No mês de celebração nacional dos povos originários, a plataforma #CulturaEmCasa apresenta uma programação sobre pluralidade, diversidade e a resistência da cultura indígena brasileira, com conteúdos que propõem novos olhares e reflexão sobre essa comunidade tão diversa quanto invisibilizada. Esta parceria entre a Amigos da Arte e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, apresenta shows, filmes, vídeoarte, entrevistas e aulas com diversos povos, a fim de conscientizar sobre sua riqueza cultural, identitária e ancestral.

Brisa Flow e Banda

A Virada SP de Peruíbe apresenta Brisa Flow, cantora, musicista, compositora, poeta, performer, produtora musical, ativista e um dos principais expoentes do futurismo indígena no Brasil. A multiartista mineira, que tem ascendência chilena e indígena, conta sobre os porquês de ser “Selvagem Como o Vento”, título de seu segundo disco, considerado um dos 50 melhores da música brasileira em 2019, de acordo com listas da Redbull e Genius.

Filmes Documentais

O ÚLTIMO KUARUP BRANCO

TERRA INDÍGENA PERUÍBE

LIDERANÇA GUARANI

Vídeoarte

UMA FÁBULA DO MARACANÃ

VIDEOPERFORMANCE AKIU’È (R-EXISTO)

CORAL NHAMADU NHEMOPU’Ã E XONDARO, DA ALDEIA TEKOA JAEXAA PORÃ

CulturaEmCasa Musical apresenta Coral Nhamadu Nhemopu’ã e Xondaro, da Aldeia Tekoa Jaexaa Porã. A apresentação se divide em duas partes: primeiramente, assistimos ao grupo coral Nhamadu Nhemopu’ã, que canta, em guarani, músicas tradicionais da cultura indígena, as quais falam da natureza, das matas, da terra, de deus, da vida na aldeia, entre outros temas. Na sequência, Xondaro demonstra a dança de preparação dos guerreiros e das guerreiras, na qual eles aprendem a dar saltos, esquivar-se e ter reflexos rápidos, desenvolvendo maior resistência física.

FIQUE POR DENTRO DO NOSSO CONTEÚDO, CADASTRE-SE E RECEBA AS NOVIDADES POR E-MAIL:

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

Skip to content