, que compõe a obra “Rremembranças da Menina de Rua Morta Nua e Outros Livros”. A narrativa do escritor Valêncio Xavier transita entre o autobiográfico, o fantástico e o policial, sem nunca se fixar em um deles. O autor cria uma linguagem própria…

ANTES DE NASCER O MUNDO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de trechos da obra “Antes de Nascer o Mundo”. O livro do ficcionista moçambicano Mia Couto conta a história de Silvestre e seus dois filhos, Mwanito e Ntunzi, além do Tio Aproximado e do serviçal Zacaria, cinco almas apartadas das gentes e cidades do mundo, que vivem…

RITA RITINHA RITONA

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura do conto “Rita Ritinha Ritona”, de Dalton Trevisan, um dos grandes autores contemporâneos da literatura brasileira. O pano de fundo das suas histórias é sua cidade-natal, Curitiba, onde seus personagens vivem cenas da vida cotidiana, desastres do amor, violência urbana, infernos particulares. Em “Rita Ritinha Ritona”, Trevisan narra,…

HISTÓRIA PORTO-ALEGRENSE

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura do conto “História Porto-Alegrense”, realizada pela mediadora Kely Medeiros. Este vídeo é um convite a conhecer a obra do autor brasileiro Moacyr Scliar, cuja escrita levanta inúmeras interrogações, com respostas que surgem no meio do caminho, e desvela a outra face das coisas, das pessoas e dos acontecimentos….

CHOVE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Chove”. Composto por Ana Cristina César, poeta carioca, este poema emprega a metáfora da chuva para falar de tudo o que acontece ao nosso redor, tudo o que parece inevitável e óbvio, mas desperta o inesperado em cada um. A leitura é feita pela mediadora Daniele…

ARVORÃÃÃO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do poema “Arvorããão”, do autor acreano Francisco Gregório Filho, cuja obra é repleta de recordações de infância e memórias afetivas. Como uma ode à mangueira, a seu fruto delicioso e ao prazer de comungar com a natureza, o poema evoca o prazer de uma infância arejada pela…

UMA VIDA AO LADO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do conto “Uma Vida ao Lado”, da escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti. A obra, que transcende as possibilidades do real com uma narrativa impactante e múltiplas possibilidades de leitura, fala de vidas conjugadas: um morador ruidoso é percebido pelo vizinho, que, aos poucos, sente cada vez mais afeto…

CARTAS DE MEU AVÔ

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura do poema “Cartas de Meu Avô”, de Manuel Bandeira. O poeta tece, de maneira musical, carinhosa e eloquente, a relação afetuosa entre seus avós, que revela outras facetas de suas vidas e juventude. Publicado em 1917, no livro “Cinzas das Horas”, o poema apresenta rimas nas formas…

OS SESSENTA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta o conto “Os Sessenta”, que integra o livro “Restou o Cão e Outros Contos”, de Lívia Garcia-Roza, psicanalista e escritora carioca. Lido com muito bom humor por Ali Freyer e Sueelen Witsmiszyn, o conto suscita reflexões sobre a passagem do tempo e as angústias nascidas de construções sociais de…

O MENINO GATO E O GATO MENINO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do conto “O Menino Gato e o Gato Menino”, do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Esta história fala da parceria entre um pequeno menino e um pequeno gato que crescem juntos e, assim, vivem de tal maneira que um se torna o outro, e o outro…

SE EU FOSSE EU

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Se Eu Fosse Eu”, da grande escritora Clarice Lispector. A história compõe a obra “A Descoberta do Mundo”, livro que reúne crônicas publicadas semanalmente entre os anos de 1967 e 1973. Nesta crônica, lida por Leandro Toporowicz, a personagem reflete sobre o que acontece quando ela…

SE OS TUBARÕES FOSSEM HOMENS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de um trecho da obra “Se os Tubarões Fossem Homens”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. De 1926 a 1956, Brecht elaborou pequenas histórias que giram em torno de um certo Sr. Keuner, que muitos estudiosos veem como uma espécie de alter-ego do escritor. “Se os Tubarões Fossem…

DIÁRIO DE PILAR NO EGITO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta um trecho do livro “Diário de Pilar no Egito”, de Flávia Lins e Silva, lido por Alana Albinati. Nesta dica de leitura, vamos juntos conhecer as aventuras de Pilar; seu mais que amigo, Breno; e seu fiel companheiro, Samba.

PAI, PAI

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de um trecho do livro “Pai, Pai”, de João Silvério Trevisan. O mediador Thiago Correa lê uma passagem do capítulo “Meu Rio Jordão” e apresenta alguns dados sobre a obra e a trajetória do autor. 

TRADUZIR-SE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do poema “Traduzir-se”, de Ferreira Gullar. A obra apresenta um eu-lírico consciente de si, que se fragmenta para se entender, que se define por partes ao buscar o todo, a identidade. A leitura do poema fica a cargo de Kely Medeiros. Este vídeo faz parte da série…

A BUROCRACIA/3

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “A Burocracia/3”, conto que integra a obra “O Livro dos Abraços”. A mediadora Tatiane Phauloz fala um pouco sobre o autor uruguaio Eduardo Galeano, considerado um dos autores mais prestigiados da América Latina. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural…

A LENDA DAS CATARATAS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura da “Lenda das Cataratas”, uma das histórias que compõem o folclore paranaense. Vívidos no imaginário da região, as lendas e os contos populares enriquecem as tradições e dão cor à história de seu povo. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural…

INDIZÍVEL

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Indizível”, poema que integra o livro “Todo Implícito”, de Luci Collin. Neste poema, lido por Kely Medeiros, a autora tece uma série de questionamentos sobre a distância entre o fazer e o conquistar, o caminhar e o chegar, o viver e o existir. Este vídeo faz…

GRANDE SERTÃO: VEREDAS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de um trecho de “Grande Sertão: Veredas”. Escrito por Guimarães Rosa, escritor e diplomata brasileiro, o romance é considerado uma das mais importantes obras da literatura brasileira do século XX. Leandro Toporowicz lê um trecho em que Riobaldo, o personagem-narrador, relata um pouco da ambiguidade do seu…

RETRATO FALANTE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Retrato Falante”. O poema compõe a obra “Vaga Música”, de Cecília Meireles, e é lido por Kely Medeiros. No poema, Cecília metaforiza o ambiente de uma sala, que recebe visitas e abriga encontros e desencontros, para falar da vida. Utilizando-se de musicalidade e ritmo, o poema…

CALIGRAFIA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do conto “Caligrafia”, de Assionara Souza. A obra compõe a coletânea “Translações: Literatura em Trânsito”. A autora, com tons sombrios e doloridos, compartilha, de modo lírico, o vazio e a dor de suas protagonistas, tratando de relações familiares e do silêncio da mulher nesse contexto. Quem lê…

DAS PEDRAS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta o poema “Das Pedras”, da poeta goiana Cora Coralina, lido por Kely Medeiros. Cora Coralina fala das pedras como dificuldades e empecilhos em seu caminho como poeta e mulher. Com a sutileza e a elegância que lhe são peculiares, a autora supera as pedras com pedras-versos, que cunha com…

O CORAÇÃO DELATOR

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do conto “O Coração Delator”, do autor e poeta estadunidense Edgar Allan Poe. Escrito em 1843, o conto é um dos mais conhecidos de Poe. A obra é um monólogo dramático sobre o que é real ou imaginário, sobre a sanidade e a loucura. A narrativa vai…

FLOR, FLORES, FERRO RETORCIDO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Flor, Flores, Ferro Retorcido”, de Natália Borges Polesso, escritora, tradutora e Doutora em Teoria da Literatura. A leitura desta obra, que trata de curiosidade, descoberta e de intolerância, acontece em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Com um tom de ingenuidade infantil, a obra nos…

AS VIAGENS DE GULLIVER

A Fundação Cultural Curitiba apresenta “As Viagens de Gulliver”, do escritor irlandês Jonathan Swift, lida por Aly Freyer. No trecho escolhido para apresentar este célebre romance satírico, acompanhamos a chegada de Gulliver ao país de Liliput depois de uma intensa tempestade no mar. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação…

A MORTE E O ESTALAJADEIRO

Em “A Morte e o Estalajadeiro”, conto que compõe a obra “Contos de Morte Morrida”, do autor Ernani Ssó, um dono de uma pousada tenta barganhar com a Morte para que ela o deixe viver mais. No livro, Ernani Ssó explora as facetas da Morte de maneira lúdica, com humor seco e leveza, tom perceptível…

PEQUETITO

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura de “Pequetito”, de Neil Philip. Há muitos e muitos séculos, crianças do mundo inteiro ouvem histórias sobre príncipes encantados, objetos mágicos, animais falantes, bruxas perversas e fadas maravilhosas. O livro “Volta ao Mundo em 52 Histórias”, com histórias procedentes de 33 países, oferece uma visão abrangente dos temas…

POESIAS DE HILDA HILST

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura de duas poesias da autora Hilda Hilst, pela mediadora de leitura Tatiane Phauloz. Hilda Hilst foi uma ficcionista, cronista, dramaturga e poeta brasileira, considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de…

DANÇANDO COM O MORTO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Dançando com o Morto”. O conto faz parte da obra “Sete Histórias para Sacudir o Esqueleto”, de Angela Lago (1945–2017), escritora e ilustradora mineira. O livro reúne sete histórias de assombração que a autora costumava ouvir quando criança, em Minas Gerais. Ali Freyer, ator, diretor de…

DIA DE SÃO NUNCA À TARDE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura do primeiro capítulo de “Dia de São Nunca à Tarde”, de Roberto Drummond. A obra narra um incidente inesperado no internato do Colégio São Francisco, no interior mineiro — incidente este motivado pelos irmãos gêmeos Gabriel e Gabriela, que desejam trocar de vida um com o outro….

BIRUTA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Biruta”, de Lygia Fagundes Telles, por Ali Freyer. O conto narra a relação entre um menino órfão, explorado pela família que o acolheu, e seu cachorro. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

UMA GALINHA

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura do conto “Uma Galinha”, de Clarice Lispector. O conto narra a fuga de uma galinha pouco antes de ser morta para o almoço de domingo, acontecimento que funciona como alegoria para os questionamentos existenciais e a poesia em prosa tão característica da escrita de Clarice. A mediação…

O REI QUE QUERIA ALCANÇAR A LUA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “O Rei que Queria Alcançar a Lua”, de Heloisa Prieto. O livro, lançado pela Companhia das Letrinhas, em 1997, conta com ilustrações de Daniel Kondo e apresenta 30 narrativas folclóricas e mitológicas de épocas e países diversos. Neste vídeo, Ali Freyer conta uma história do Caribe,…

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “O Assassino Era o Escriba”. A obra faz parte do livro “Toda Poesia”, de Paulo Leminski (1944–1989), escritor, poeta, tradutor e professor curitibano. Neste curto poema, Leminski brinca com o conteúdo das aulas de Português e narra a divertida e fatídica história de um professor. É…

LUMBIÁ

A Fundação Cultural Curitiba apresenta a leitura de “Lumbiá” pelo mediador Thiago Correa. Este conto faz parte do livro “Olhos D’Água”, de Conceição Evaristo, linguista e escritora mineira considerada uma das autoras mais influentes do pós-modernismo no Brasil. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

AS BRUXAS

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “As Bruxas”, de Roald Dahl, por Daniele Rosa. Neste vídeo, é apresentada uma grande descoberta sobre as bruxas: será que elas são mesmo como a gente imagina? O vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

AZUL É A COR MAIS QUENTE

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Azul é a Cor Mais Quente”, por Alana Albinati. Escrita pela autora francesa Julie Maroh, a esta graphic novel conta a história de Clémentine e Emma. Com esta leitura, Alana Albinati celebra o dia 19 de Agosto, dia Nacional do Orgulho Lésbico. O vídeo faz parte…

OS PESTES

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de um trecho da obra “Os Pestes”, de Roald Dahl (1916–1990), autor britânico conhecido mundialmente por obras como “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Matilda”. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

PATROA, ALEMÃO E MULHER-MARAVILHA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura da história “Patroa, Alemão e Mulher-Maravilha”, do livro “Quando me Descobri Negra”, de Bianca Santana. Além de escritora, Bianca é jornalista, professora e militante feminista. “Quando me Descobri Negra”, seu primeiro livro de literatura, é dividido em três partes: “Do que Vivi”, “Do que Ouvi” e “Do que Pari”. O…

O LIVRO DE RECEITAS DE DONA BENTA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de “O Livro de Receitas de Dona Benta”, parte da obra “Sobre-Viventes!”, de Cidinha da Silva. Com perspicácia e lucidez, Cidinha coloca o dedo na ferida e aponta o racismo. 

NÃO VOU MAIS LAVAR OS PRATOS

A mediadora Tatiane Phauloz fala um pouco sobre a artista Cristiane Sobral e lê uma de suas poesias mais famosas: “Não Vou Mais Lavar os Pratos”. 

OS INVISÍVEIS E O DICIONÁRIO

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de “Os Invisíveis e o Dicionário, parte do livro “Histórias da Preta”, escrito por Heloisa Pires de Lima. As histórias da Preta contam sobre um povo que veio para o Brasil à força. Homens, mulheres e crianças foram arrancados de suas terras e tiveram que trabalhar como escravos. Perderam toda…

O KÃWÉRA

“O Kãwéra” é um dos contos de assombração que integra a obra “Murũgawa: Mitos, Contos e Fábulas do Povo Maraguá”, do escritor indígena amazonense Yaguarê Yamã. No vídeo, o mediador Thiago, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura do conto em mais um capítulo da série “Literatura Contada”, realizada pela Fundação Cultural de…

O PROTETOR DAS ÁRVORES

“O Protetor das Árvores: a Origem da Lenda do Pai do Mato” é uma das narrativas que fazem parte da obra “A Árvore de Carne e Outros Contos”, dos escritores Lia Minapoty e Yaguarê Yamã, indígenas do povo maraguá. O mediador Thiago Correa, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura da história em…

OS CALÇÕES VERDES DO BRUNO

A mediadora Tatiane Phauloz lê o conto “Os Calções Verdes do Bruno”, parte do livro “Os da Minha Rua”, do poeta e escritor angolano Ondjaki. O conto se passa em uma escola em Luanda, onde se percebe uma drástica mudança em um dos alunos, Bruno. Parece que ele está apaixonado… Será um primeiro amor correspondido? 

ANHANGABAÚ

“Anhangabaú: o Rio da Assombração” é um dos textos que fazem parte do livro “Crônicas de São Paulo: um Olhar Indígena”, do escritor Daniel Munduruku. O mediador Thiago Correa, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura da crônica em mais um capítulo da série “Literatura Contada”, realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

IAUARETÊ E O JABUTI

“Iauaretê e o Jabuti” é uma das fábulas que compõem o livro “As Fabulosas Fábulas de Iauaretê”, escrito por Kaká Werá Jecupé, índio de origem tapuia e especialista na cosmovisão tupi-guarani, além de escritor, terapeuta e fundador do Instituto Arapoty. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultura de Curitiba.

IDENTIDADE INDÍGENA

O mediador Thiago, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura do poema “Identidade Indígena”, que faz parte da obra “Metade Cara, Metade Máscara”, da escritora indígena Eliane Potiguara.

ZAÍTA ESQUECEU DE GUARDAR OS BRINQUEDOS

O mediador Thiago lê o conto “Zaíta Esqueceu de Guardar os Brinquedos”, que faz parte da obra “Olhos d’Água”, da escritora brasileira Conceição Evaristo.

QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA

Contação #CulturaEmCasa apresenta a leitura de trechos da obra “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus.

A ORIGEM DO BEIJA-FLOR

O mediador Thiago, da Casa da Leitura Jamil Snege, faz a leitura do mito “A origem do beija-flor”, um dos textos presentes na obra “Murũgawa: Mitos, Contos e Fábulas do Povo Maraguá”, do escritor indígena Yaguarê Yamã. 

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content