FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Programação

Clique sobre a data para conhecer as estreias do dia. Todos os curtas aqui disponíveis ficam disponíveis para consumo por demanda à partir de sua data de estreia até o dia 20/12/2020

Brasil/Kinoforum

19h

 

A Morte Branca do Feiticeiro Negro

A MORTE BRANCA DO FEITICEIRO NEGRO | Mostra Latino-Americana de Curtas
11min – 2020 – Documentário – 16 anos – Kinoforum – Brasil

Direção: Rodrigo Ribeiro

Memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Por meio de um poético ensaio visual, somos apresentados a uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto na diáspora, em uma jornada íntima e sensorial.

Perifericu

PERIFERICU | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2019 – Drama – 14 anos – Kinoforum – Brasil

Direção: Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira

Elenco: Ingrid Martins e Vita Pereira

Luz e Denise cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso à cidade, os sonhos e incertezas da juventude inundam suas existências.

 

Live | A Voz dos Diretores

18h

 

Participantes: Rodrigo Ribeiro, Vita Pereira
Luciana Latarini Ginezi, diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) entrevista o cineasta Rodrigo Ribeiro, diretor de “A Morte Branca do Feiticeiro Negro”, ganhador do premio Revelação do 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum (2020), e Vita Pereira, multiartista e diretora de “Periféricu”, formada em pedagogia, teatro, e dificações e estudante de cinema.

Paraguai

19h

 

Karai Norte

KARAI NORTE | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2009 – Drama – MIRA – Paraguai

Direção: Marcelo Martinessi

Um homem, uma mulher. Um encontro casual os impele a reviver momentos que ambos estão tentando esquecer. Baseado em um clássico da literatura paraguaia, o filme ganhou como melhor curta-metragem o Prêmio do Público, no Festival Equador Cero Latitud, em 2009, e no Festival de Cinema AXN, em 2010.

Kirirî (Silêncio)

KIRIRÎ (SILÊNCIO) | Mostra Latino-Americana de Curtas
13min – 2018 – Drama – Arraigo Expresión Audiovisual – Paraguai

Direção: Miguel Agüero

Elenco: Diana Escobar, Arianne Cabrera, Carlos Abadie.

Em plena ditadura militar, um calmo silêncio envolve a vida camponesa de uma avó e de sua neta, no interior do Paraguai. Uma ausência repentina, no entanto, torna esse silêncio um tormento. Este filme é em memória de todas as meninas vítimas da ditadura cívico-militar de Alfredo Stroessner, no Paraguai (1954–1989).

Mita’i

MITA´I | Mostra Latino-Americana de Curtas
12min – 2011 – Drama – Arraigo Expresión Audiovisual – Paraguai

Direção: Miguel Agüero

Matías tem 17 anos e quer voltar a estudar, mas não pode porque precisa de uma aula especial que, na comunidade onde mora, não existe. Ele também está encarregado de cuidar de seus irmãos mais novos desde que a mãe e sua irmã mais velha foram trabalhar na capital.

La Voz Perdida

LA VOZ PERDIDA | Mostra Latino-Americana de Curtas
11min – 2016 – Drama – La Babosa Cine – Paraguai

Direção: Marcelo Martinessi

A partir de uma entrevista original sobre o massacre de Curuguaty, cidade ao nordeste da região oriental do Paraguai, “A Voz Perdida” faz um questionamento sobre fatos históricos recentes do país.

Kurusu Rebelde

KURUSU REBELDE | Mostra Latino-Americana de Curtas
28min – 2015 – Drama – Arraigo Expresión Audiovisual – Paraguai

Direção: Miguel Agüero

Elenco: Enrique Vera, Teresita Pesoa, Dante Silvera

Blásida, uma senhora de oitenta anos, viaja acompanhada por seu neto, Felipe, para procurar os restos mortais de seu marido, desaparecido durante a ditadura militar de Alfredo Stroessner. Ela contrata Pablino, um camponês que diz conhecer o lugar onde está enterrado o marido de Blásida. Pablino guia os dois até um local conhecido como Kurusu Rebelde, a cruz rebelde.

 

Live | CICLO DE PALESTRAS: CULTURA E HISTÓRIA DO PARAGUAI

14h

 

Participantes: Embaixador Luis Fernando Ávalos
Cônsul Vidal Benítez Almada
Prof. Dr. Osvaldo de la Cruz Caballero
Prof. Dr. Anibal Herib Caballero Campos
Prof. Ever Ariel Morán

No dia da estreia dos curtas produzidos no Paraguai, o Memorial da América Latina promove uma mesa redonda sobre o Portuñol, que se tornou uma língua de integração, principalmente nas regiões de fronteira, e uma palestra sobre o significado histórico dos bandeirantes para o povo paraguaio. Participam do debate o Embaixador Luis Fernando Ávaloso, Cônsul-Geral do Paraguai em São Paulo; o Primeiro Secretário do Consulado-Geral do Paraguai em São Paulo, Cônsul Vidal Benítez Almada; o Reitor da Universidad Nacional del Este, Prof. Dr. Osvaldo Caballero; e os professores Anibal Campos e Ever Ariel Morán.

Nicarágua

19h

 

Grote, O Fogo

GROTE (FOGO) | Mostra Latino-Americana de Curtas
19min – 2019 – Documentário – Nicarágua

Direção: Félix Fernández Huete

16 de junho de 2018, a Nicarágua está em uma agitação sociopolítica. Em meio aos protestos, um incêndio de uma casa no bairro Carlos Marx, em Managuá, deixaria uma família completamente carbonizada. Seis pessoas morreram, entre elas duas crianças, e três membros da família sobreviveram. Esta é a história deles.

A Meninas e A Estrela

LA NINÃ Y LA ESTRELLA (A MENINA E A ESTRELA) | Mostra Latino-Americana de Curtas
6min – 2016 – Animação – Cinema Nacional – Nicarágua

Direção: Gabriel Serra

Animação em curta-metragem inspirada no poema “A Margarita Debayle”, de Rubén Dario, o qual trata sobre a infância, uma princesa que sobe ao céu e corta uma estrela para dá-la aos pais.

 

Live | Ciclo De Palestras: Mesa Redonda – Portunhol

14h10

 

Participantes: Prof. Dr. Osvaldo de la Cruz Caballero
Prof. Ever Ariel Morán Maciel
Profa. Valdilena Rammé

Nesta palestra, o Reitor da Universidad Nacional del Este, professor Dr. Osvaldo Caballero; o professor Ever Ariel Morán Maciel, da Escola de Pós-graduação da Universidad Nacional del Este; e a professora Valdilena Rammé, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), discutem sobre o Portunhol como língua de integração na tríplice fronteira, além do contexto histórico e cultural do contato dos línguas espanhola, portuguesa e guarani na fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.

 

 

República Dominicana

19h

 

Tetos Quebrados

TECHOS ROTOS (TETO QUEBRADO) | Mostra Latino-Americana de Curtas
17min – 2014 – Drama – República Dominicana

Direção: Yanillys Perez

Ana, uma adolescente de 12 anos de idade, está sonhando com um vestido branco para usar quando fizer a Primeira Comunhão. Contudo, ela não tem dinheiro para isso, pois tem de cuidar dos irmãos mais novos, enquanto sua mãe ausente passa o tempo jogando cartas.

Rolo Fora

ROLL OUT | Mostra Latino-Americana de Curtas
10min – 2014 – Drama – República Dominicana

Direção: Andrés Farías

Ao não ser reconhecido por uma atriz com quem trabalhou há 20 anos, um projecionista filma a si mesmo e se introduz no filme para tentar reviver o passado.

The Things We Don’t Say

THE THINGS WE DON’T SAY (AS COISAS QUE NÃO DISSEMOS) | Mostra Latino-Americana de Curtas
15min – 2018 – Drama – Festival de Cinema Dominicano – República Dominicana

Direção: Soleidy Mendez

Acreditando que sua morte está próxima, Pierre, um velho solitário que sofre de Parkinson e depressão, decide ter uma conversa um pouco atrasada com Rose, sua esposa morta. Dirigido e produzido por Soleidy Méndez, atriz e cineasta dominicana premiada, o filme mostra por que a diretora é considerada um talento crescente na indústria.

Luz Roja

LUZ ROJA (SINAL VERMELHO) | Mostra Latino-Americana de Curtas
10min – 2013 – Drama – República Dominicana

Direção: Lucas Estrella

O curta-metragem apresenta a realidade dos meninos de rua, que precisam pedir esmola nas ruas e praticar alguns furtos para sobreviver.

Atos de Rebeldia

ATO DE REBELDIA | Mostra Latino-Americana de Curtas
10min – 2017 – Drama – República Dominicana

Direção: Isabella Bretón

Elenco: June Gómez, Marcos Mañon, Cynthia Guzmán, Lo Blanquito, Nicole Lockward, Natalia Azar, Lauren Bowcutt, Paloma de la Cruz, Lola Lora, Paloma Richiez, Pamel Mancebo, Carlos Durán, Sergio Echenique, Marina Frías, JJ Sánchez, Kat Montes.

O curta foi baseado no poema de Gabriela Ortega e produzido por Nicole Coiscou. “Ato de Rebeldia” é um projeto audiovisual sobre o empoderamento das mulheres perante as pequenas agressões vivenciadas diariamente, as quais acabam sendo superadas por elas por meio de pequenos atos de rebeldia.

 

Live | Ciclo De Palestras: Importância Da Preservação Do Acervo Audiovisual Nacional

14h

 

Nesta palestra, José Enrique Rodríguez, diretor da Cinemateca Dominicana, fala sobre a importância da preservação do acervo audiovisual nacional.

Brasil/ECA/USP

19h

 

Lé com Cré

LÉ COM CRÉ | Mostra Latino-Americana de Curtas
5min – 2018 – Animação – USP/ECA – Brasil

Direção: Cassandra Reis

Temas como dinheiro, medo e coisas de menino e menina são contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.

Perdeu

PERDEU | Mostra Latino-Americana de Curtas
16min – 2018 – Suspense – 14 anos – USP/ECA – Brasil

Direção: Pedro Formigoni

Sozinha na noite de São Paulo, Júlia volta para casa depois da faculdade. Cansada e preocupada com a prova do dia seguinte, ignora Jonas, um menino de rua que pede por um trocado. A situação entre os dois fica tensa, até que Julia avista uma viatura da polícia e, por instinto, pede por ajuda. Quando ela acha que a situação está resolvida, percebe que os policiais são um problema ainda maior nessa noite em que todos têm algo a perder.

Presa

PRESA | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2019 – Suspense – 14 anos – USP/ECA – Brasil

Direção: Letícia Kamiguchi

Quando o pai sacrifica o cachorro doente da família, a relação com a sua filha mais velha se torna insustentável. Temendo que ele faça o mesmo com a filha mais nova, também doente, as irmãs se juntam para tentar fugir da ameaça do pai.

Ronda

RONDA | Mostra Latino-Americana de Curtas
25min – 2019 – Drama – 12 anos – USP/ECA – Brasil

Direção: Mauricio Battistuci e Francisco Miguez

Elenco: João Filho, Georgette Fadel, Rogério Bandeira, Érika Rocha, Eliane Weinfurter, Sérgio Pires

Segurança desempregado, Hélio cai em uma espiral de encontros em São Paulo. Enquanto faz promessas de ascensão para sua companheira, que ainda não veio para a capital, passa a rondar a cidade, sem rumo, por sua função.

Tecendo a Manhã

TECENDO A MANHÃ | Mostra Latino-Americana de Curtas
2min – 2019 – Animação – Livre – USP/ECA – Brasil

Direção: Alice Andreoli Hirata

Um galo não consegue trazer a manhã sozinho. Por isso, vários galos juntos entrelaçam fios de luz para tecer a aurora. Com ela, vem o Sol, que, com sua luz, revela o que antes eram apenas silhuetas.

Brasil/UFF

19h

 

A Casa de Ana

A CASA DE ANA | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2017 – Drama – Livre – UFF – Brasil

Direção: Clara Ferrer e Marcella C. de Finis

Destaques: Premiado pelo Júri Popular na Mostra Universitária do 51º Festival de Brasília

Aos onze anos de idade, Ana foge em circunstâncias enigmáticas e, sem outra opção, abriga-se na república onde sua irmã mais velha mora com outras três jovens mulheres. Entre pias de louça suja, pacotes de macarrão instantâneo, purpurina colorida, garrafas de cerveja e filmes suecos, Ana aprende algumas importantes lições. E ganha, no processo, uma nova família.

Broto

BROTO | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2018 – Drama – Livre – UFF – Brasil

Direção: Antonio Teicher

Elenco: Gisele Lisbôa, Thais D’Castro, Guilherme Bianco, Rollo e Sandra Incutto

A doce Clementina acaba de conseguir um emprego como secretária. Sua nova colega, a fria Marilene, parece inquieta com sua chegada. Será que isso tem a ver com as plantas que nascem do chão da empresa?

Inconfissões

INCONFISSÕES | Mostra Latino-Americana de Curtas
22min – 2017 – Documentário – 16 anos – UFF – Brasil

Direção: Ana Galizia

Destaques: Menção Honrosa no 46º Festival Internacional de Cine de Huesca, Prêmio de Crítica no 23º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, Melhor Som na 11ª Janela Internacional de Cinema do Recife

Luiz Roberto Galizia foi uma figura importante para a cena teatral nas décadas de 1970 e 1980. Foi também um tio que a cineasta Ana Galizia não conheceu. O documentário traz fotografias e filmes super-8 encontrados 30 anos após sua morte.

México

19h

 

Luces Brillantes

LUCES BRILLANTES | Mostra Latino-Americana de Curtas
13min – 2015 – Drama – Instituto Mexicano de Cinematografía – México

Direção: Sergio Alejandro Gerber Bicecci

Objetos luminosos e misteriosos aparecem todas as noites no céu da praia de San Andrés.
Tomás descobrirá a origem deles e a relação que guardam com sua própria família.

A la Distancia

A LA DISTANCIA | Mostra Latino-Americana de Curtas
5min – 2017 – Drama – Instituição Instituto Mexicano de Cinematografía – México

Direção: Víctor Audiffred

René oferece a Adela um valioso presente, que permitirá dizer a ela, à distância, quão
grande é o seu amor.

Brasil/Kinoforum

19h

 

Construção

CONSTRUÇÃO | Mostra Latino-Americana de Curtas
16min – 2020 – Documentário – Livre – Kinoforum – Brasil

Direção: Leonardo da Rosa

Elenco: Andréia Gomes, Bruno Gomes, Gustavo Gomes e Augusto Gomes

Após ser despejada de sua casa, Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles, ela inicia a construção de sua casa própria.

Vai Melhorar

VAI MELHORAR | Mostra Latino-Americana de Curtas
17min – 2020 – Drama – 12 anos – Kinoforum – Brasil

Direção: Pedro Fiuza

Nos bastidores de uma campanha política para prefeito, a apresentadora Luísa sofre com a difícil convivência entre os colegas de trabalho. É a última semana antes do primeiro turno, e Luísa, longe de sua cidade e sua família, descobre um escândalo que pode comprometer toda a eleição. Agora ela precisa decidir não só o seu destino, mas também o de uma cidade inteira.

Carne

CARNE | Mostra Latino-Americana de Curtas
12min – 2019 – Animação – Kinoforum – Brasil

Direção: Camila Kater

Crua, mal passada, ao ponto, passada e bem passada. Por meio de relatos íntimos e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação aos seus corpos, desde a infância até a terceira idade.

Entre Nós e o Mundo

ENTRE NÓS E O MUNDO | Mostra Latino-Americana de Curtas
17min – 2019 – Documentário – 12 anos – Cinegrama Filmes – Kinoforum – Brasil

Direção: Fabio Rodrigo

O filme retrata o momento de vida de Erika, moradora da Vila Ede. Um de seus filhos adolescentes foi recentemente assassinado em uma abordagem policial, e ela está preocupada com o outro, que vive no mesmo bairro. Além disso, Erika está grávida. Medo, dor e alegria se misturam na periferia de São Paulo.

 

Live| Ciclo De Palestras: Produção Audiovisual Universitária

14h

 

Participantes: Eduardo Simões dos Santos Mendes (USP)
Lucinéa Marcelino Villela (Unesp)
Noel Carvalho (Unicamp)

Professores da USP, Unicamp e Unesp expõem temas como gêneros e tendências das produções audiovisuais universitárias e desafios do ensino audiovisual em um contexto de mudança do perfil étnico-racial dos alunos da área.

Uruguai

19h

 

Constantinopla

CONSTANTINOPLA | Mostra Latino-Americana de Curtas
7min – 2019 – Comédia – 12 anos – Uruguai

Direção: Cristhian Orta

Beatriz sente que está velha demais para continuar tendo amigos imaginários, por isso decidiu terminar a relação com Gerardo, um homem-fauno com quem ela cresceu. Gerardo se recusa a aceitar que é um ser imaginário e inverte os papéis, questionando a existência de Beatriz e afirmando que o importante é eles se amarem.

Males

MALES | Mostra Latino-Americana de Curtas
12min – 2019 – Comédia – 18 anos – Uruguai

Direção: Ilen Juambeltz

Amanda leva um rapaz para casa após um encontro, mas ele não é como ela esperava e, quando decide encerrar, tudo sai do controle.

El Grito del Silencio

EL GRITO DEL SILENCIO | Mostra Latino-Americana de Curtas
10min – 2019 – Suspense – 18 anos – Uruguai

Direção: Guillermo Trochon

Julián trabalha em casa criando histórias, fotos e vídeos para as pessoas usarem em suas redes. Um velho chega e pede que ele edite algumas fotos. Olhando os documentos, Julián percebe que é um ex-torturador. O jovem tem vontade de se vingar, mas o velho não está tão desamparado quanto pensa.

Escena del Crimen

ESCENA DEL CRIMEN | Mostra Latino-Americana de Curtas
8min – 2019 – Comédia – 18 anos – Uruguai

Direção: Agustin Alvarez

Delgado e Montoya especulam acerca dos eventos que levaram Idalgo Bustamante a aparecer morto no chão de seu quarto. Entre a recriação gráfica dos possíveis acontecimentos e conversas cínicas, aflora a desagradável verdade: a identidade do assassino de Idalgo.

Cuba

19h

 

Home

HOME | Mostra Latino-Americana de Curtas
12min – 2019 – Documentário – La Concretera Producciones – Cuba

Direção: Alejandro Alonso

A nação nasce e morre infinitamente, em ciclos. Cada tentativa, cada destruição, cada espaço redesenhado é movido, pelas memórias mais íntimas, para a primeira casa.


Los Amantes

LOS AMANTES | Mostra Latino-Americana de Curtas
8min – 2018 – Ficção – Producciones de la 5ta Avenida – Cuba

Direção: Alán González

Elenco: Lola Amores, Noslen Sánchez

Yolanda limpa o sangue que mostra o crime, mas o culpado está lá e precisa dela.

Argentina

19h

 

Um Día en la Mezzetta

UN DIA EN LA MEZZETTA | Mostra Latino-Americana de Curtas
9min – 2013 – Documentário – Argentina

Direção: Emilio Sayago

La Mezzetta é uma das mais antigas e emblemáticas pizzarias de Buenos Aires. A alta rotatividade dos clientes que a frequentam, ao longo de muitas horas, todos os dias, revela um micromundo particular, no qual a câmera capta a heterogeneidade dos que vivem e trabalham no bairro portenho de Villa Ortúzar.

Giros (Turns)

GIROS (TURNS) | Mostra Latino-Americana de Curtas
8min – 2019 – Drama – Livre – Argentina/Chile

Direção: Mariano Sosa

Um motorista e seu passageiro dão voltas pelas ruas de Valparaíso. Um filme elegante e enigmático sobre um medo comum em muitos lugares: pegar um táxi à noite.

Fuera de Catalogo

FUERA DE CATALOGO | Mostra Latino-Americana de Curtas
13min – 2018 – Drama – 13 anos – Argentina/Espanha

Direção: Fabricio D´Alessandro

Uma loja de usados vende bonecos bastante peculiares.

Cinco Minutos Afuera

CINCO MINUTOS AFUERA | Mostra Latino-Americana de Curtas
10min – 2018 – Drama – Argentina

Direção: Constanza Gatti

Elenco: Katia Szechtman, Julián Infantino
Irene e Juan escapam de uma reunião de amigos para conversar sobre o estado de seu relacionamento. Não importa o quanto tentem, nada voltará a ser como era antes.

Brasil/UNB

19h

 

Censurado

CENSURADO | Mostra Latino-Americana de Curtas
9min – 2017 – Drama/Comédia – 14 anos – UnB – Brasil

Direção: Pedro Buson

1971, ditadura militar: a censura está no auge. Em um dia monótono de trabalho, Roberto e Zé têm a difícil tarefa de julgar o filme “Nacional”.

P4

P4 | Mostra Latino-Americana de Curtas
17min – 2019 – Suspense – 12 anos – UnB – Brasil

Direção: Layo Stambassi

Uma estudante precisa tirar 7 na 4°, e última, prova de Cálculo do semestre. Caso não consiga, será reprovada e jubilada da Universidade de Brasília. Uma luta contra a ansiedade do começo ao fim.

Vida Pregressa

VIDA PREGRESSA | Mostra Latino-Americana de Curtas
5min – 2017 – Drama – 12 anos – UnB – Brasil

Direção: Ilana Lara

Elenco: Paula Hesketh, Victor Odecam

Malu descobre que seu filme foi um dos selecionados para exibição no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No mesmo dia, o namorado dela, João, foi aprovado em um concurso público. Porém, o que deveria ser uma noite de comemoração acaba em tragédia.

Brasil/UFSCAR

19h

A Dama das Onze Horas

A DAMA DAS ONZE | Mostra Latino-Americana de Curtas
17min – 2019 – Drama – 10 anos – UFSCAR – Brasil

Direção: Danilo Teixeira, Nalú de Souza, Walklenguer Oliveira

Em uma área rural do interior paulista, a Dama das Onze Horas gritou pelas estradas pedindo ajuda, desaparecendo logo depois sem deixar rastros. Agora, na cerimônia de 50 anos dessa lenda, a anfitriã da festa, Maria da Piedade, e sua irmã, Ana, precisam lidar com os ressentimentos do passado.

Da Grade pra Cá

DA GRADE PRA CÁ | Mostra Latino-Americana de Curtas
29min – 2020 – Documentário – 12 anos – UFSCAR – Brasil

Direção: Wesdras Aklen, Larissa Bela Fonte e Nayara Demari

Destaque: Curta selecionado para a MAUAL 2020 (19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina)

A equipe de “Da Grade pra Cá” mergulha nas realidades e lutas de companheiros de presidiários das penitenciárias de Itirapina‐SP, ao lidar com as relações de liberdades e prisões na rotina de dias de visitas, acompanhando Juliana, Manoel “Xuxa” e Paolla “Letícia Spiller”.

Eu Preciso te Ver no fundo dos Meus Olhos

EU PRECISO TE VER NO FUNDO DOS MEUS OLHOS | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2019 – Drama – 14 anos – UFSCAR – Brasil

Direção: Letícia Gomes

Ana viaja em busca de uma amiga. Ao longo do caminho, seu trajeto se revela uma
busca por si mesma.


Meninos Rimam

MENINOS RIMAM | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2019 – Drama – 12 anos – UFSCAR – Brasil

Direção: Lucas Nunes

Destaques: Prêmio Quelly da Silva na 7ª MoDive-Se (Mostra da Diversidade Sexual de Campinas)

Elenco: Marcos Vinicius Maciel e Gabriel Almeida

Arthur e Alexandre são amigos de infância. Enquanto um se sente pressionado a dar o primeiro beijo, o outro quer se tornar um grande rapper e gravar seu primeiro clipe. Ao se ajudarem, eles iniciam novas descobertas.

O Homem do Saco

O HOMEM DO SACO | Mostra Latino-Americana de Curtas
24min – 2017 – Drama/Suspense – 14 anos – UFSCAR – Brasil

Direção: Christian Savi e Luiz Fernando Coutinho

Em uma pequena e isolada cidade do interior, um rapaz precisa buscar seu irmão caçula enquanto sua mãe está fora, a trabalho. Com o Homem do Saco à espreita e uma criança desaparecida, manter seu irmão a salvo não será fácil.

Equador

19h

Humano

HUMANO | Mostra Latino-Americana de Curtas
24min – 2018 – Ficção – INCINE – Equador

Direção: Korwin Quiñones

O jornalista David vai a uma clínica de “cura para homossexuais” para entrevistar Júlio (Ramona), o primeiro interno considerado curado, que está prestes a ser liberado, depois de 2 anos e meio de internação. Depois da entrevista, David se interna na clínica e descobre o tratamento desumano a que os pacientes são submetidos. Ao não suportar ver a desumanização de Ramona, decide ajudá-la a fugir.

Capitán Escudo

CAPITÁN ESCUDO| Mostra Latino-Americana de Curtas
18min – 2018 – Animação – Equador

Direção: Roberto Valencia e Diego Castillo

O curta narra os eventos incríveis que levaram um herói comum a se tornar o super-herói tricolor. Mistério, aventura e muita ação se juntam na aventura mais emocionante do Capitão Shield, o Super-herói 100% equatoriano.

 

Live | Ciclo De Palestras: Chocolate Equatoriano

14h

 

Recebemos o Chef Dimitri Hidalgo Miño, Decano da Faculdade de Ciências Gastronômicas e Turismo da UTE. Dimitri já participou de mais de 50 festivais de cozinha equatoriana ao redor do mundo e, nesta palestra, fala sobre o chocolate equatoriano.

Brasil/UGMG

19h

 

Metamorfose

METAMORFOSE | Mostra Latino-Americana de Curtas
5min – 2017 – Animação – Livre – UFMG – Brasil

Direção: Jane Carmen Oliveira

Em busca de aceitação e felicidade, uma menina se espelha nas pessoas ao seu redor.

Suicídio

SUICÍDIO | Mostra Latino-Americana de Curtas
2min – 2017 – Animação – 12 anos – UFMG – Brasil

Direção: David Lucas

Prestes a cometer suicídio, um homem se depara com seu pior inimigo: um pombo sedento por seu pacote de amendoins.

Yari

YARI | Mostra Latino-Americana de Curtas
4min – 2017 – Animação – 12 anos – UFMG – Brasil

Direção: Breno Rhor

Após uma emboscada, a guerreira Yari lamenta seu fracasso ao proteger sua amiga. Um espírito maligno aparece para roubar o que sobrou da batalha, e Yari terá de lutar mais uma vez.

Rosa

ROSA | Mostra Latino-Americana de Curtas
4min – 2019 – Animação – UFMG – Brasil

Direção: Matheus Leite Pereira

Em uma vila ribeirinha, no interior do Brasil, uma moça conhece um rapaz charmoso durante uma festa típica regional. Os dois aproveitam a noite de folia para se conhecerem e se divertirem. A moça só não sabia que, por trás das aparências, o rapaz escondia suas verdadeiras intenções.

Brilha!

BRILHA | Mostra Latino-Americana de Curtas
3min – 2019 – Animação – UFMG – Brasil

Direção: Isadora Polatscheck

Uma garota ajuda sua amiga a superar a timidez, ao convencer outras pessoas a dançarem em sua festa da escola.

 

Live | Ciclo De Palestras: Produção Audiovisual No Uruguai

14h

 

Abertura: Facundo Fernandez
Participante: Guillermo Trochon

Facundo Fernandez, Cônsul Comercial do Uruguai em São Paulo, e Guillermo Trochon, diretor da produtora Filmicito Produccione, falam sobre a forma colaborativa e cooperativa com que a Filmicito desenvolve ideias. O produtor uruguaio conta o processo de produção dos curtas exibidos nesta mostra, os quais fazem parte do filme “Un Monstruo en Mi Casa”, em desenvolvimento.

Brasil/ESPM

19h

 

Aguaceiro

AGUACEIRO | Mostra Latino-Americana de Curtas
16min – 2019 – Drama – 12 anos – ESPM – Brasil

Direção: Roberta Amaro

Amélia é uma jovem de 20 anos que mora em uma casa antiga e cuida de sua mãe, conhecida na vizinhança pelos seus delírios. Durante uma noite de tempestade, a mãe de Amélia insiste no poder de os raios trazerem parasitas, capazes de controlar sua mente. O filme é vencedor de 5 categorias do Festival Beta, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

Carne de Carnaval

CARNE DE CARNAVAL | Mostra Latino-Americana de Curtas
15min – 2018 – Drama – 14 anos – ESPM – Brasil

Direção: Rodrigo Tancredi
O filme trata sobre a doce (e insustentável) leveza de um amor de carnaval, que o leva a ser tão livre quanto insignificante. Até que tiram-se as máscaras e, com o peso das expressões faciais, o que era mágico aproxima-se cada vez mais do real.

A Imperfeição Revestida

A IMPERFEIÇÃO REVESTIDA | Mostra Latino-Americana de Curtas
15min – 2017 – Drama – 12 anos – ESPM – Brasil

Direção: Gabriela Gonçalves

Depois de muito tempo imersa em rituais obsessivos e em uma realidade própria, Pâmela sai de casa para um compromisso importante, mas um encontro inesperado muda seus caminhos e revela coisas sobre si própria.

Brasil/SENAC

19h

 

Ça Va

ÇA VA | Mostra Latino-Americana de Curtas
23min  – Documentário – Senac Santo Amaro – Brasil

Direção: Diovani Morello

O documentário “Ça Va” apresenta a vida de Nelson Mukoko, um refugiado do Congo. Por ser um manifestante contra o regime abusivo e totalitário do país, foi obrigado a deixar sua família em busca de segurança. Hoje, Nelson tenta se reerguer por meio de seu trabalho na área de asseio e conservação da cidade de São Paulo, revitalizando pontos de descarte de lixo irregular e produzindo, de forma caseira, seu trabalho em madeira.

Do Outro Lado da Porta

DO OUTRO LADO DA PORTA | Mostra Latino-Americana de Curtas
6min – 2020 – Senac Santo Amaro – Brasil

Direção: Daniela Menezes

Por meio da observação do cotidiano em tempos de quarentena, pelas barreiras físicas impostas pela arquitetura, o filme mostra a vida e as escolhas de uma rua residencial no Sacomã.

Guardaram por Nós

GUARDARAM POR NÓS | Mostra Latino-Americana de Curtas
25min – 2019 – Documentário – Senac Santo Amaro – Brasil

Direção: Catharina Bergo

Elenco: Kiany Tomita, Jonas Pereira, Roberta Pessoa, Cibele Sousa, Davis Sousa, Estela Sousa, Yurico Tatamyia, Setsuo Tatamyia

No sul de Minas Gerais, três famílias vivem suas vidas no campo, recuperando a importância da relação com a natureza e com o tempo. O cultivo de sementes crioulas as unem por meio de experiências que resgatam ancestralidades e a possibilidade da diversidade.

I.A.M

I.A.M | Mostra Latino-Americana de Curtas
8min – 2020 – Documentário – Senac Santo Amaro – Brasil

Direção: Douglas Rene

Uma forte dor no peito leva o protagonista a uma Unidade de Pronto-Atendimento em Santo Amaro, São Paulo, onde se constata que ele teve um infarto. Nos dias que seguem, ele observa e questiona a diferença de infraestrutura das três unidades de saúde por que passa, até receber alta. Ele se descobre em um mundo estranho, de ruas vazias, numa cidade movimentada como São Paulo. Era o começo da pandemia de COVID-19.

Maria Paraíba

MARIA PARAÍBA | Mostra Latino-Americana de Curtas
25min – 2020 – Documentário – Senac Santo Amaro – Brasil

Direção: Débora Borges

Faz 10 anos que Maria das Dores, de 43 anos, saiu de Mari, sua cidade natal, no interior da Paraíba, para morar em São Paulo — fluxo migratório histórico, social e emblemático das desigualdades no País. Um quarto de sua vida foi vivido distante de suas origens. O documentário acompanha seu retorno de férias, os afetos implicados no reencontro com a família, as memórias despertadas pelo lugar de onde partiu, estimuladas pelo que lá permaneceu, pelo que não existe mais e pelas novidades de uma cidade em modificação.

Registros

REGISTROS | Mostra Latino-Americana de Curtas
10min – 2020 – Documentário – Senac Santo Amaro – Brasil

Direção: Luca Albano

O filme revela uma reflexão subjetiva sobre a natureza do apego a registros e lembranças, usando, como ponto de partida, uma antiga mania da mãe do protagonista: tirar fotos o tempo todo.

Brasil/UNESP

19h

Eu Estou Aqui

EU ESTOU AQUI | Mostra Latino-Americana de Curtas
26min – 2019 – Drama – Livre – UNESP – Brasil

Direção: Rodrigo Pereira

O filme retrata a história de Felipe e Tiago, dois jovens apaixonados que estão prestes a se casar. Contudo, um acidente de carro, causado indiretamente por Tiago, altera os planos do casal, transformando a vida de Felipe para sempre.

 

Live | Ciclo De Palestras: Telenovelas Na América Latina

18h

 

Nesta palestra, Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora-titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, fala sobre o sucesso e a importância do mais difundido produto televisivo latino-americano: as telenovelas.

Brasil/UFRB

19h

 

Fervendo

FERVENDO | Mostra Latino-Americana de Curtas
16min – 2017 – Drama – UFRB – Brasil

Direção: Camila Gregório

Elenco: Aíla Oliveira, Emanuele Macedo, Walter Nascimento, Maria Clara Arbex e Bebeto Junior

Por não ter privacidade Ticiane encontra no banheiro de sua casa seu lugar de conforto e,
em seu celular, sua forma de se comunicar com o mundo. É também no celular que ela se comunica com sua amiga Sarah e a ajuda quando decide abortar.

Sair do Armário

SAIR DO ARMÁRIO | Mostra Latino-Americana de Curtas
3min – 2018 – Drama – UFRB – Brasil

Direção: Marina Pontes

O filme retrata a experiência de uma filha tirando o peso de sua sexualidade reprimida em uma conversa com sua mãe. Ela busca aceitação, senão por sua família, por ela mesma.

Arco do Tempo

ARCO DO TEMPO | Mostra Latino-Americana de Curtas
18min – 2019 – Documentário – UFRB – Brasil

Direção: Juan Rodrigues

O filme é um relato de insurgência: masculino e feminino caem perante um corpo negro, que resiste na busca por liberdade e tempo, borrando os limites do gênero, na tentativa de simplesmente ser e superviver.

Cartas para Ana

CARTAS PARA ANA | Mostra Latino-Americana de Curtas
17min – 2019 – Drama – UFRB – Brasil

Direção: Carla Caroline

Elenco: Carla Caroline e Danielle Almeida

Júlia e Ana precisam se reencontrar. Júlia se questiona sobre os rumos que tomou ao decidir estudar cinema, ir morar sozinha e sente-se perdida em relação ao seu próprio amadurecimento como mulher.

Tempos Verbais

TEMPOS VERBAIS | Mostra Latino-Americana de Curtas
4min – 2019 – Documentário – UFRB – Brasil

Direção: Ema Ribeiro

O documentário revela fotografias de homens e mulheres negros, sem qualquer identificação. Cada imagem sem nome é um retrato da objetificação do negro, um rasgo sob o corpo.

Brasil/Unicamp

19h

 

Desvio

DESVIO | Mostra Latino-Americana de Curtas

9min – 2020 – Experimental – 10 anos – UNICAMP – Brasil

 

Direção: Flora Nakazone

 

Trata-se de um filme feito com imagens encontradas no lixo, sobre um país sem memória. Uma tentativa de elaboração do passado por meio de cartas sem remetente ou destinatário nomeados. Aqui a autoficção surge como caminho de busca pela origem, rumo a tocar aquilo que dorme.

Vidas Vestem Ruídos

VIDAS VESTEM RUÍDOS | Mostra Latino-Americana de Curtas
13min – 2016 – Experimental – Livre – UNICAMP – Brasil

Direção: Sebastian Wiedemann

O filme é uma carta-ensaio de Flávia Naves e Sebastian Wiedemann, um retrato de duas vozes em dois tempos: uma performer envia uma carta pelo correio para um cineasta, que só pode lhe responder por imagens e sons.

Obscura

OBSCURA | Mostra Latino-Americana de Curtas
25min – 2019 – Drama – 16 anos – UNICAMP – Brasil

Direção: Matheus Maltempi

Henrique é um fotógrafo paparazzi, e seu último trabalho é expor fotos comprometedoras de uma importante figura política. Ao tentar revelar as fotos, ele é surpreendido por duas pessoas de seu passado, que o fazem passar por um inferno pessoal de autorrevelação.

Roda Viva, roda Brasil

RODA VIVA, RODA BRASIL | Mostra Latino-Americana de Curtas
5min – 2018 – Experimental – 14 anos – UNICAMP – Brasil

Direção: Isabella Ricchiero

O filme “Roda Viva, Roda Brasil” atualiza para o cenário de 2018 a música “Roda Viva”, composta por Chico Buarque durante a Ditadura Militar, comparativamente expondo as limitações e fragilidades da democracia em nosso país.

Verso Livre

VERSO LIVRE | Mostra Latino-Americana de Curtas
16min – 2019 – Ficção – 12 anos – UNICAMP – Brasil

Direção: Rodrigo Forti e Raffaella Pellini

Conflitos antigos envolvendo uma garota e seu irmão vêm à tona durante um almoço em família, expondo o machismo presente tanto na sociedade quanto no ambiente familiar.

Cabeças Falantes

CABEÇAS FALANTES | Mostra Latino-Americana de Curtas
20min – 2017 – Documentário – 10 anos – UNICAMP – Brasil

Direção: Natasha Rodrigues

O curta-metragem “Cabeças Falantes” retrata a vivência de jovens negros e negras em uma universidade pública. Misturando situações ficcionais com entrevistas, o documentário representa uma forma de inadequação social que aparenta ser sutil externamente, mas que, intimamente, é esmagadora a esses sujeitos. De maneira sensível, o filme retrata um pesado conflito entre vozes de preconceitos e estigmas, além do desejo de ocupar o espaço universitário.

Ana Cecília e Dona Sônia

ANA CECÍLIA E DONA SÔNIA TENTAM FAZER UM JANTAR EM FAMÍLIA | Mostra Latino-Americana de Curtas
5min – 2018 – Drama – Livre – UNICAMP – Brasil

Direção: Elisa Lino e Giovanni Saluotto

Ana Cecília e Dona Sônia estão tentando, há algum tempo, fazer um jantar em família, mas o tempo não deixa.

Ana Cecília e Dona Sônia Tentam Fazer um Jantar em família

ANA CECÍLIA E DONA SÔNIA TENTAM FAZER UM JANTAR EM FAMÍLIA | Mostra Latino-Americana de Curtas
5min – 2018 – Drama – Livre – UNICAMP – Brasil

Direção: Elisa Lino e Giovanni Saluotto

Ana Cecília e Dona Sônia estão tentando, há algum tempo, fazer um jantar em família, mas o tempo não deixa.

em Família

Os curtas disponíveis para consumo por demanda serão mostrados aqui conforme forem lançados.

Cuba

México

Nicarágua

Paraguai

República Dominicana

Uruguai