Índia Vanuíre

Mais Índia Vanuíre

DEPOIMENTO DE TAKAO KAWAKAMI

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta, como parte do Projeto História Oral, o quadro “A Voz da Memória”. Recolhendo depoimentos pessoais sobre personagens ligados à história da cidade de Tupã, o Museu celebra os 92 anos de existência do município paulista. Aqui, Takao Kawakami conta sobre seu avô, imigrante japonês que veio para…

IMIGRANTES JAPONESES

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes japoneses…

IMIGRANTES ÁRABES

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes árabes…

IMIGRANTES PORTUGUESES

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes portugueses…

IMIGRANTES ITALIANOS

O Governo do Estado de São Paulo e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre lançam este vídeo em comemoração aos 92 anos do município de Tupã, apresentando ainda “Tupã Plural”, exposição de longa duração sobre imigrantes de diversos países, suas histórias e sua contribuição para a formação do município. Aqui, destacam-se os imigrantes italianos…

A FUNÇÃO DO CACIQUE NA ALDEIA

Analú Lipú Félix e o cacique Jazone de Camilo, ambos da Aldeia Ekeruá (Terra Indígena Araribá), contam curiosidades sobre os afazeres tanto do cacique da aldeia quanto do cacique da dança, bem como sua importância para o povo indígena.

FANTOCHE DE CURUPIRA

O Museu Índia Vanuíre ensina a produzir um fantoche do Curupira, figura do folclore brasileiro. Entidade das matas, o Curupira é um moleque de cabelos compridos e vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás.

PORTA-CANETAS DE BUMBA MEU BOI

A educadora Gabriela ensina a confeccionar um porta-canetas com materiais recicláveis, representando o Bumba Meu Boi, folguedo típico das regiões Norte e Nordeste do país, especialmente no estado do Maranhão. Figura mitológica nas mais diversas culturas, o boi era visto por escravos negros e indígenas como companheiro de trabalho, símbolo de força e resistência. 

VEM QUE TE CONTO UM CONTO: CONTO JAPONÊS

Érica Saito conta uma história sobre a cultura japonesa. O projeto “Vem que te Conto um Conto” oportuniza a diversos públicos, por meio de histórias contadas, a difusão e a ampliação de conhecimentos diversos, partindo da premissa de que ouvir histórias possibilita aguçar a memória cultural e afetiva.

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DO MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

O Núcleo de Educação do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre expõe seu olhar quanto ao futuro das ações do museu, buscando refletir sobre seu desenvolvimento e reimaginar a conexão com os diversos públicos. O evento faz parte da 19ª Semana Nacional de Museus, gerida pelo Ibram. Trata-se de uma temporada cultural que objetiva intensificar…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content