GUARANI

1000

GUARANI

85min | 2014 | Drama/ Aventura | Idioma: ES

ESTREIA 02 DE SETEMBRO ÀS 22H

DISPONÍVEL ON DEMAND ATÉ 30 DE SETEMBRO

PARAGUAI

SINOPSE

Atílio mora com suas filhas e sua neta Iara, cuja mãe, Helena, reside em Buenos Aires. Seu sonho é ter um neto para transmitir sua cultura e idioma guarani. Quando descobre que Helena está grávida de um menino, decide viajar até a filha na companhia involuntária da Iara, com a esperança de que seu neto nasça em terras paraguaias.

FICHA TÉCNICA

Produção: INCAA, Pelicano Cine – Paraguai
Roteiro e direção: Luis Zorraquín
Elenco: Jazmin Bogarin, Hebe Duarte, Emilio Barreto

  1. Oportunidade inédita de se assistir a um filme paraguaio. Excelente. Cinema de muita sensibilidade. O bônus incontestável foi ouvir guarani.

  2. Gostei muito, bela fotografia e ouvir o idioma guarani fez toda a diferença. Lindo filme.

  3. Gostei filme atencioso…provocativo.

  4. Filme muito bom. Despretensioso, realista, verossímil, em certos momentos parece mais um documentário que interpretação. O que não é surpresa se considerarmos que o filme é, em parte, argentino. Apesar de os atores serem paraguaios, o diretor é argentino, e a Argentina costuma fazer um ótimo cinema.

  5. Fotografia belíssima. Nunca tinha assistido um filme paraguaio. Gostei muito!

  6. Até aqui, este é um dos destaques positivos desta mostra. O outro é “Djon África”. Um velho acompanhado de uma menina. Conflitos inevitáveis, porém a dependência mútua alimenta a relação carinhosa, por vezes demonstrada através de ações mais agressivas. Juntos. O passado e o presente em uma viagem rumo ao futuro: um bebê que vai nascer. Exatamente onde o velho vê a possibilidade de preservação da sua cultura, o idioma Guarani que, como toda e qualquer língua, está atrelado aos demais valores de um povo. Ele tem uma visão clara da profunda necessidade da sobrevivência da cultura do seu povo, apesar de ser uma pessoa tão simples que nem ao menos sabe falar o Espanhol. Ou talvez, por isso mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *