Museu Índia Vanuíre

Mais Museu Índia Vanuíre

MOVIMENTO E EXPRESSÃO

Marisa Ébano, militante do movimento negro, produtora cultural e empresária, apresenta a história das danças afro-brasileiras e africanas. Ela comenta essa manifestação cultural que faz parte da nossa essência humana e a expressa no corpo ao som de “A Baiana Deu Sinal”, da cantora Nega Duda. É pra ver, ouvir e deixar tremer as estruturas…

A DANÇA COMO REPRESENTAÇÃO DAS CULTURAS INDÍGENAS DO OESTE PAULISTA

A dança está para a natureza humana assim como a brasa está para a fogueira. O Museu Índia Vanuíre reuniu vários povos indígenas do Oeste Paulista, como as etnias Kaingang, Krenak, Terena e Guarani-Nhandewa, e compilou as demonstrações das danças  que fazem parte de sua ancestralidade.

SEXUALIDADE E LUTA LGBTQIA+

Wesley, cientista social, pesquisador e presidente do coletivo Tibira, fala sobre sexualidade, identidade de gênero e ressalta a luta da população LGBTQIA+ ao longo dos anos. Em seu depoimento, Wesley resgata a história que aconteceu em 1614 quando, no Maranhão, um indígena foi morto por manter relações homoafetivas. Ele conta também, entre outras histórias, o…

DEPOIMENTO DE TIAGO DE OLIVEIRA NHANDEWA

Cultura em Casa, em parceria com o Museu Índia Vanuíre, apresenta o depoimento de Tiago de Oliveira Nhandewa. Indígena da etnia Guarani-Nhandewa da aldeia T. I. Araribá, Tiago traz sua visão sobre o artista José Lanzellotti que, por meio do desenho, representou diversas culturas no século XX.

DEPOIMENTO DE TAKAO KAWAKAMI

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta, como parte do Projeto História Oral, o quadro “A Voz da Memória”. Recolhendo depoimentos pessoais sobre personagens ligados à história da cidade de Tupã, o Museu celebra os 92 anos de existência do município paulista. Aqui, Takao Kawakami conta sobre seu avô, imigrante japonês que veio para…

IMIGRANTES JAPONESES

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes japoneses…

IMIGRANTES ÁRABES

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes árabes…

IMIGRANTES PORTUGUESES

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes portugueses…

IMIGRANTES ITALIANOS

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes italianos…

A FUNÇÃO DO CACIQUE NA ALDEIA

Analú Lipú Félix e o cacique Jazone de Camilo, ambos da Aldeia Ekeruá (Terra Indígena Araribá), contam curiosidades sobre os afazeres tanto do cacique da aldeia quanto do cacique da dança, bem como sua importância para o povo indígena.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content