Fundação Cultural de Curitiba

Mais Fundação Cultural de Curitiba

MANO, A NOITE ESTÁ VELHA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de trechos de “Mano, a Noite Está Velha”, obra do escritor paranaense Wilson Bueno. Publicado apenas após a morte do autor, o texto parece fazer um acerto de contas com todos e com tudo. De tonalidade autobiográfica, o narrador parece conversar com seu irmão morto. Memórias de…

OS CALÇÕES VERDES DO BRUNO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Os Calções Verdes do Bruno”. O conto integra o livro “Os da Minha Rua”, do poeta angolano Ondjaki. O escritor mostra, com delicadeza, como um novo amor que ainda não se sabe correspondido ou negado pode inspirar um aluno de uma escola em Luanda a muito…

“OS INVISÍVEIS” E “O DICIONÁRIO”

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Os Invisíveis” e “O Dicionário”, extraídos do livro “Histórias da Preta”, de Heloisa Pires Lima, escritora, graduada em Psicologia e Doutora em Antropologia Social. Em “Os Invisíveis”, Heloísa questiona o papel a que os negros estão confinados nas narrativas dominantes. Já em “O Dicionário”, a autora…

O CACTO

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “O Cacto”, de Manuel Bandeira, poeta recifense que ajudou a pensar e concretizar o modernismo brasileiro. Nesta obra, Bandeira iguala a vegetação intrinsecamente brasileira a imponentes figuras gregas, para reimaginar o impacto de um acontecimento passível de desinteresse. O mediador de leitura Leandro Toporowicz apresenta este…

PATROA, ALEMÃO E MULHER MARAVILHA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de “Patroa, Alemão e Mulher Maravilha”. Parte da obra “Quando me Descobri Negra”, da escritora, professora, jornalista e militante feminista Bianca Santana, estes pequenos textos descrevem as facetas do racismo no Brasil. A mediadora de leitura Ana Vaz se apoia nas palavras de Bianca e provoca os…

O COLAR DE DIAMANTES

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura do conto “O Colar de Diamantes”, de Guy de Maupassant, com a mediação da leitura feita por Ali Freyer. Este autor é um importante nome da literatura mundial. Nascido da França do século XIX, Guy Maupassant, deixou extensa obra incluindo romances, peças de teatro e os mais…

CONTOS E LENDAS DA EUROPA MEDIEVAL

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “Contos e Lendas da Europa Medieval”. A mediadora Alana Albinati escolhe um conto de fantasia para nos fazer viajar para outros mundos e outros tempos. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

AH, SE A GENTE NÃO PRECISASSE DORMIR

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “Ah, se a Gente não Precisasse Dormir”, de Keith Haring, artista norte-americano conhecido pelos seus desenhos, que combinavam grafite com pop art. Neste vídeo, apresentamos um resumo da biografia desse ícone dos anos 1980 e algumas obras presentes no livro, que contam com a interpretação de…

JOÃO BOBO

A Fundação Cultura de Curitiba apresenta a leitura de “João Bobo”. Uma história sem autoria definida, passada de geração em geração, ela é aqui adaptada por Ana Maria Machado, que a compila com outras nove para compor o livro “Obras à Brasileira — Volume 1”. A versão de Ana Maria Machado é lida pela mediadora…

POEMAS PARA LER NA ESCOLA

A Fundação Cultural de Curitiba apresenta a leitura de poemas diversos de Roseana Murray, prestigiada poeta e escritora de obras infantojuvenis. A mediadora de leitura Alana Albinati navega pelas diferentes temáticas exploradas por Roseana. Este vídeo faz parte da série “Literatura Contada”, iniciativa realizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content