Pinacoteca de São Paulo

Mais Pinacoteca de São Paulo

FOTOGRAFIA E CINEMA

Cultura em Casa apresenta “Fotografia e Cinema”. Thyago Nogueira conversa com Ricardo Mendes, Thiago Gil, Eduardo Morettin e Denilson Lopes sobre aspectos da fotografia e do cinema brasileiro. Este é o sétimo encontro do ciclo “1922: Modernismos em debate”, evento resultante da parceria da Pinacoteca de São Paulo com o Museu da Imagem e do…

ARTES DO COTIDIANO

Cultura em Casa apresenta “Artes do Cotidiano”. Rodrigo Queiroz conversa com Amanda Reis, Joana Mello e Paulo Garcez sobre as intersecções entre arquitetura, artes gráficas e Art Nouveau com o projeto moderno brasileiro. O debate trata ainda dos discursos nacionalistas que emergiram durante o modernismo e os desdobramentos políticos e ideológicos decorrentes daqueles discursos. Esta…

FUTURO E PASSADO: LEGADOS PARA O PATRIMÔNIO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Futuro e Passado: Legados para o Patrimônio”. Neste debate, o tema do patrimônio é tratado a partir das vivências de Mário de Andrade na música e das coleções de arte negra, além da “descoberta”, por um grupo de modernistas, da obra de Aleijadinho. 

POLÍTICAS DO MODERNISMO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Políticas do Modernismo”. Neste encontro, Raul Antelo, Carlos Sandroni, Leandro Pereira Gonçalves e Tadeu Chiarelli debatem sobre as interseções entre cultura e política nas primeiras décadas do século XX.

OUTRAS CENTRALIDADES

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Outras Centralidades”. A curadora Fernanda Pitta conversa com os convidados sobre a necessidade de reparação histórica na comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Divino Sobral, Gênese Andrade, Marcelo Campos e Paula Ramos falam do Nordeste e sua vitalidade cultural,…

ARTES INDÍGENAS: APROPRIAÇÃO E APAGAMENTO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Artes Indígenas: Apropriação e Apagamento”. A curadora Fernanda Pitt media o debate sobre produção artística indígena e conversa com Denilson Baniwa, Lúcia Sá, Patrícia Bueno Godoy e Magda Pucci sobre colonialismo, antropofagia, domínio e apropriação cultural. A interpretação em Libras fica a cargo…

LANÇAMENTO DOS PROGRAMAS DE FOMENTO 2022 DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Governo de de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, lança em 13 de abril de 2022, o maior programa de fomento à cultura da história do Estado. São cinco programas de fomento articulados e complementares: ProAC Expresso Editais, ProAC Expresso ICMS, #JuntospelaCultura,  Difusão Cultural e Cultura Viva SP. É…

IDENTIDADE COMO PROBLEMA

Neste encontro do ciclo “1922: Modernismos em Debate”, os convidados discutem (e desconstroem) a noção de que o modernismo teria resgatado a negritude do apagamento cultural, promovendo a descoberta de um Brasil profundo e autêntico. Dilatando as fronteiras paulistas da Semana de Arte Moderna, os convidados discutem ainda sobre o modernismo no Norte e no…

CULTURAS URBANAS

Como relativizar os conceitos europeus de modernismo e modernidade para rever a estigmatização das culturas periféricas? Esta é uma das questões em pauta neste encontro do ciclo “1922: Modernismos em Debate”. Neste debate, os convidados justapõem as reformas urbanas realizadas no Rio de Janeiro, em 1922, e as propostas estéticas da Semana de Arte Moderna…

O POPULAR COMO QUESTÃO

As questões que envolvem o tratamento da arte popular e da arte erudita por gerações modernistas é um dos temas em pauta neste encontro do ciclo “1922: Modernismos em Debate”. Também são abordadas as culturas africanas e afro-brasileiras como fatores cruciais para a modernização artística no Brasil, além das ideias de tradição em Gilberto Freyre…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content