Neste mês de março, a plataforma Cultura em Casa comemora o Dia da Mulher dando visibilidade a mulheres que fazem arte e que se ocupam em pensar, discutir e teorizar suas visões sobre a condição feminina.

A plataforma abriga o minifestival de cinema da produtora Preta Portê Filmes, com três obras em cartaz: “Cores e Botas”, “As Minas do Rap” e “Leva”. Estes três filmes vão ao ar no dia 8 de março, às 19h, 19h30 e 20h, respectivamente. A plataforma disponibiliza ainda o podcast “Mulheres e Justiça”, além de um compilado de filmes, documentários e performances liderados por mulheres. Entre os filmes que tratam de grandes personagens femininas, estão “A Jornada da Heroína”, de Monica Branco; “Fábulas Reais”, de Renata Alonso e Paola Oliveira; “Rainha do Maracatu”, de Fabiana Ribeiro; “Cartas para Cecília”, de Denise Szabo; “Lora”, de Mari Moraga; “Chega de Fiu Fiu”, de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão; “A Casa de Alice”, de Chico Teixeira; “Amor Post Mortem”, de Armando Fonseca; e “Iniciação (Pagu)”, de Gustavo Soesi.

A plataforma Cultura em Casa se orgulha de homenagear produções feitas e protagonizadas por mulheres, obras ricas em cultura e inclusão, além de esclarecedoras do pensamento e da prática feminista. Aproveite este conteúdo!

Bodas de Sangue

Em cartaz #CulturaEmCasa apresenta “Bodas de Sangue”. Livremente inspirada na obra do poeta e dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca e no universo criado pelo movimento surrealista, essa peça do Coletivo Esperanza é resultado de uma pesquisa sobre arquétipos femininos e seus estereótipos. A figura feminina, como ponto central da narrativa, materializa a crítica ao engessamento dos papéis sociais e dos papéis de gênero — crítica central no trabalho do Coletivo. É o olhar feminino que comenta os laços familiares, o papel social da mulher, a função do matrimônio na sociedade. Cabe à tragédia discutir liberdade, imposições comportamentais e solidão. Esta montagem foi pensada para a linguagem audiovisual e utiliza recursos específicos para contar um clássico a partir de uma nova perspectiva.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content