FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Sobre o Projeto

O Projeto Espetáculo proporciona aos aprendizes atividades teóricas e práticas sobre os diferentes aspectos da criação de um espetáculo cênico, sempre de modo colaborativo, com orientação de educadores especializados. Tanto do ponto de vista pedagógico quanto artístico, estimula-se a autonomia dos jovens, a fim de que se apropriem dos processos e sejam protagonistas de suas aprendizagens e de sua produção artístico-cultural.

Excepcionalmente em 2020, o Projeto Espetáculo foi repensado num formato de mostra virtual onde os aprendizes desenvolveram uma produção audiovisual para transmitir ao público uma prévia de suas criações que partiram do tema “Cinco possibilidades para esculpir o tempo”, cuja discussão não teria momento mais oportuno, fomentando a reflexão sobre o tempo em conjunto com esse momento de pandemia, quarentena e distanciamento social.

Parte do resultado você acompanha gratuitamente aqui na plataforma #CulturaEmCasa, incluindo debates dos diretores comentando as obras. Além disso o projeto acontece também presencialmente nas Fábricas de Cultura participantes. 

Programação

24/11 às 16h | Sapopemba
O Futuro é Ancestral

O Futuro é Ancestral é o registro visual feito pelos aprendizes a partir de uma reflexão sobre o Tempo. Os jovens abriram suas casas e compartilharam a pesquisa, que contou com a participação dos familiares através de  um convívio que surge naturalmente em virtude da força de um isolamento social. A Ancestralidade foi o caminho escolhido para o registro desta reflexão criativa.

25/11 às 16h | Parque Belém
PreFuPa – Conversas com
o Tempo

Em um lugar virtual do tempo pandêmico (onde tudo parece corresponder a outra ordem) um grupo de jovens investiga o Tempo. Como funciona o tempo no nosso sistema? E se ele for uma entidade? E se ele for um embate entre o que fomos e o que seremos? Como o tempo circula? O que aconteceria se o Tempo passasse suave, enquanto vivemos o presente?

26/11 às 16h | Itaim Paulista
Fractal – sobre a necessidade
de a(s)SALTAR instantes

A-SSUM subiu alto demais ao topo de uma árvore. O que vê lá de cima cega e faz cair. Muitas pessoas viram a queda, outras, imaginam. Há quem diga que ainda caia, há quem diga que ainda não caiu. A-SSUM existe ou existiu? Este é um ensaio sobre A-SSUM através do olhar de diversos jovens, quem foi e o que representa para o nosso tempo.

27/11 às 16h | Vila Curuçá
FORA do TEMPO um SONHO DENTRO do SONHO um OUTRO TEMPO

Está com tempo para sonhar? Um sonho sobre o passado, um sonho sobre  o futuro, um pesadelo e um sonho que é a maior viagem, serão os universos que introduziremos na Mostra  de Processo regada a performances, entrevistas e poesia contando mais sobre as linguagens que irão compor o nosso espetáculo.

28/11 às 16h | Cidade Tiradentes
TRANSMISSÃO para sonhar juntes

Esta é uma Transmissão. Assemelha-se a um filme, mas é também teatro, acontecimento, encontro. Uma transmissão do futuro do presente de um povo que sonha com os pés e habita a Terra. Corpos-antenas refletem sobre o tempo de cada coisa desta Terra-solo-Brasil. Uma interferência no sinal destes tempos furiosos. Um convite a sonhar e dançar na escuridão.

Programação Presencial

Sapopemba

Parque Belém

Itaim Paulista

Vila Curuçá

Cidade Tiradentes