Novidades da Semana

FOTOGRAFIA E CINEMA

Cultura em Casa apresenta “Fotografia e Cinema”. Thyago Nogueira conversa com Ricardo Mendes, Thiago Gil, Eduardo Morettin e Denilson Lopes sobre aspectos da fotografia e do cinema brasileiro. Este é o sétimo encontro do ciclo “1922: Modernismos em debate”, evento resultante da parceria da Pinacoteca de São Paulo com o Museu da Imagem e do…

PIPA LUKE E GUILHERME AWAZU

Cultura em Casa apresenta Pipa Luke e Guilherme Awazu, convidados do terceiro vídeo do projeto Residências SP Modernistas, da SP Escola de Teatro. Pipa Luke é artista circense, equatoriana, especializada em bambolê e graduada em Produção Audiovisual, com habilitação em Produção, Direção, Cinema e Televisão. Guilherme Awazu é integrante e cofundador da Trupe Baião de…

CIA. PÉ NO MUNDO

Cultura em Casa apresenta a Cia. Pé no Mundo, com Cláudia Nwabasili e Roges Doglas, convidados do segundo vídeo do projeto Residência SP Modernistas, da SP Escola de Teatro. Os bailarinos e coreógrafos falam um pouco de si e performam coreografia original na sede da SP Escola de Teatro, no Brás. O projeto Residências destaca…

EM SILÊNCIO

Cultura em Casa apresenta “Em Silêncio”, videoclipe oficial da banda Androids. O grupo foi vencedor do Festival Canta SP no ano de 2020, festival idealizado pelo Memorial da América Latina com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

ARTES DO COTIDIANO

Cultura em Casa apresenta “Artes do Cotidiano”. Rodrigo Queiroz conversa com Amanda Reis, Joana Mello e Paulo Garcez sobre as intersecções entre arquitetura, artes gráficas e Art Nouveau com o projeto moderno brasileiro. O debate trata ainda dos discursos nacionalistas que emergiram durante o modernismo e os desdobramentos políticos e ideológicos decorrentes daqueles discursos. Esta…

ENTREVISTA: PETER STRICKLAND

Cultura em Casa apresenta, neste episódio do projeto MIS Cine e Horror, a entrevista realizada com o diretor e roteirista inglês Peter Strickland, um dos nomes mais relevantes do cinema de terror contemporâneo. 

ENTREVISTA: GABRIELA AMARAL ALMEIDA

Cultura em Casa apresenta, neste episódio do projeto MIS Cine e Horror, a entrevista realizada com a diretora e roteirista Gabriela Amaral Almeida, um dos principais nomes do terror brasileiro contemporâneo.

ENTREVISTA: UDO KIER

Cultura em Casa apresenta, neste episódio do projeto MIS Cine e Horror, a entrevista realizada com o ator alemão Udo Kier, que já participou de filmes como “Suspiria”, “Bacurau” e “Sangue para Drácula”.

FUTURO E PASSADO: LEGADOS PARA O PATRIMÔNIO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Futuro e Passado: Legados para o Patrimônio”. Neste debate, o tema do patrimônio é tratado a partir das vivências de Mário de Andrade na música e das coleções de arte negra, além da “descoberta”, por um grupo de modernistas, da obra de Aleijadinho. 

POLÍTICAS DO MODERNISMO

Cultura em Casa, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo, apresenta “Políticas do Modernismo”. Neste encontro, Raul Antelo, Carlos Sandroni, Leandro Pereira Gonçalves e Tadeu Chiarelli debatem sobre as interseções entre cultura e política nas primeiras décadas do século XX.

ROGER CORMAN: FILMOGRAFIA E CARREIRA

Cultura em Casa, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, apresenta “Roger Corman: Filmografia e Carreira”. Conhecido como o Papa do cinema pop, o diretor e produtor Roger Corman conta com mais de 400 longas-metragens em seu currículo. Ele é o responsável, por exemplo, por filmes como “A Loja dos Horrores”, de…

BATE-PAPO SOBRE NOMADLAND

Cultura em Casa, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, apresenta “Nomadland”, retomando os encontros presenciais do Ciclo de Cinema e Psicanálise e abrindo a temporada de 2022. A coordenadora de Cinema e Psicanálise da SBPSP, Luciana Saddi, media o debate sobre “Nomadland”, filme que mostra a vida de Fern, mulher com…

INTRADOXOS

Cultura em Casa apresenta “Intradoxos” como parte do ciclo de Leituras Modernistas. Uma ode à poesia de sintaxe matemático-sonora, o livro “Intradoxos: Movimento Perpétuo”, de Márcio-André, é o ponto de partida para essa leitura encenada. Cléo de Páris ocupa a cena e empresta seu instrumento a esse trabalho que dialoga com experimentações literárias do último…

MAURÍCIO PAZZ

Cultura em Casa apresenta Maurício Pazz no programa Residência SP Modernistas, da SP Escola de Teatro. Maurício é músico, compositor, arranjador, instrumentista e educador musical. Em um clipe gravado na sede do Brás da SP Escola de Teatro, Maurício toca uma composição de sua autoria e mostra traços que o tornam herdeiro de aspectos do…

ANNÁ CANTA “TICO-TICO NO FUBÁ”

Cultura em Casa apresenta “Anná canta ‘Tico-Tico no Fubá’” como parte da Residência SP Modernistas. Paulista, natural de Mococa, e formada em Cinema, a jovem artista ecoa os estilos de Carmen Miranda, Belchior e Baiana System. Neste vídeo, Anná usa o formato ditado pelas redes sociais para registrar sua versão da icônica “Tico-Tico no Fubá”,…

ENTREVISTA: LUIGI COZZI

Neste episódio do projeto MIS Cine e Horror, o entrevistado é o cineasta italiano Luigi Cozzi. Duda Leite conversa com Luigi Cozzi sobre cinema “giallo”; sua estreia como diretor, sua parceria com o icônico diretor Dario Argento e sobre filmes que se tornaram marcos de sua carreira, como “Alien: Monstro Assassino”.

ENTREVISTA: LUIGI COZZI

Neste episódio do projeto MIS Cine e Horror, o entrevistado é o cineasta italiano Luigi Cozzi. Duda Leite conversa com Luigi Cozzi sobre cinema “giallo”; sua estreia como diretor, sua parceria com o icônico diretor Dario Argento e sobre filmes que se tornaram marcos de sua carreira, como “Alien: Monstro Assassino”.

ENTREVISTA: MARY HARRON

Neste episódio do projeto MIS Cine e Horror, a entrevistada é a diretora e jornalista Mary Harron. Duda Leite conversa com Mary Harron sobre “Um Tiro para Andy Warhol”, seu filme de estreia, o clássico “Psicopata Americano”, entre outros trabalhos, além de conversar sobre os momentos de sua carreira que abriram portas para outras mulheres…

MINIDOC: COMEÇO DO FIM

Cultura em Casa apresenta o minidocumentário “Começo do Fim” como um convite para explorar os bastidores da peça homônima assinada pela diretora e dramaturga Gabriela Mellão. Toda a equipe técnica é entrevistada sobre o processo criativo, que se mostra tão onírico quanto o que resulta dele.

QUARTA SINFONIA DE BRAHMS

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre apresenta a Quarta Sinfonia de Johannes Brahms. Parte do Ciclo Brahms, programa da OSPA em comemoração aos 125 anos de morte do compositor alemão, a “Sinfonia n. 4 em Mi Menor, Op. 98”, composta por quatro movimentos, é regida por Bogusław Dawidow, maestro polonês convidado. O programa conta ainda…

MINHA MÃE É REAL

O Cine #CulturaEmCasa, em comemoração ao Mês das Mães, apresenta o documentário “Minha Mãe é Real”, que narra histórias de mães de adolescentes e jovens autores de atos infracionais, inseridos em medidas socioeducativas com privação de liberdade na Fundação CASA (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), antiga FEBEM.

NA TRILHA DO BOI FALÔ

Panorama #CulturaSP apresenta o curta “Na Trilha do Boi Falô”. A lenda do Boi Falô narra a relação entre o escravizado Toninho e o Barão Geraldo de Rezende, na cidade de Campinas, interior do Brasil. O documentário busca identificar os contextos em que a lenda é transmitida e como ela se relaciona com a questão…

MULHERES COM TERRA

Panorama #CulturaSP apresenta “Mulheres com Terra”. Este documentário mostra o cotidiano e a vida ao redor da horta comunitária da Associação de Mulheres de Pintópolis, cidade do interior de Minas Gerais. O filme conta as histórias das mulheres e compartilha seus ensinamentos sobre a terra, entretecidos com a participação da mulher na agricultura brasileira. “Mulheres…

INOCENTES, ARIEL E TINA RAMOS

A série “Outras Vanguardas” apresenta “Inocentes, Ariel e Tina Ramos”. A lendária banda punk Inocentes se reúne com o vocalista Ariel Uliana, do Restos de Nada, para revisitar clássicos da cena paulistana dos anos 1980. Na sequência, os integrantes debatem os possíveis desdobramentos da Semana de Arte Moderna de 22 no movimento punk brasileiro de…

RESPVBLICA 2023

Panorama #CulturaSP apresenta a peça “Respvblica 2023”. Durante o Réveillon de 2023, o movimento Anaconda Brazil leva às ruas grandes massas patrióticas. O Brasil vive um período de grande prosperidade econômica, mas não para Tom, Billy, Suzanne, Vincent, John e Vallentina, que vivem amontoados em uma pequena república, no centro de São Paulo. No limite…

POR TRÁS DA TELA

Neste episódio, os curadores Marcos Jorge e Marden Machado conversam com Marcelo Lima, diretor da Expocine e CEO da Tonks, que possui 40 anos de vida e 39 de experiência com cinema. Ouça o papo e entenda como funciona a tecnologia do cinema, que vai desde a produção do filme em si, o preparo da…

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content